segunda-feira, 30 de novembro de 2009

As claques geram violência!



Venho do tempo em que assistir aos jogos do Benfica,Sporting,Belenenses,e até na Tapadinha,era uma festa em variadas multidões de incitamento ás suas equipes.Tudo isto na década de 60 e do meu distante policiamento da Policia Militar,de boa memória.Casado de fresco,presenteava tambem a esposa com estas festas do futebol,mas hoje é um elevado risco frequentar os campos de futebol,particularmente dos chamados grandes ,onde individuos do crime se misturam nos gupos para fazer funcionar o seu carácter desordeiro,tantas vezes com graves consequências em confrontos fatais,maltratando outros que não tem nada em comum com esta franja de malfeitores.Neste"derby" com insultos vários,pedradas,caixotes incendiados, e até alguns feridos,revela-se a falta de civismo destes adeptos,que vos digo não fazem falta nenhuma ao espectáculo que é sempre uma partida de futebol e nada mais do que isso.Depois alguns clubes ainda apoiam esta malta da pesada que gerem os instintos do crime,em recintos desportivos,e a policia ainda lhes dá categoria de os ir buscar e proteger de confrontos,que eles próprios criaram.Não existe autoridade para este vandalismo total,não há policias que mantenham a ordem, já que é impossivel controlar esta selvajaria de individuos de bota cardada e de faca na liga.Venho do tempo em que assistir aos jogos era uma festa (repito) e estou noutro tempo,eu sei,mas os valores de ontem como o respeito mutuo,são eternamente preciosos para se deixarem de lado.Para estes "meninos"e lamentávelmente o afirmo,deixava-os entregues ao seu destino e que jogassem as suas vidas em confrontos uns com os outros, e depois instituia-se um prémio aos vencedores das lutas entre si! Compete aos clubes colaborar com as autoridades,tarefa dificil,uma vez que retiraram o poder a quem o devia possuir,dando assim espaço e força aos desordeiros, e temos aí o resultado com a instabilidade social, e a desordem nos campos desportivos.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Canoagem.

Europeus de Canoagem em Montemor-o-Velho.
A Federação Portuguesa de Canoagem,ganhou a organização do Campeonato Europeu de Juniores, e Sub-23,em 2012,e do campeonato de Seniores ,em 2013.
Porém,mudam-se os tempos e as vontades de alguns politicos em Montemor,já que
alguns anos atráz,os que estavam na oposição e pretendiam o Poder Local,combatiam o projecto do Centro de Alto Rendimento.Hoje ,que as suas ambições politicas estão realizadas,já manifestam o seu total apoio ao grande projecto,feito de polémica nessa altura nas Rádios locais de Arazede e Maiorca,cuja moderação e programação,nos cabia ordenar e escutar os politicos dessa época,e tal como ontem,tambem hoje ,muitos projectos para o desenvolvimento das Vilas e Cidades são enrodilhados nos mais ínverosimeis intereses de carreira politica.Mas a obra notável ai está,e os que nela trabalharam e acreditaram ,terão agora o orgulho da sua distante e combatida razão e que chegou aos dias de hoje ,plena de cerrtezas e êxitos,já que nestas provas,Montemor vai receber representações de 32 Paises,valorizando e prestigiando as Terras de Montemor.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

DESAFIO ACEITE...e PASSADO!

Creio que a ideia foi lançada pelo Jorge Lemos no seu Blog “O que eu penso”, porém quem me endereçou o convite foi o blogue Marcha do vapor.


Há que completar as seguintes cinco frases:


Eu já...
Eu nunca...
Eu sei...
Eu quero...
Eu sonho...

Respeitando as regras, devo desafiar outros 5 blogues, que devem indicar de quem receberam o convite.Os "premiados" são:

Outra margem
Aníbal de Matos

Palhetas
Aldeia olímpica
Renda de Birras


As respostas:

Eu já tenho idade para ser tolerante.
Eu nuca fui fascista.
Eu sei que ter fé em Cristo é um privilégio.
Eu quero que os pobres sejam menos pobres e os ricos menos ricos.
Eu sonho com outro 25 de Abril.

domingo, 22 de novembro de 2009

Tréguas de Natal!


Ao Dr.Jorge Camarneiro e António Pinto (Toby)
Face à minha condição de rendido neste debate de ideias,pois no Natal costumo vestir "a pele de cordeiro" e tambem por sermos cidadãos de Abril,cheguei à conclusão que pela minha estima aos meus adversários, devia propor-vos tréguas habituais na quadra do Natal,e optar talvez por temas gastronómicos,porque festa sem comedoria é gaita que não assobia... (ouvi isto a alguém) e Natal é alimento,e pouco mais.A fraternidade,é para sentir,e agir como entendemos mas somos limitados(eu). Cuba já ficou para trás,e outros povos carentes espalhadas pelo planeta,pobres sempre os tereis... (disse Cristo) e é verdade infelismente, digo eu e dizem-no vós caros amigos,e assim será sempre o mundo,afinal imperfeito! Aprecio a vossa compreenção,e o vosso saber,afinal estamos todos no mesmo barco do querer o bem comum, e contra as tiranias dos homens que escravizam outros homens,desrespeitando a sua dignidade,factos por demais evidentes.Este encontro,(por vezes desencontro) de opiniões,foi benéfico,pelo menos para mim,sinceramente gostei... E pronto amigos,volto ao inicio,vem aí o Natal! Altura em que todos somos bonsinhos! Mas seremos? Vou pensar... entretanto aceitem as minhas saudações,claro saudações Natalicias!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Agora,agora senhores politicos.

AGORA,AGORA È QUE VAI SER BONITO!!!

Hoje domingo e com esta chuva necessária para os campos,dei por mim a colocar as leituras em dia,tambem nos jornais e com espanto meu ,os politicos vão ser mais vigiados nos seus rendimentos anuais.Mas só agora ?Pois...O Ministério Público vai reforçar a fiscalização de rendimentos apresentados ao Tribunal Constitucional,por politicos e gestores públicos após terminarem as sua funções.A lei 4/83,vai obrigar os tais Senhores que subiram a"pulso na carreira"a apresentar uma declaração de rendimentos no praso de 6o dias e ainda gestores ,a contar do inicio de funções.Os cargos abrangidos,são o Presidente da Republica,o Presidente do Parlamento,membros do Governo,deputados,autarcas e ainda os gestores públicos.
Nos jornais vem tambem a fotografia de Rui Moura Ramos ,Presidente do Tribunal Constitucional,mas será que este cidadaão vestido de negro vai colocar moralidade no sistema?Ou serà que a partir desta lei vamos deixar de ter politicos a tempo inteiro ?Sim...porque servir as comunidades é uma outra ética e se esta lei vigorar a malta vai por "ovos a outra galinha". Recordei com esta noticia de hoje ,os Republicanos que eu conheci em Montemor, e se me permitem aqui ficam os seus nomes ,mas só de alguns .Cidadãos de uma época ,generosos e sérios ,que se opuseram ao Salazarismo ,morrendo modéstos como foi a sua exemplar vida ,repleta de honra e sacrificios contra a ditadura.Henrique Beiroco,Dr Vasco Eloy,Abel Brandão,Henrique Baldac.Toninho Mota,José Bicho,Curto Filho,entre outros,aos quais me curvo em sua memória ,e que não tiveram a felicidade de festejar o 25 de Abril,pelo qual correram riscos enormes na terrivel perseguição da PID,ao contrário de alguns desta nova fornada de democrátas que nem sentem de perto o que foi conquistar a liberdade á sombra de uma bandeira ,mas os tempos são outros.Porém.os verdadeiros cidadãos,os que de dedicam aos trabalhos colectivos e de forte solidariedade social e humana,são de ontem e de sempre e felismente ainda há por aí alguns exemplos

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

AINDA CUBA COM AMIZADE.


AINDA CUBA COM O CONSIDERADO Dr. JORGE CAMARNEIRO:
Sabia que ao responder-me sobre as minhas emoções directas e sensiveis,sobre o que escrevi sobre Cuba,teria de si a melhor opinião.A sua,realizada nas longas viagens pelo Mundo,sobretudo com o saber de todos reconhecido.Mas fiquei tranquilo,porque honesto como é não deseja para o nosso País,o sistema social e politico do Sr.Fidel de Castro e outros camaradas,iguais a estes ladrões do nosso País,que usufruem sem complexos de culpa,as melhores mordomias do sistema e ainda por cima não vão para a cadeia.
Como sabe para mim a politica é um prato que se serve frio na mesa da traição e por isso a deixei para quem tiver essa vontade de a assumir e sendo assim nem sou de esquerda,nem sequer da tradicional direita,quase sempre estruturada no selvagem capital.Sou pessoa e faço parte de todas as pessoas,mas sempre com mais atenção para as desfavorecidas,por forma a sentir as suas angustias neste caminhar sofrido e tantas vezes brutalizado por tiranias sem nome.Como sabe ao deixar a Barca ,levei comigo o estigma das minhas gentes,face a uma sardinha e um bocado de broa,de sol a sol,onde de justiça social não se sabia o nome,na terra lavrada dos nossos campos.Portanto meu caro,permita-me amigo Dr. Jorge Camarneiro,não posso nem com uma arma de fogo pela frente,deixar de ser o que sou,isto é,sensibilizar-me com os fracos e explorados,repudiando uns tantos miseráveis que comem tudo e não deixam nada,como nos cantava o nosso saudoso Zeca Afonso.Tudo isto para lhe dizer que tenho a minha visão social do que me rodeia,partindo da minha consciência e atitudes,sentindo os outros como sendo parte do meu percurso,de alegrias e tristezas.Não é verdade que o guia fosse tagarela,licenciado em historia e com livros publicados,mas fazendo aquele trabalho à Agencia Abreu,ganha mais do que ensinar e fazer cultura junto dos seus amigos cubanos.Tambem não é verdade que os médicos sejam trapaceiros,já que o Dr. Jorge sabe muito bem como funciona a tributação dos salários em Cuba.Claro que os americanos são o que sabemos,pois ali nas barbas deixam um povo estagnado e sem evolução nenhuma.Se o Dr. Jorge Camarneiro é um empresário de sucesso e digo-o com orgulho e não com inveja,nunca o seria em Cuba,tal como eu na modéstia das barbas e cabelos,seria pago pelo Estado e caluda porque está ali o policia bufo.Não entendo o que escreveu sobre duns seus"ex"(serão já"ex"? camaradas pulverizados por tudo quanto é sítio,em empresas privadas e publicas.Ó meu bom amigo Dr. Jorge Camarneiro,não me lixe com essa dos comilões deste Pais mal cheiroso e mal frequentado,ou pensa que sou a favor desta tremenda roubalheira ?Sabe? Paguei caro a minha ingenuidade em Montemor,porque quando fui pedir publicidade para manter o Jornal Terras de Montemor,e porque estavam escritos os seus textos,logo insinuaram que deveria ser os meus amigos a manter o Jornal com a publicidade.Perguntará o que tem isto a ver com Cuba; tem e muito.O poder em muitas circunstancias é esmagador e brutal,porque acentua odios e diferenças ,como foi o Salazarismo e outras ditaduras que acabam por cair de podres.Já agora e para que não duvide da minha solidariedade para com os povos cercados por tiranias e injusto seria se não respeitasse os que sofreram com a crueldade do Salazarismo,já que pessoalmente nada sofri.Quando cheguei a Lisboa aos 20 anos,nos Restauradores e no Rossio,algumas vezes foi envolvido com dois amigos comunistas,nas manifestações contra a ditadura,daí as teorias marxistas me terem trazido a esperança de uma sociedade justa e fraterna,mas a montanha pariu um rato,meu caro,esperando agora outro 25 de Abril,para limpar estes gajos que sem escrupulos apanharam o comboio da riqueza facil,esquecendo as faixas sociais cada vez mais desfavorecidas,como é por exemplo agora o aumento de três euros aos reformados.Como sabe a minha profissão já me levou a alguns Paises.França,Itália,Espanha,Suecia,etc; mas nunca regressei tão triste como desta vez,e quem sabe se por minha culpa?-mas de todo impressionado pela porca miséria de um povo simpático e acolhedor,mas limitado no seu crescimento social ,que não o cultural e desportivo,porque o sistema privilegia essas vertentes.Por fim direi que conheço os bairros de Lisboa e a sua triste realidade e sei tambem que são aos milhares os portugueses que procuram trabalho fora do País,pois infelismente tudo isto se tornou uma quinta só para alguns,e como sou um cidadão livre e com alguma sensibilidade,por aqui ficou o meu sentir,sem que para o efeito tenha capacidade para resolver esses problema sociais.Por fim vou contar-lhe uma cena que foi autentica,tenha a certeza.Estávamos num grupo de 15 pessoas e fora do Hotel,esperando o transporte que nos levava a um passeio.Chegou um homem muito modésto com florzitas apanhadas na estrada.Claro que pretendia uns pesos e assim aconteceu com a solidariedade do grupo.Perguntei-lhe em alarido como se chamava e ele respondeu,sou Inague.Pois olhe eu sou Olimpio e sou cabeleireiro -barbeiro na Cova Gala,Portugal. E porque o grupo me rodeava,escutando aquela conversa,dei por mim de braços ligeiramente levantados a dizer-lhe ...Viva Fidel de Castro,viva Salazar e Nossa Senhora de Fátima para abençoar estes filhos da puta! Como deve notar foram momentos hilariantes.Creia que foi um prazer enviar-lhe esta mensagem e aceite a minha estima.Olimpio Fernandes.

domingo, 1 de novembro de 2009

A escritura da Casa do Benfica


Águia Vitória apadrinhou a escritura da futura sede da Casa do Benfica em Montemor-o-Velho.
Dezenas de benfiquistas de Montemor e do Concelho responderam á chamada dos dirigentes locais para um acto histórico e que vai trazer enormes responsabilidades
sobre os que assumiram agora um empréstimo na ordem dos oitenta mil euros ,dos quais trinta e cinco mil vão para a liquidação da compra do imóvel,situado na rua direita um local que promete excelente afluência de publico,dada a sua funcionalidade.
De Lisboa,veio Juan Berrnabé e Jorge Jacinto,o primeiro com a Águia Vitória,dando ao acto algum alvoroço, e o segundo é o responsável pelas 250 casas do Benfica espalhadas pelo Mundo.As três partes interessadas no negocio,Henrique Milheiro,o proprietário do imóvel, a Cx. Agricola de Abrunheira,que vai financiar o projecto e os dirigentes que assinaram os documentos de posse da futura Casa do Benfica ,que estará em inauguração dentro de alguns meses.O certo é que existem já colaborações gratuitas,tais como empreiteiros e outros trabalhos necessários á reconstrução da nova casa do Benfica.Luis Leal,presidente da CÂmara,prometeu apoio e a solidariedade vai juntar-se em redor deste arrojado projecto em Montemor-Velho.O jantar realizado no Mosteiro,envolveu-se na esperança e na alma do sentir benfiquista,pois não tenhamos duvidas que a iniciativa vai, consumar-me a médio prazo ,já que os homens do leme,além do vermelho intenso,são cidadãos da melhor palavra e a Casa do BENFICA,é uma realidade a seu tempo com projecto concretizado.