sexta-feira, 31 de maio de 2013

O Sr Mário Soares é fixe e o povo que se lixe.

O percurso de alguns homens de estado ensinaram-me no pior dos seus métodos, ao longo da sua história,que são nas crises económicas que se revelam iluminados e assumidos como salvadores das suas pátrias, acabando depois por fazer delas o seu aniquilamento,
Vejamos o caso da Alemanha, mergulhada numa crise medonha, surgiu depois por obra de um criminoso, dominador e odioso, o terrível nazismo que marcou para sempre uma trágica memória.
Com Pinochê a mesma ignominia e sempre com a ajuda dos americanos,que falando de Deus, fomentaram e ainda o fazem no apoio a carnificinas, desde que para isso tenham o seu sentido estratégico para impor os seus negócios de armas e outros motivos de intervenção, recordando, já agora ,as valas comuns dos regimes comunistas, que não perdoaram aos que lhes contrariaram o instinto, daí os julgar a todos os filhos do ódio que a humanidade suportou.
Claro que Mário Soares não está no rol daqueles criminosos, pois não, mas está e de que maneira no espaço que a historia portuguesa lhe reservou na revolução de Abril, ao fazer costas com estratégias que nada favoreceram as classes populares e trabalhadoras, acabando por se conspurcar com benefícios descarados nas suas fundações.
Surgiu agora e com água no bico, a gritar justiça e preocupado com a austeridade, mas calou-se sempre com a corrupção que destruiu os dinheiros públicos e muitos outros graves problemas no país em que deveria ter a coragem de os denunciar, mas Mário Soares é fixe e o povo ainda não percebeu que foi lixado por ele, o tal que prometeu o socialismo democrático.



quinta-feira, 30 de maio de 2013

Jorge Portulês aceitou a minha proposta.

Já com larga percentagem de cabelos brancos, propôs-lhe uma coloração Kaycolor, num tom suave
e natural, absolutamente sóbrio e masculino.
O corte entre a modernidade e o clássico,foi cortado na nuca e partes laterais com o pente dois, bastante subidas. O resto da cabeleira foi desfiada com a navalha, mas deixando o volume suficiente para pentear com uma escova e finalizar o penteado solto e algum estilo clássico.
O desenho da barba com o mesmo tom do cabelo,proporcionou-me uma proposta em que o cuidado
profissional se misturou com o agrado do cliente. 

quarta-feira, 29 de maio de 2013

A caridadezinha e a leviandade das palavras.

Percebo a intenção dos que criticam os chás e as migalhas que caiem das mesas fartas; eu percebo e não simpatizo também com aqueles métodos, longe disso e de gentes que só se reveem a si próprios.
Também entendo os que passam o tempo em tricas de menor valia, defendendo a cor dos seus partidos e as suas ideologias, ora nas calmas, ora de forma acalorada, mas ignorando as desgraças que moram ao lado. De resto e quanto a solidariedade, só se for direcionada a grupos que lhes digam respeito, já que na miséria dos outros, fogem dela a sete pés, pervalecendo com a politica da sua ideologia preferida, mas longe da fraternidade e da ajuda nos reais problemas.
Actualmente todos estamos saturados de ouvir promessas, e como campeia a necessidade, o povo acredita... Mas eu não! " Mi- cágo" para quem só fala e nada faz. ( como tenho uma costela espanhola, gosto desta expressão)
Os valores humanos e sociais passaram para segundo plano, nem se pensou que os portugueses podiam necessitar de socorro, permitam-me o termo, porque a necessidade tem várias faces. Tratam-se as doenças habituais, mas um caso diferente, tem de optar por uma clinica, o hospital publico não dá resposta. Pois falta qualquer coisa, o Estado não tem dinheiro. Pois não, nada pode com mau governo. Veja-se o caso desta criança Miriam Aleixo, do Cacém, Sintra, que precisa de 20 mil euros para tratar uma malformação congénita na perna direita; se não conseguir a intervenção cirurgica, corre o risco de ser amputada. A noticia veio num jornal de Lisboa, um diário, tanta gente o deve ter lido... E o que fazem os partidos? Silêncio!!!
Nem caridadezinha, nem caridadezona; e o tempo passa e o mal é de quem o tem, é a criança, são os pais a sofrer dia a dia e tanta gente a viver indiferente, porque já endureceram de vez. A politica tem estes quês, muita parra e pouca uva, vamos é ajudar a criança já.
Mas hoje tive uma alegria; logo pela manhã entrou na minha barbearia um Homem, um Sr. meu conhecido ali cliente. Não entrou para ser atendido, mas sim para me entregar uma importancia para a Miriam. Tinha lido o caso no meu blog, e logo quis dar o seu contributo. A Miriam não é da minha familia, nem a conheço, mas fiquei contente. Volto a colocar aqui o endereço, ou seja o nib da conta da Miriam.

-- 00 33 0000 454 206 111 32 05 -

segunda-feira, 27 de maio de 2013

O Correio da Manhã informa e eu desabafo

A revolução de Abril transformou em elites os que se instalaram nos partidos,(necessários á democracia,) e nas estruturas de governação do país.
A soberba do poder e da riqueza fácil está aí com a sua verdade aos olhos dos que a querem vêr, compete ao povo livre e com direito ao voto, dizer-lhes que são" ricos e porcos,"mudando de sistema parlamentar.
Convenhamos que a caridadezinha  e os snobes moralismos. metem-me nojo; o que preciso é de justiça social e das suas regras, sobretudo esta criança de Cacém, Sintra, que precisa de 2o mil euros
para ser tratada em Coimbra, a uma malformação congénita.
Os pais Moisés Aleixo e Conceição Marques, têm organizado festas para angariação de fundos,
os hospitais privados são para ricos, enquanto que no público, alguma coisa existe nos apoios ao povo,mas neste caso grave da Miriam Aleixo, faz com que os pais façam pelas portas a sua humilhação em peditórios que devia ser a vergonha destes governos de ontem e hoje.Cá em casa vamos descobrir a morada certa e fazer das palavras e dos sentimentos a sua prática, saberás também o endereço certo e depois fica na tua consciência o que entenderes fazer, para socorrer a inocente criança, isto porque no Jamor, só 20 mil, se tivesem a solidariedade de um euro,vejam a felicidade daqueles pais e da menina que corre o risco de lhe amputarem a perna, não deixes que isso aconteça!
Entretanto já aqui está o NIB - 00 33 0000 454 206 111 32 05  Basta clicar no multibanco e autorizar o envio dumas migalhas que no caso serão pérolas... 

Panóptico ou a radicalização dos que dizem mal de tudo e de todos?

O critico de televisão o Sr Eduardo Torres não vai obrigar-me a ser advogado do diabo, sobre a reportagem a Álvaro Cunhal e assinada por Judite de Sousa, na qual critica no seu sistema de vigilância,( que raio de nome Panóptico,) a reportagem de uma ponta á outra,o que foi a vida de Álvaro Cunhal no partido comunista português.
È sabido que contesto por razões cívicas o fascismo da esquerda ou da direita, de grupos dominantes e radicalizados, que esmagam tudo á sua volta, mas bolas para este critico retrógrado, que não aproveitou nada da reportagem que emocionou o simples homem da rua que não quer saber nada destes polémicos casos de homens com história  e nesta reportagem, o comunista Álvaro Cunhal
O Panóptico, pretendia contraditório na reportagem para combater o que entendeu ser um santuário com relíquias de santo, mas porra Sr Eduardo Torres , nós já sabemos isso, mas devia também citar
a sua honestidade de causas e princípios no comunismo em que acreditava , do volvo de marca que rejeitou do partido e a própria reportagem em si, foi mais condizente com a história do homem para mim,(claro) do que radicalizar ideologias marxistas ou outras.

domingo, 26 de maio de 2013

O Benfica vai ganhar a taça e vou publicar esta fotografia com o meu neto Gabriel, mas enganei-me outra vez.

De qualquer modo o pensamento na vitória, virou-se em derrota! A fotografia aí está com um largo sorriso de criança inocente,( enquanto o meu é amarelo,) mas amanhã vai nascer outro dia e com esperança noutras alegrias da vida e do Benfica.

Depois de longas horas de trabalho sabe bem a tranquilidade do lar, olhando a rua pela janela.

Caminho seguramente numa velhice tranquila em que procuro usufruir a melhor comunicação com as pessoas que me rodeiam, sobretudo junto da família e do nosso "herói Gabriel", mas compreendo as minhas limitações no entendimento das complexidades da vida e da sua controversia.Por isso há pequenos pormenores que me elevam na aprendizagem do meu dia a dia, sentindo-me reconhecido pelas oportunas mensagens de algumas pessoas muito ricas nos seus exemplos, mas desta vez foram os indios que me deixaram um enorme legado de sabedoria.
Um legado que tem por base a vivência com pureza e simplicidade, além do seu senso incomum de justiça com a organização social, o respeito pelos seres humanos, animais e natureza.
Neste fim de tarde harmonioso, estava eu estendido sobre o sofá, quando a minha mulher me chamou atenção desta forma; escuta que vais gostar de ouvir o que vou ler dum post que recebi. Eu gostei imenso e quero partilhar contigo,porque sei que vais gostar também

"Provérbios dos Indios"

Semelhante a uma flor que parece linda, mas não tem
nenhum perfume, assim são as palavras do homem que
as fala e não as coloca em prática.

Não basta falar sobre a paz, é preciso pensar, sentir, agir, e viver em paz com os outros, pois quanto mais esperto o homem se julga mais precisa de protecção divina
para defender-se de si mesmo.

Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros , retornará a você. Seja sincero e verdadeiro em todas as situações, porque a honestidade é um grande teste para a nossa herança do Universo.

 

Entre tantos provérbios ,estes três são suficientes para que eu possa perceber
a sua função e prática ,(tanto quanto possível) .

sábado, 25 de maio de 2013

O Festival dos Cabeleireiros da Figueira da Foz," morreu na praia".

Depois de ter navegado sobre ondas alterosas e sem falsas modéstia, não consegui levar este ano, a grande festa dos cabeleireiros a bom porto, neste caso seria uma entrada triunfal na complicada e assoreada barra da Figueira da Foz!
Construindo metáforas para me aliviar do meu desgosto de não se realizar no próximo dia 23 de Junho 2013, já com o apoio dos meus colegas do Porto,( Centro Cultural e Artístico Dos Cabeleireiros) também o apoio do Casino da Figueira e dos meus colegas desta cidade, o que é verdade é que  foram as dificuldades tantas  e só a" navegar contra ventos e marés", que acabei por desistir de um projecto que em tempos idos ,(com inicio em 1977,) foi um dos festivais mais credenciados no país, trazendo á Figueira, grandes nomes internacionais dos cortes e penteados.
Costuma dizer-se que para o ano á mais, mas o que enfrentei este ano nas dificuldades de apoios, como será para o ano comigo ou com outros colegas? Só o tempo o dirá.
Na foto; O primeiro da esquerda, o meu estimado amigo Manual Santos, (STILCOUP) Porto, que o ano passado patrocinou  o evento, a par com o Centro Artístico e o Casino da Figueira.
A seguir podemos ver a equipe de cabeleireiros da Figueira da Foz, sem outras palavras que me ficam
caríssimas e desiludidas.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Não há bancos dos réus que cheguem para tantos ladrões

A Gebalis, empresa municipal de Lisboa, é uma das muitas que os espertos inventaram para se governarem, mas agora,(até que enfim que funcionou a democracia) a Câmara de Lisboa, quer reaver 200 mil euros gastos na Gebalis, por indivíduos que estão a contas com a justiça.
Vejam esta desgraça dos dinheiros públicos nas mãos desta gente. Há recibos de almoços e jantares superiores a 300 euros!!!
Almoços, viagens ou livros eram pagos com os cartões de Francisco Ribeiro, chegou até 22.500 euros para gastar, citando o C.M. que existe um recibo da compra do Grande Livro do Bebé!!
Por estes "desvios" Clara Costa e Mário Peças, arriscam prisão até 8 anos, mas então e os outros? Felizmente que ainda temos muitos carpinteiros para modelar bancos para fazer sentar o rabo dos que se aproveitaram dos dinheiros públicos.

Deus queira que Filipe Vieira, esteja á frente do Benfica muitos anos, ou ainda; O Benfica é como os salários perde nos descontos.

Ainda trago agarrados ás solas dos meus sapatos a poeira e a lamiça do meu lugar do Casal Novo do Rio. Vou sempre procurar ali os exemplos de gentes rudes e seguramente sérias, num tempo  de caminhos meus e por onde passaram homens em que a sua melhor riqueza era a honra de serem honestos e respeitados no seu lugar e nas redondezas, e isto é uma verdade de um tempo nobre.
Hoje nesta democracia.( muitos deviam era viver em regimes, ou calas a boca,ou ficas reduzido ao silencio) porque por cá quanto mais ladrão e vigarista melhor espaço na comunicação social, com boas chicas, ricos e porcos, eis o quadro negro numa sociedade em que muitos portugueses ainda se salvam, porque são do povo e vivem do seu ganha pão.
Se julgam que venho defender o meu presidente Filipe Vieira, o tal dos pneus e fortuna por artes mágicas, que se desenganem já: isto pelo facto de as suas pedradas contra Pinto da Costa, são também a palha que incendeia a fogueira no dirigismo desportivo, daí que os posso por no mesmo saco, mas tenho duvidas se o deva fazer. Se não tivessem surgido Vilarinho e Filipe Vieira, hoje o Benfica já não existia, porque Vale de Azevedo, o tinha vendido ao desbarato.
Mas... Pinto da Costa, com um trabalho extraordinário num grande clube e numa região, deixa muito a desejar nos seus exemplos. Escute-se as gravações e as pilhagens do apito dourado, as provocações a tudo e a todos.porque no seu espaço só cabem os seus capangas e os que gravitam na pior subserviência, (uma espécie de partido politico ) ou vens comigo na vigarice , ou então não fazes parte do grupo. Pinto da Costa, tem gosto em ser vulgarizado nos seus discursos, nos quais o seu distinto irmão Dr Pinto da Costa, deve esconder-se para o não ouvir a dizer enormidades e jocosas insinuações que o homem da rua não é capaz de assumir, desde que dirigente de um clube de bairro.



 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Isabel Parreira, natural de Buarcos, Figueira da Foz,a jovem escritora,

Licenciada em Linguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Isabel Parreira, ocupa-se em diversas actividadesn na capital; teatro, ensino público, escreve contos infantis e para adultos, a poesia
é uma forte componente da sua diversidade cultural, estará no dia dia 24 de Maio, a partir das 10.30h, na Biblioteca, do Museu Santos Rocha, com a apresentação do seu novo livro.
KAHLEB E O PINTOR, ( com ilustração de Carlos Santos Marques) depois da sua divulgação na Figueira da Foz, será apresentado em Espanha, França,Inglaterra,proporcionando a esta jovem escritora de Buarcos, Figueira da Foz, os contactos necessários para uma carreira literária de grande projecção no difícil mundo das letras.
O seu percurso na escrita tem sido fulgurante, se recordarmos o êxito do seu romance, A MADRASTA, uma mensagem que se destina a padrastos, enteados,pais biológicos, potenciando a realidade dos nossos dias e os inesperados encontros, por vezes desajustados de afectos e maiores constrangimentos, mas a escritora, estimulada pela sua arte não faz deste romance a complexidade de existirmos,antes recria soluções de forma continuada em que as adaptações de relacionamentos são sempre possiveis.

 


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Vem aí o socialismo democrático do Sr Mário Soares ???

Enquanto não chega a promessa mentirosa do respeitável idoso, com o seu socialismo enganador, a sua fundação vai mamando os 40 mil euros da Cãmara Municipal de Lisboa, cuja informação do C.M. é longa e com requintes do socialismo ,mas para este e outros comedores do sistema.que nada tem em comum com a honra e os principios da democracia, de grupos e partidos feitos á sua maneira

terça-feira, 21 de maio de 2013

Simplesmente comovente o programa sobre Àlvaro Cunhal

Os poucos leitores do meu blogue sabem que não acredito no" paraíso" dos governos totalitários do comunismo, enquanto que os da democracia é verificar a ladroagem e o enriquecimento fácil, mas o povo tem a sua culpa ao votar sempre nos mesmos, há que dar um oportunidade a um governo de esquerda mas democrático. Daí e por esta razão poderem julgar-me como
entenderem, (sobretudo os comunistas,) quando hoje garanto que a reportagem sobre a vida de Álvaro Cunhal transmitida na T.V.I. me emocionou pelos valores e sonhos de um homem que acreditava que o modelo marxista serviria os interesses do seu e nosso país, mas nunca se saberá se estaríamos em melhores condições com um governo liderado por comunistas; uma coisa teríamos as prisões cheias de opositores ao regime.
Na minha longa vida é a segunda vez que a teimosia das lágrimas me trai (nestas andanças) fruto da minha sensibilidade. Aconteceu-me ao ver o filme com Salgueiro Maia no 25 de Abril, e foi hoje com esta reportagem sobre a vida e os afectos do convicto comunista, que acabou por sofrer as miseráveis torturas da policia politica ao serviço dos déspotas, na época do governo da direita. Mas também nas ideias da esquerda é francamente notório o ferrete da intransigência. Com a Democracia é diferente, mas na Democracia em toda a acepção da palavra, com respeito por toda a gente, seriedade e outros predicados, e sem as misérias a que todos nós estamos a assistir, e muitos a sofrer.
Amado no seu partido, Álvaro Cunhal era venerado pelo seu carisma,mas também era duro com a sua ideologia, basta recordarmos como enfrentou a rebelião que se abateu no inicio de 1987 dentro do P.C. P.Curiosamente tenho em mãos um livro intitulado Álvaro Cunhal e a Dissidência da Terceira Via, um documento que nos transmite o que foram dentro do partido as "guerras" provenientes das diferenças de opiniões entre alguns membros.
Mas o que importa hoje, no limiar dos seus 100 anos, é falar do homem culto, artista, sério, digno e modesto, que recusou o Volvo que o partido lhe ofereceu, porque dizia que não se atrevia a aparecer em localidades do país, ostentando o luxo de um carro daquele tipo, junto das pessoas que viviam com dificuldades. "Um grande exemplo" não só para os seus camaradas, mas a todos os responsáveis governamentais deste nosso pobre país.Quantos se dizem patriotas, e falam muito, e fazem alarde...
Quem os ouve até acredita, mas, "bem préga Frei Tomáz- olha pró que ele diz, mas não olhes pró que ele faz."
Admirei a faceta privada de Álvaro Cunhal com a sua familia, os seus afectos vividos na intimidade, os seus sacrifícios do exílio longe da irmã que ele adorava; o complemento do homem politico, um convicto comunista do antes quebrar que torcer, colocando o partido acima de tudo, com a convicção de que o comunismo era o melhor dos rumos, para qualquer país, nomeadamente para Portugal.
Morreu velhinho e sem fortuna, rico de cultura e modéstia, pois até para o seu funeral ele pediu simplicidade absoluta.
Assisti em silêncio,  respeitoso até, à reportagem que a T V I lhe dedicou, quanto a mim justíssima, pois os homens honestos não devem ser esquecidos.

 

O João Medina partiu para sempre.

Foi a sepultar no cemitério de Tavarede, o nosso colega de há 53 anos, na Barbearia Silva, praça dos táxis Figueira da Foz.
Casado com Maria Júlia Oliveira Gomes Medina, o João Medina, 8o anos de idade, foi um barbeiro de preferências  nos anos 6o, de uma clientela masculina, assumidamente da sociedade da Figueira da Foz, altura em que abandonei o meu colega João e parti para Lisboa.
Porém, a nossa cordialidade manteve-se até aos nossos dias e esta fotografia foi em Tavarede, há menos de um ano, nos encontros que fazíamos para recordar o nosso tempo de barbeiros no Manelzinho do arroz, uma figura típica e propriétário da barbearia Silva.
Eu e a minha mulher, o Ti Fausto Caniceiro, assistimos algumas vezes em Tavarede , a excelentes representações de teatro, no qual o João,( incluímos os outros actores) nos proporcionavam grandes noites de magia interpretativa,
Olha meu colega e amigo João Medina , vou ficando por cá até que Deus o queira, mas na esperança da minha fé, digo-te apenas que um dia destes nos encontraremos na paz do SENHOR.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

CLICA NO BARBEIRO E VISAGISTA E CONHECE O CÉLEBRE TIRA-DENTES NO BRASIL

Cláudia Mata, chegou ao meu contacto, via Joaquim Pinto, o meu colega em Lisboa, dando-me a conhecer a Visagista e Terapeuta Capilar, graduada pela Universidadede Morumbi, no Brasil.
Teremos que recuar a 1746/ 1742, para reconhecer que o barbeiro Tira-Dentes, não foi um barbeiro qualquer, (ou não) ainda hoje é considerado o Patrono Cívico da Nação Brasileira, o que dá para perceber que os que se metem com os" barbeiros apanham", como dizia um politiqueiro de triste memória na sua feira de palavras e menos sentimentos pela realidade social do povo.

Desde muito jovem que a minha mulher reune o gosto pelas fotografias.Ao contrário, limito-me a reconhecer nos outros as qualidades que não tenho.

Não vou dizer que são obras de arte em fotografias,mas a ideia foi aproveitada de uma das varandas da nossa casa, facto que para mim passou completamente nas nuvens...
Não admira!! com aquele jogo do Benfica, estava nas alturas e nas ilusões do sonho, resta-nos a taça no domingo, mas será que temos taça?????

domingo, 19 de maio de 2013

A maioria dos politicos deviam subir ás arvores, como fez Zaqueu.

A Bíblia Sagrada conta-nos o encontro de Zaqueu, (empoleirado numa figueira brava, porque o agiota era muito pequeno,) esperando a passagem de Jesus Cristo.
Zaqueu era um cobrador de impostos, que se tornou rico com a extorsão que fazia naquele tempo, ao povo pobre e oprimido, mas o encontro com Jesus Cristo, transformou-lhe  a soberba da sua vida, quando Jesus lhe pediu para ficar em sua casa.
Zaqueu ficou cheio de alegria,prometendo dar metade dos seus bens , mas para estes políticos que a democracia pariu, não havia figueiras que chegassem, tão pouco os arrependimentos, porque a justiça
de Jesus Cristo, nos ensina; É mais fácil um camelo  entrar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus.
,

sábado, 18 de maio de 2013

Mulheres que ganham o pão com o suor do deu rosto e com muita água do rio, no portinho da Cova Gala, Figueira da Foz.

Estavam vestidas a rigor estas mulheres da apanha do berbigão, que não sabem o que são greves, subsídios de ferias ou natal, porque a labuta do dia a dia, não dá tempo e nem sabem o que são esses
direitos de quem trabalha.
Na quarta feira, a partir das 15h, no programa da Conceição Lino,(SIC) vão ter a sua tarde de glória
ao serem entrevistadas naquele programa, para completar uma reportagem da (SIC) realizada na Cova Gala; vou gostar de as ver e ouvir, porque o povo é feliz com pouco e anima-se em vidas dificeis.
Cecilia Amaral, Cristina Capote, são as ultimas e na frente; Marilia Capote e Maria da Luz.

Em Portugal, a lei16/2001, considera um direito inviolável a liberdade de consciência, garantida na Declaração dos Direitos das Gentes e no Direito Internacional.

Poucos portugueses terão duvidas que a nossa democracia transportou para a (catedral da chulice) alguns oportunistas sem lei e que acabaram por destruir os valores sociais de Abril. O esperado sonho da justiça e da dignidade das cidadanias, tem sido o que todos sabem, mas infelizmente o que temos é pobreza e classes privilegiadas, o que francamente não esperava na festa da revolução e já lá vão tantos anos.
Convém dizer-vos que o meu combate não tem o ferrete ideológico, ou a utopia das causas perdidas, de um lado os bons e do outro os maus, que existem por mal dos meus pecados, nestas questões de sentirmos a solidariedade e menos conversa no discurso,
O meu combate é dirigido aos da esquerda ou da direita, do centro, os que vêem no homem, o inimigo que deve ser abatido e não trazido aos direitos da vida e da sua continuidade do bem comum. No patamar da negativa tolerância,o que se repara na politica e nas ideologias, é o ódio que gera sempre mais ódio, mas isso não me rouba a paz e o justo sono da noite, já que não é agora que procuro horizontes na sustentação do meu carácter porque ele sempre se vinculou aos princípios da lealdade para com a minha condição social e homem da rua. Não são frases feitas para me iludir e aos outros também, é a cara da coragem e de tratar os "bois" pelo nome. Tudo isto pelo facto de me ter surgido uma fotografia,já esquecida no computador, de um serviço religioso numa Igreja em Havana, no qual sentindo que estava num país em que a liberdade religiosa é lamentavelmente condicionada, (apesar da liberdade do culto,( para tapar os olhos ao mundo) que senti uma alegria imensa por ver a Igreja repleta de fiéis e aparentemente em liberdade controlada como mais á frente vos posso esclarecer.
Não me iludem os que por cá querem vender-me gato por lebre, pois há que tomar conhecimento no contacto directo com os que sofrem a hostilidade e a discriminação do governo cubano para qualquer religião, sobretudo para a Igreja católica, limitada nas suas actividades, cujos requerimentos por vezes não tem resposta. Por outro lado a comunicação social, centralizada no partido comunista não facilita á Igreja Católica, o espaço para a devida informação para as suas mensagens religiosas e quanto á televisão, a mesma dificuldade e limitações. Parece mania esta minha continuada campanha anti- comunista , mas não é,mas tem uma razão de ser, porque jamais seria feliz se visse o meu país mergulhado no tal medo, entre outros lamentos que assino de cruz que a respeitável OUTRA MARGEM, publicou com a responsabilidade descritiva do Sr Manuel Gouveia. Não, meus senhores, ides verificar com os próprios olhos e sentir esse vazio que nos retira esperança e alegria de viver e libertem-se com conhecimento de causa e não queiram para o nosso povo o que já sofreu com o maldito Salazarismo, porque o de Cuba e que muitos por cá admiram, tem um passado de grande humilhação para os cristãos e isso jamais devemos calar e nem tu que vives em liberdade de poderes criticar, falar, seres tu em vida e sentimentos de causas. Por isso não queiras para o teu semelhante o que não queres para ti e para o teu povo.
O padre com quem falei largos minutos e sabendo que eu deixava Havana, dentro de dois dias, manifestou-me a sua preocupação pelas restrições do governo, mas a sua fé é mais forte e não vão conseguir exterminar o cristianismo e a igreja. disse-me já em despedida.
Claro que este choque entre o cristianismo e o comunismo cubano, tem razões profundas na sua analise e comportamentos entre si, mas vence o poder instalado , estupidamemte medroso que os cristãos vivam a alegria da sua liberdade religiosa limitando-os com a sua cruel perseguição, pois há uns anos atrás foram expulsos 131 padres entre outras e constantes restrições á Igreja Católica, em Cuba.

Num pais que garante condições invejáveis á saúde, em que a taxa de mortalidade infantil é superior aos países desenvolvidos, para citarmos também a taxa de alfabetização na ordem dos 98%, tudo isto que fazem á Igreja, só pode ser uma doença que vem do tempo da revolução na Rússia, mas caramba o mundo virou-se todos os dias, mas os velhos do Restelo, ainda não perceberam, que uma mão não lava a outra , mas sim as duas se lavam ao mesmo tempo.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

A cabeça de Jorge Jesus, voltou a rolar nos descontos, para quando estas oito cabeças dos fascistas milionários, são chamadas a repor o que roubaram?

Entretanto,320 mil portugueses não tem capacidade para ter uma refeição de carne, pelo menos dois em dois dias, Estes democrátas de aviário,(gosto imenso desta frase, porque me indica os falsos fazedores de palavras,) já que partilhar o que quer que seja só na lei da bomba!

2º Concurso Vestido de Chita, Armazéns de Lavos, Figueira da Foz

O referido concurso destina-se a promover e a divulgar o emprego da chita.já em desuso no vestuário actual, interessando não só a confecção, o padrão e a cor, sendo de atender a jovialidade nas jovens concorrentes entre os 14 e os 25 anos.
A organização pertence aos restaurantes, Aldina e Marquinhas, e com o apoio da criadora de eventos, Celeste Rama, Paião. O espaço alargado e atraente naquela localidade em Armazéns de Lavos, poderá levar as famílias a jantar e assistir a um espectáculo interessante e gratuito, no próximo dia 6 de Julho,2013,a partir das 21h.
As concorrentes, no total de 12, vão ter os seguintes prémios.
A primeira classificada 150 euros, a segunda 100 euros e a terceira 50 euros, cuja classificação será estabelecida na votação de um júri ,(5 ) que atribuirá a cada concorrente uma pontuação de (0) a (5) pontos.
As inscrições serão gratuitas e a organização pretende alargar este evento ao âmbito regional, podendo as interessadas contactar,967065961 ou 964395179, para as necessárias informações da grande noite da Chita em Armazéns de Lavos, Figueira da Foz.
Os apresentadores; Marques Cabete, Rádio Foz do Mondego, Magda Portulês,jornalista,animadores com experiência neste género de espectáculos, são a garantia de uma noite genuinamente do povo e da Chita em Armazéns de Lavos.

IMPORTANTE; CASO SE DIGNAREM COLABORAR COM A ORGANIZAÇÃO.

Se me foi pedido o meu apoio para aquele certame o que não neguei, venho em nome da Celeste, Aldina e Marquinhas, sensibilizar os bloguistas da Figueira da Foz e das suas freguesias, assim como a Região Centro do País a divulgação desta iniciativa popular, da forma como o desejarem fazer, isto pelo facto de nesta altura,não existirem concorrentes inscritas para o concurso dos vestidos de chita.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Doenças terminais levam mais pessoas à Dignitas, Suiça.

Dialogar sobre a eutanásia,( o direito de morrer, desde que alguém queira assumir o seu suicídio assistido, já sabe que encontra da Igreja Católica, a sua impenetrável negação, sobre esta delicada discussão, entre a ajuda a doentes terminais, desenganados dos médicos, ou abrir-se a alterações decorrentes  de novos pensamentos e vivências da sociedade.
Porque sou para mim a favor da morte assistida, a Igreja Católica, sobre esta matéria da discutível
eutanásia, parece-me uma seita diabólica e uma espécie de partidos, alguns partidos, onde divergir de opinião ou do sentido da vida, como é o caso da eutanásia, fica-se condenado ao isolamento e não podendo, desde logo, assumir a sua liberdade  de morrer, em casos terminais e que possa ainda administrar a droga letal por si mesmo
O nosso código penal é claro sobre a eutanásia; prisão até três anos, pode ir até aos cinco  anos casos de incitamento ou ajuda ao suicídio., mas parece-me injusto que os que queiram morrer assistidos por métodos dignos não o possam fazer, evitando -se algumas tragédias e violentos fins de vida para muita gente .
O facto é que vinte e cinco portugueses ,estão inscritos na Dignitas, uma associação suíça que ajuda
doentes terminais a realizar o suicídio assistido.
Na Dignitas,já três portugueses assumiram o seu termo de vida , num total de 1496 casos consumados
pode ler-se hoje no C.M., apesar de potenciar nesta opinião, grande parte das citações.


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Vidas exemplares das nossas gentes.

O que sei deste homem do mar é que nunca procurou com a sua humildade, passar o sol pela peneira, ou sequer se enganou em fraternidades ambíguas, porque no cerne da sua luta pela sobrevivência, foi o trabalho e a família que o conduziram no melhor e no pior que a vida lhe proporcionou,
José Alberto Pimentel, natural da Cova Gala, onde nasceu em 1934, sabe quantas broas dá um alqueire de milho, se o pão que o diabo amassou,se iniciou logo aos 14 anos, no rio e na coroa, porque a fome naquele tempo não perdoava, valendo aos putos, o que só acontecia em Outubro, o roubo dos farnéis aos banhistas, considerados naquele tempo, os de "alforge".
Em 1952   José Alberto Pimentel, realiza a primeira viagem com 18 anos, ao bacalhau, no barco Foz do Mondego, continuando  depois no Vaso de Ourem e Senhora do Mar.
José Alberto Pimentel, recordou-nos a disciplina fascisante e a prepotência dos capitães, mau grado
para os mais contestatários que acabavam por sofrer na sua cédula, o risco vermelho, o mesmo seria
confirmar-lhes que não voltariam ao bacalhau e ao ganho das suas vidas.
Em certas ocasiões a policia marítima, assumia a sua presença nas chegadas a Lisboa ou na Figueira da Foz, confirmando o castigo num tempo em que os trabalhadores sofriam as piores humilhações
do poderoso patronato, em que Tenreiro, terá sido o maior explorador desta gente que vos apresentamos como exemplares
Em 1972 , as suas tarefas no mar, são agora nas traineiras da Figueira da Foz, mas não se livrou de
um soco do mestre António Toquilha, que o levou a uma serie de tratamentos em Coimbra, face a uma forte lesão nos lábios .
O convite para o visitar em sua casa foi agradável e aceite com prazer, já que o  José Alberto, é marido e enfermeiro de sua esposa, praticamente acamada e a reclamar constantemente a sua presença. 

A História dos Barbeiros Cirurgiões

Joaquim Pinto, no seu museu on-line, potencia uma excelente escola do conhecimento da nossa profissão, frequentemente apresentada nas nossas rádios, televisões e diversas exposições pelo país.
Não direi na sua totalidade , mas julgo que alguns colegas estão ainda distraídos no seu conhecimento, com este valioso contributo orientado pelo nosso colega Joaquim Pinto.
Se não lê também,( tu que tens o teu barbeiro, agora cabeleireiro de homens, porque gostas de novas propostas de cortes e outros apoios capilares,)a seguinte informação.
Os barbeiros sempre estiveram ao lado povo,(só podia ser,digo eu,) e os dados de que o museu tem conhecimento, já havia navalhas de barbear no tempo do ferro.Há provas de navalhas em cobre mais ou menos 3500 anos a/c.
O museu on-line que visito frequentemente e que me privilegia a publicação dos meus cortes de cabelo, informa também que a primeira barbearia que se instalou em Roma,( o parvo do Nero teve sorte,) aconteceu 266 anos a/c e as barbearias´logo se instalaram por todo o lado naquele distante tempo
Os barbeiros 1000 anos a/c já faziam sangrias no Egipto,Grécia e Roma
 
 

Apesar de fria, já inaugurei o meu agradável contacto com a água do mar que me solidifica ainda mais a minha paz.


domingo, 12 de maio de 2013

Ganhei uns minutos a escutar Sócrates!

Detesto iludir-me ou fazer dos outros parvos, ou então recorrer ao insulto gratuito,
reflectindo a minha estreiteza de valores no domínio  da democracia e da tolerância para com os outros diferentes das minhas ideias. Aceito e admito porque esse é o preço da minha coragem, que fique sujeito aos estigmas dos que não tem vocação e propósitos decentes para discutir aquelas diferenças do civismo e do elevado dever de sabermos quem somos e o que pretendemos, porque a democracia é uma escola ética social e humana que em nada se compara a regimes Salazarentos e outros que ainda vão sobrevivendo á custa do cala a boca e das prisões. Porém, o Sr Sócrates só voltou á televisão e na mesma cassete reafirmou um modelo para combater o desemprego, porque vivemos em democracia, ou falta dela, já que um politico que prometeu 150 mil postos de trabalho e fez do seu discurso o engano de milhões de portugueses, se fosse num regime totalitário,há muito que teria ido de malas aviadas, ou então fuzilado. Em democracia o trono está sempre esperando outro aldrabão de má índole que se aproveitam da burrice do povo, o unico culpado de lhes oferecer de bandeja a suculenta mesa da corrupção e do dinheiro fácil, por isso considero que ganhei uns minutos  em escutar o vendedor de sonhos e aldrabices." Mas com a derrota do Benfica, já não durmo desde sábado, daí ter  os olhos abertos até ás pestanas e a mim não me enganas tu."

Copiando em nome da minha e da tua liberdade.

Não há liberdade onde há medo.

Não importa de que medo falamos.Medo de não morrer, medo de não ter onde dormir, medo de perder o emprego, medo de ficar sem acesso aos cuidados de saúde , medo de falar, medo de tomar posição, medo de lutar, se falamos de medo não falamos de liberdade.
E hoje o medo sufoca-nos a todos, menos uma elite que fez da riqueza a sua segurança social e ilusória.
Com o respeito que se deve assumir ao respeitável blogue do António Agostinho, OUTRA MARGEM, tomei a liberdade de copiar o texto acima publicado, por o ter comentado e o mesmo ter sido desviado, quem sabe por minha azelhice, o que não admira no" filósofo barbeiro da Cova Gala".
O texto que é longo e publicado no AVANTE, sei agora e depois de ter viajado ao encontro do Sr Manuel Gouveia, deixou-me encantado pela sua mensagem de palavras e responsabilidades cívicas. Não  há nada mais desconsolador que um homem de boa fé,( como faço questão de o demonstrar no meu dia dia a dia) perceber que o Sr Manuel Gouveia , fala em liberdade e medo de falar no seu jornal, na sua casa e no seu país, possivelmente no seu partido, o resto que gira há sua volta no mundo das liberdades não lhe interessa, porque se falamos de medo não falamos de liberdade, acentua.
Eu não ando há procura de mesquinhas provocações ideológicas ou partidárias o que procuro é a minha liberdade de pensar e contestar e não ser preso, e não excluo o Sr Manuel Gouveia, pois bem me parece, e desculpará se estou a cometer uma injuria, que o Sr Manuel Gouveia,( quer sol na eira e chuva nos nabos do seu quintal.) Sendo eu um escriba de trazer por casa, mas os jornais aceitam os meus textos, jamais os uso com destino a um publico só, mas isto de ideologias e politicas, esmagam o sentido  das  grandes causas do universalismo, onde cada homem ou mulher, deviam ter sempre os direitos que usufruo, concretamente as liberdades cívicas.

O texto que é um hino para as liberdades universais de todos os indivíduos e que muito apreciei no seu conteudo, tráz consigo uma carga de isolamento partidário,embora se deva fazer a sua aplicação ao que nos aconteceu com os oportunistas e ladrões que a democracia permitiu com a liberdade do 25 de Abril, mas devia fazer do texto a sua denuncia pelo mundo onde as perseguições e as prisões , quer seja na América,China, ou o "diabo que me carregue," são ainda uma triste e humilhante realidade para os nossos semelhantes

O BENFICA MORREU NOS DESCONTOS.

Desta vez não foi na praia que a finitude sentenciou a sua estratégia, mas a poucos minutos do fim do jogo, o qual foi tremendo e trabalhoso para os encarnados, mas vá lá...
Não há humilhação na derrota por parte do glorioso que se bateu bravamente contra um adversário poderoso e que acabou por ter alguma sorte nos momentos em que ela bate na porta dos que a procuram.
Horas depois do jogo estou preparado para outras e novas emoções, já que esta incerteza nos motiva sempre em acreditar e desconfiando ao mesmo tempo do resultado final. Não estou triste, mas podia estar muito alegre, pois continuo a pensar que existe mais vida para além de um jogo de futebol, mesmo tratando-se do meu glorioso que morreu nos descontes, quando o empate o fazia correr para campeão.

sábado, 11 de maio de 2013

Falta hora e meia para o Porto -Benfica. A porrada está já instalada

Reconheço as mininas hipóteses de um um resultado positivo para os encarnados, já que a partir do empate com Estoril, o Benfica entregou o ouro a um bom vendedor e que fará daqui a pouco o melhor negocio dentro das quatro linhas, jogando em motivação e sonho.
Do Benfica , espero que saiba honrar um passado glorioso e que faça das tripas coração, porque vai ter muito que trabalhar para que pelo menos empatar, o que acho muito complicado.
Entretanto, o" terceiro mundo", aí está com a malta que faz do futebol a desordem,
e a vergonha dos seus clubes que deviam proibir-lhes a entrada nos estádios, mas este é mais uma grande falha de autoridade da nossa democracia que permite os vandalismos de toda a ordem e nos estádios é o que se vê.

A Festa da Sopa no Centro Social da Cova Gala


A primeira fotografia mostra um velho companheiro da Voz de Montemor, o Zé Craveiro, que manteve no meu programa de rádio durante anos os CONTOS DO ZÈ, São das tais amizades que só a terra come, porque genuinas e verdadeiras, porque ambos amam mais do que odeiam,essa é virtude do meu velho companheiro e a minha também. Os contos do Zé, não duravam mais do que 10 minutos e sempre com riqueza das gentes do povo.Obrigado Zé pelo teu enorme exemplo de lealdade a uma amizade que leva já muitos anos




Dezenas de covagalenses apoiaram esta interessante iniciativa do Centro Social da Cova Gala, não faltando a animação do Rancho de Tentúgal e do velho companheiro Zé Craveiro, o excelente contador de histórias.


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Alguns dos muitos cretinos americanos no Palácio da Revolução, em Havana.

O meu El Mano Gilberto, um dos vários guias, cujo privilegio já é saudade, de os ter conhecido, logo á entrada do grande e moderno edificio, mostrou-me os presidentes dos Estados Unidos, num atraente painel, repleto de caricaturas, a fazer "inveja" ao artista Fernando Campos

quinta-feira, 9 de maio de 2013

O povo é que sabe; amor com amor se paga

O Sr Isaltino, continua a ser um triste exemplo da nossa democracia, Agora vem choramingar as traições dos seus vereadores, quando foi o próprio a cultivar  a trapeirice da sua governação na Câmara de Oeiras.
Esta gente não merece os valores de Abril, deviam viver amarrados a cães de fila e que os não deixassem sequer fumar charutos na cadeia, mas tratando-os com o respeito que se justifica num ser humano.
Se alguma coisa eu detesto são as vinganças, mas o que se trata é moralizar as regras e os valores da nossa revolução, com políticos que a mancharam para sempre e que se fossem honestos e homens a sério, iriam de livre vontade assumir os custos dos seus erros colectivos, pois era o que eu fazia de cabeça levantada.
O que me espanta neste traidor de Abril, pese embora as obras que terá feito em Oeiras, é vir falar de traição dos seus vereadores .Apesar das suas brancas barbas e do seu imponente charuto, não aprendeu nada no seu podre ambiente politico, ou então ainda sonha que o pai natal, desce pela chaminé! Ao lamentar as traições para as quais não estava preparado, se  tivesse tido o cuidado de observar os seus companheiros , não estaria a sofrer hoje e ria-se deles.
Ou então no seu ateísmo não recordou a eterna  frase da Ceia dos Apóstolos, porque alguém conhecendo a falsidade da condição humana, sentenciou para sempre; neste grupo alguém me vai trair, antes que o galo cante.
O Sr Isaltino,( e a nossa democracia está cheia de políticos iguais, ) não está preso pela policia de um estado fascista,ao protestar contra o governo, o Sr Isaltino está preso por" enganos" e isso não lamento sequer a sua prisão, já que ele deve,( todos nós devemos,) assumir o mal que fazemos , repondo e assumindo a nossa responsabilidade.
 

Raul Rego, Pena de Ouro da Liberdade

Hoje apetece-me recordar o Jornal Republica e saudar os verdadeiros democratas, não os de "aviário",porque afinal há por ai os que só olham para o seu umbigo, se quisermos recordar os sucessivos governos de Abril, onde se falou de democracia e depois não fazem a sua prática,( uma especie de cristão que confessa o seu ódio!)
Recordo a Republica , em Lisboa e em Montemor; recordo os grandes homens republicanos em Montemor, omitindo os seus nomes, pelo facto de poder esquecer-me de alguém. Recordo o meu simples texto entregue no jornal Republica, em Lisboa, denunciando a violência do professor Teixeira,já falecido, em Montemor, e que fazia da sua escola a pancadaria instalada nos alunos, um castigo severo e doloroso e que chegou a causar feridas que brotavam sangue!
O Jornal Republica tinha vários assinantes em Montemor e imaginem que naquela fase dura do fascismo, em que existiam bufos por todo o lado, um jovem como eu era que já fugia ás cargas policiais nos restauradores, em Lisboa, chegou a Montemor e enfrentou o professor Teixeira , no café Mondego, dizendo-lhe da sua brutalidade, discutindo cara a cara o seu estúpido procedimento.O Emídio dos Santos ainda entre nós tenho-o como testemunha, em Montemor, assim como o José Manuel, o "Zé Mau"em Leiria, que um dia e depois de ter levado uma grande sova do professor, lhe disse;( Mas eu fiz algum mal a este filho da puta para me estar a bater.?) E mais... O José Manuel era e ainda é um acentuado deficiente motor!!!!!
Mas a minha memória vai também para Raul Rego, o combatente pela liberdade de expressão, que enfrentou Salazar e Caetano e que suportou o assalto politico ao Jornal Republica, no verão quente de 1975, altura muito difícil para se falar em democracia e publicar jornais democráticos, então é rever a historia dessa época.
Heide morrer sem saber qual o braço que devo levantar,) afirmou um dos homens mais íntegros e corajosos na ditadura Salazarista, onde incluo os comunistas, tambem Grão Mestre da Maçonaria Portuguesa , em 1988.
Falar do grande democrata Raul Rego e da sua Republica, acusado de ter tornado o Jornal um órgão do partido socialista, acabou por ser expulso pelos trabalhadores, caso que veio a ter grande repercussão internacional.
A vida e a obra de Raul Rego, PENA DE OURO DA LIBERDADE, não pode caber nesta humilde recordação e de um leitor e admirador daquela distante época , mas valho o que valho e estou feliz por esta minha condição

terça-feira, 7 de maio de 2013

Sinistro palácio em Coimbra.

A memória é curta e fantasiada nos que pretendem iludir os outros com as falsas questões, entre a realidade  e a sua omissão, fazendo das  estratégias de elevado grau de superficialidade, a negação da sua  essência, como é o caso de muitos indivíduos que afirmam que os crimes da P.I.D, é pura imaginação !. Falta saber se tivessem tido familiares nos cruéis sofrimentos infligidos pelos carrascos, se teriam a mesma opinião, decerto que não.
Agora em Coimbra, no palacete que albergou a policia politica, na rua Antero de Quental, deverá ser transformado num museu da resistência estudantil á ditadura, afirmou Marinho Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados
Afinal pergunto o que nos resta do 25 de Abril? Sem duvida que vivemos um raro privilegio de não termos presos nas cadeias, que podemos contestar os governos, votar livremente num amplo quadro parlamentar, mas temos também a certeza que Abril pariu uma serie de políticos, potencialmente oportunistas e corruptos, cuja democracia nunca devia ter permitido estes comedores que se sentaram sempre na mesma mesa dos partidos e dos favores escandalosos de uns para outros,
Apesar do caos e da desgraça de muitas famílias a precisar de apoios das Instituições/, da fome em que o Banco Alimentar, surge solidário na sua missão, a democracia e o sonho de uma sociedade equilibrada entre poderosos e trabalhadores, foi coice de besta, de politicos sem escrupulos, mas resta-me e por enquanto a minha condição cívica de ser um homem livre e que não vou preso por dizer estas verdades de assumido repudio pelas policias sinistras que pretendem reduzir o homem a uma condição de estúpida humilhação.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Não fui eu que lançei fogo aos foguetes.

O ruído que os benfiquistas faziam sobre a vitória antecipada do campeonato,( muito embora tivesse a minha cautelosa esperança,) está ai com a verdade nua e crua das incertezas como se joga uma partida de futebol e ainda com a estafada frase que são onze da cada lado e a bola é redonda.
Se não tive necessidade de recorrer a cartas e a incensos, bastou-me os pontapés da bola e da vida, para perceber as minhas duvidas e confessadas precauções dos jogos que o Benfica, teria que disputar com adversários que sonhavam também com os seus dias de glória.
Este empate acaba por não ser mau de todo, basta recordar a penalidade provocada por Artur, pois a sua bota pisou mesmo o jogador do Estoril, acabando com um frango que parecia um galo. Confesso que faltou
classe para marcar golos que estavam quase convertidos, numa equipe saturada e a jogar ao acaso, perante um Estoril, organizado e sem medo de jogar o jogo pelo jogo. Para sábado nas Antas,não vejo o Benfica com futebol, sequer para empatar com o Porto, e se assim for não vou ser obrigado a ir buscar as canas dos foguetes , que os milhões de benfiquistas, imprudentemente,lançaram pró-ar e que agora terão que curvarem -se silenciosamente  para  apanhar as canas.

.

A minha cordial opinião ao Sr José Alberto. Aldeia Olimpica

Permita-me que lhe responda da "minha casa", ao seu excelente texto sobre Budas de Kansas City. Em vez de o fazer aligeirado num rápido comentário no vosso blogue, aproveito também a oportunidade para vos saudar, já que o Alexandre e o Fernando, fazem parte dos" terroristas" da Cova Gala, onde está incluído o Agostinho, o Pedro, o Sílvio. Já agora se o Benfica for campeão, o Sr José Alberto, também fica convidado a fazer parte deste "tenebroso grupo" que não tomam vitaminas para ter os seus apetites na gastronomia.
A outra questão prende-se com a sua opinião sobre a degradação de Havana, que ambos admiramos na sua matriz urbana, sem duvida um jardim plantado sobre a espectacular Malécon. Porém, uma longa revolução estatizada no tempo, não foi capaz de cuidar, tal qual o nosso Abril, com a vigarice do socialismo democrático e o vexame de sabermos que temos famílias com fome, como acontece em Havana, onde o Banco Alimentar," fazia a minha e a alegria dos cubanos.Daí não perceber a má vontade de uma certa esquerda que repudia a solidariedade,( não gosto da palavra caridade,) quando sabemos que a fome no mundo é uma grande tragédia social e humana. Mas atenção, não vou cair na burrice de apregoar que tudo é uma desgraça na Ilha, pois varias leituras que tenho feito sobre a sua avançada ciência, o combate ao analfebitismo que baixou de 35% para 3%, entre outras vertentes revolucionárias, levam-me a pensar nos ideais alheios ao lucro, pois só assim se compreende que um médico e depois de se formar pago pelo estado, tenha depois uma vida de arrepiante modéstia, como é o caso dos meus amigos médicos, os Milagros em Matanças, Em boa verdade os americanos não conseguiram minar este serviço excelente ao povo, apesar do criminoso embargo, esta verdadeira causa social ao partido e ao povo é um bom exemplo Mas a culpa de uma economia difícil, como sabe, não é totalmente dessa teimosia dos americanos, pois com as alterações da União Soviética, os apoios foram muito negativos para o regime e a economia cubana. Gostei francamente do que escreveu sobre a pobreza nas cidades americanas; Deus abençoai a América, e depois vivem da guerra e do sangue derramado á sua medida. Assumo as minhas convicções sociais sem o controverso espírito das ideologias; Para mim onde existir um sacana que trame o nosso semelhante,tenho o dever de o denunciar e não partilhar com ele o seu ódio colectivo ou não. Parece-me que sinto a subtil ingenuidade do cidadão comum como eu sou, mas há neste modo de agir uma experiência de 72 anos, onde correr a foguetes já leva o seu tempo,.porque isto de revoluções, veja o que nos aconteceu em Portugal, enquanto que em Cuba , não faz sentido também que depois de tantos anos de revolução, o povo esteja num demoníaco colete de forças e com uma perversa e angustiada qualidade de vida que me emocionou em muitas circunstancias; ler a ultima Voz da Figueira e o D.C. se assim o desejar.
Voltando a Havana, um belo jardim, cuja arquitetura justificava cuidados maiores ao longo da revolução, escreveu que as reuniões para estudos de conservação, não sofreram nenhuma censura, se bem entendi o texto e a sua opinião pois é disso que estamos a tratar e não vamos presos por tal facto!.
Ó Sr José Alberto! Pretende então valorizar a liberdade da reunião, ou sou eu que não vejo um boi nos imensos campos ribatejanos?
Um governo com aquelas carecteristicas do Sr Fidel de Castro, não censura a sua revolução e a nobreza do seu partido, mas como sabe aperta os calos a quem se atreve a questioná-lo, ou desconhece os milhares de presos políticos em várias prisões do país? Sabe meu caro Sr. José Alberto: desta vez não fui para Varadero, apanhar sol nas belas praias, desta vez vivi com intensidade pelas ruas, avenidas e cidadelas com os guias cubanos a sua realidade social, visitando, inclusive , modestas famílias, por isso lhe pergunto se conhece as cidadelas? A mesma vergonha dos governos que tivemos no país, que deixam ainda os nossos semelhantes em Portugal a cagar no buraco, neste lugar que é nosso e que muitos filhos da mãe, ultrajaram, este é o meu partido e a minha fé no bem comum, denunciando-os e libertando-me na mais correta parcialidade dos meus protestos.
Não tenho o complexo do internacionalismo e das suas ideologias que só me serviam na confusão das minhas contestações, isso não; onde houver sacanas e métodos desumanos, e por cá e por lá temos muitos, que esmagam o próximo e lhes roubam o seu sentir, não contem comigo e com o meu péssimo feitio. Repare e tenha certeza que eu não sofro da perseguição do anti-comunismo, pois voto no Partido Comunista, mas enquanto tivermos um quadro parlamentar e livres eleições, só assim acontece comigo, mas em Cuba era de todo impossível esta minha atitude cívica, como deve compreender,esperando não o ofender porque não é essa a minha libertação na convicta intenção. Ora o meu caro Sr José Alberto, não denuncia esse ferrete do partido único, apesar do escorreito estilo literário que muito apreciei no seu texto
Por outro lado o Sr. José Alberto, ou eu, como poderíamos viver com 260 cuc, mês, porque falar aos cubanos em subsidios de ferias ou natal, é o mesmo que lhes falar em chinês, daí a prostituição aos 14 -15 anos, daí uma pobreza que magoa e uma ditadura que não desejava para mim e para o meu povo, apesar da Ana Leal T.V.I, se queixar e com razão, mas fazer comparações, só quem não conhece a quinta do Sr Fidel de Castro, como eu e o Sr José Alberto, bem conhecemos. Um país maravilhoso no seu clima e a simpatia de um povo generoso numa capital que é um mistério para os que a visitam e também os que nunca pisaram o chão da Ilha,fazem os mais díspares comentários! Como dizia o Rodolfo, que fugiu da policia , quando comigo caminhava ,porque são perseguidos desde que falem com turistas, eles tem chicas,coches, ouro e mostrou-me a sua carteira vazia
Mas há uma conquista da revolução que merece aplauso; o apoio na doença e o ensino, objectivos que estes gajos destruíram na nossa revolução, mas acredite que os jovens se interrogam hoje se merece a gratuitidade da formatura, pois terão depois uma cruel exploração pela vida fora Falta bastante aos economistas e aos políticos, fazedores de mentiras, a viabilidade de sociedades equilibradas, se temos por cá uns gananciosos que só por lerem um relatório medico, são tão generosos que cobram o mesmo dinheiro da consulta! Em Cuba , como é o caso da família Milagros em Matanças, cujo filho Marcos, está em Almada, tentanto ficar por cá para fugir a uma
esperada e difícil vida, o sistema devia melhorar os salários e outros meios de sustentabilidade, então sim teriamos um país quase perfeito e bonito de mais, onde perto de 3 milhões de turistas por ano, vão em visita e uma grande parte volta segunda vez como foi o meu caso Dentro de 3 anos vou voltar a Havana, só se tiver o azar de algum bufo ter lido o que tenho escrito da minha experiência, então terei que ter cuidado! Desta vez o meu Elo Mano Gilberto, um dos meus guias prepara-me uma casa por 25 cuc por dia. Banhos diários, T.V. salas e cozinha para poder fazermos o comer se for caso disso. Quem sabe se o Sr José Alberto, não aproveita esta viagem, quem sabe? Mas não acredito que seja martir da sua ideologia, pedindo asilo politico num país onde o embargo é um verdadeiro crime dos americanos , que não se sensilizam com um povo onde tudo falta, menos o apoio na saúde e no ensino, mas na proxima vou falar-lhe das aldeias cubanas, pois é lá que recordamos as nossas com a leveza de nos sentirmos , em função da comparação, tranquilos neste cantinho que é nosso e sabe bem.

Aceite a minha cordialidade.

domingo, 5 de maio de 2013

Apresento-vos um dos "simbolos" do 25 de Abril.

Não foi a democracia de Abril, que é culpada do desastre social,( não para todas as famílias,) do que aconteceu na esperança dos justos, mas foram os Isaltinos, e outros sem vergonha que arrasaram as contas públicas deste nosso país. Esta prisão, sem brutalidades pidescas, veio tarde mas justifica-se
neste bunker de vigaristas ainda por aí

sexta-feira, 3 de maio de 2013

O capitalismo e o comunismo são filhos da mesma mãe.

Ao ler uma noticia que 46% da população de Nova Iorque, a cidade mais populosa dos Estados Unidos, vive próxima da linha de pobreza e que mulheres e crianças não terão acesso aos benefícios sociais, incluindo a alimentação e ajuda medica, dei por mim a pensar nos gastos estúpidos com as guerras que patrocinam, onde lhes cheira a dólares e a sangue.
Esta frase Deus abençoai a América, depois da metralha e dos graves problemas do racismo, (recordo que em 1950 é que os negros foram autorizados a jogar na N.B.A,) para falar da pobreza, só espero que naquela terrível humilhação de se estender a mão á caridade, não persigam os pobres coitados, por esperarem umas moedas dos turistas que passem por aquelas cidadelas onde a miséria é mais que muita.
Com o devido respeito pelo autor deste longo texto, copiado na Internet, repleto de cinismo, mas também com um profundo sentido de oportunidade sobre as teias do capitalismo e do comunismo. Se tiverem paciência, julgo que existe muito de verdade nestas lutas ideológicas e muitas delas anti-sociais e apenas e só ideológicas, porque de fraternidade,ás vezes nem para a família?

SOCIALISMO; Você tem duas vaquinhas, elas tomam as duas de você, obrigam você a tirar o leite , dão uma parte aos senhores vagabundos, que invadem o seu sitio, dizem que o leite é também para aos pobres coitadinhos, enquanto o país se torma medíocre, miserável, se programando para evoluir o comunismo, aqui o colectivo mata o individuo,

COMUNISMO; Você tem duas vaquinhas, eles pegam uma vaca para os lideres do partido e escravizam a sua família , obrigando-o a dar o leite da outra vaca, enquanto a sua família definha de fome até á morte, e eles põem a culpa no sistema capitalista .

CAPITALISMO; Os poucos que tem duas vaquinhas têm liberdade de fazerem o que querem com as sobras do leite. Os que não chegam a ter duas vaquinhas, a maioria das pessoas, morrem de fome ou se contentam com as esmolas do governo.o qual destroe a sua dignidade . No capitalismo voçê pode fazer da Igreja, um recurso para amealhar riqueza, Torna Deus uma mercadoria e pregas a teologia da prosperidade e a sua ética, do Deus dinheiro, é quanto baste no acumular e no consumismo total

 

CONCLUSÂO; No capitalismo o homem explora o outro homem, no comunismo a situação se inverte, porque o patrão estado assume essa exploração

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Com a fraternidade do mês de Maio, onde estão os amigos do Carlos Paiva?

O povo é que sabe que muita parra e pouca uva, se justifica na vulgaridade das palavras que o vento leva e não tráz resposta . Não precisava de viver esta experiência, quantas vezes apoiado pela minha mulher, para perceber que os verdadeiros amigos são feitos de uma espécie rara, os tais tótós, como me chama um outro companheiro que até estimo. Mas hoje falo do Carlos, que é um caso gritante do que são amizades apenas apregoadas e palmadinhas nas costas, que existiram e se esfumaram pouco depois; eu sentiria remorsos... É verdade que o Carlos se destruiu já no passado, e no presente rejeitou o apoio dum pequeno grupo, que lhe poderia ter melhorado a sua situação no dia a dia. Mas este  Carlos Paiva é assim mesmo, e não é capaz de deixar o seu cantinho, prefere aquela escuridão, batendo pelos cantos e corredores da sua casa, com a sua bengala de invisual. Eu digo-vos ele é um homem de grande coragem, que me tem dado exemplos, até me censuro quando reparo  na minha habitual choradeira de mal amado na vida, e sem razão. Ele nos seus bons tempos gostava de ajudar, assim aconteceu com o tenor Luis Pinto que se vê na fotografia. Foi "pela sua mão" que actuou pela primeira vez no Casino da Figueira da Foz. Agora invisual e velho, muitos o censuram e ignoram. Terão as suas razões, não vou defender do que não sei, e claro terá defeitos, todos o sabemos. A minha vivência com o Carlos Paiva vem de longe, dos tempos do Correio da Figueira, e das Rádios, conheço-o razoávelmente. Talvez há mais de vinte anos atrás eu dizia-lhe para ter cuidado, pois amigos amigos, negócios à parte. Em geral é bom não precisarmos deles, só assim a amizade perdura, e na verdade o lógico é bastarmo-nos a nós próprios.  Quando a fatalidade se tornou evidente com a perda da visão, ainda tentei "mexer" e conseguir uma festa, algo para angariar uns euros, mas o Carlos não tem nada para dar em troca e eu não tenho capacidade sozinho para tal evento, e lentamente o caso caiu no esquecimento. Os jornais para quem ele deu o seu melhor, esqueceram-se, fazem-lhe entrevistas esporádicas para vender papel, mas não vão mais além, e o mal é dele, cego e cada vez mais só. Eu não quero armar-me em bom e dono de ideias salvadoras, mas os jornais e a Rádio Foz do Mondego, para quem o Carlos trabalhou poderiam fazer qualquer coisa em beneficio dele. Sabemos que é alcoólico, mais uma desgraça que o domina, mas não devemos esquecer que é dum ser humano que se trata, um homem, e por isso mesmo não merece ser excluido e abandonado na valeta. Cair é fácil, e hoje é ele; amanhã poderá ser um de nós. Enquanto vivermos estamos sempre candidatos ao bem e ao mal.   

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Jorge Jesus, Benfica, o seu apelo não me emocionou, porque há mais vida para além do futebol.

Procuro no limite das minhas palavras que elas façam parte dos compromissos e das minhas preocupações, assumindo-as.Quer familiares ou colectivas, há que não cairmos no vazio de não nos levarem em conta com vazias palrações, porque se assim acontece onde estão os exemplos do que se afirmou?
Para chegar ao treinador do Benfica, um homem público e com fácil acesso ao poderio da comunicação social, entre muitos outros no nosso meio endinheirado, que podiam manifestar-se a favor dos graves problemas que temos no país,( apesar de alguns leitores considerarem esta opinião um disparate,) porque não apelou também a cada benfiquista que vão lotar a catedral, que contribuísse com um euro para resolver alguns graves problemas que nos afligem?
Apelou para que o estádio seja um inferno de benfiquistas, está certo é sua vidinha, mas então o que o rodeia não lhe diz nada? Seria uma bela iniciativa, digo eu, em conjunto com o seu patrão Vieira, que pudessem levar cinquenta mil euros,( são as pessoas que vão lá estar,) a várias famílias em dificuldades e estou certo que os benfiquistas gostariam da ideia,( não venham para cá tramar-me com a caridadezinha, pois tenho uma boa resposta para esse complexo,) mas tratava-se de um suplemento de solidariedade.
Quando visito a catedral, encontro benfiquistas de norte a sul do país e do estrangeiro, quanto gastaram na viagem? Não é da minha conta o que gastaramo que é da minha conta é este projecto que é meu e que se lixe o resto da conversa. E...se o Benfica é de verdade um glorioso do povo, disso ninguém tem duvidas, mais se justificava que toda aquela gente que não precisa de avaliar um euro, fossem os primeiros a dar o exemplo, ou sou eu que sou parvo?

Ser tótó não é facil mas dá para rir.

Tenho um amigo que muito prezo, (eu sou dos que não dizem por tudo e por nada que sou amigo, porque esse sentimento representa cumplicidade e sobretudo carácter, daí não consumir esses valores ao desbarato) mas é engraçado quando me chama tótó ou então uma espécie de ave rara, tudo junto só recria bom ambiente entre pessoas que não suportam vender gato por lebre, isto pelo facto de que a hipocrisia é ridícula e humilha quem faz dela a sua bandeira.
Este meu companheiro e homem do mesmo caminho nas lutas sociais, tem alguma dificuldade em aceitar a democracia do contraditório, ou seja a verdade que cada um de nós tem de si e para os outros, porque se trata realmente de um "gajo"impoluto, vertical, julgo que se prejudicou com esta nobre postura, e é muito difícil a um tótó, que faz da sua ingenuidade a sua arma, entrar naquele fortificado castelo, onde nenhum machado lhe cortará a raiz do pensamento.
Porém, voltando ao tótó que sou eu, e sou feliz por não sentir maldade em mim, combatendo sempre os que a manifestam e disso ninguém se livra do meu mau feitio. Apesar disso não me sinto artolas ou coisa que o valha, pois a riqueza da minha escola, atinge patamares diversificados e seguramente compreensivos no saber saber, que tudo tem uma explicação lógica á sua volta do que se vê e sente na nossa imagem e na dos outros. Esses valores são a frontalidade e a tal ingenuidade que só um tótó sabe transmitir com verdade e a necessária emoção que nasce de uma fonte inesgotável de combate ao ódio dos que o vomitam, por um sitio que não vou dizer.Comigo não, não vou por aí... Deste modo é caso para fazer funcionar a presunção popular chama-me Dr, que eu gosto! já que a partir de agora e por justiça a uma amizade de muitos anos, que muito estimo vou honrar-me com esta distinção, assinando o que tiver de assinar: "Tótò uma espécie de ave rara." Um saudável abraço, porque não há dinheiro que pague uma boa amizade e eu sei do que falo, visto que tenho 4 irmãos e quando um dente dói a um, logo todos tem que saber que o irmão tem" o dente a doer"!