quinta-feira, 31 de março de 2016

Sr Inácio Pereira,também merece...

Deve ser o  desportista amador mais medalhado na Freguesia de São Pedro.
Solicitei-lhe o seu serviço para me ajudar na divulgação da iniciativa, com inicio na próxima segunda feira 9h, 99.1, Tendo sido de uma colaboração que me sensibilizou pela sua boa vontade, aqui fica o meu agradecimento e a certeza que não será excluído, do que vier a acontecer no futuro com este programa.Quanto ao seu vencimento pelo seu trabalho, isso é segredo do "patrão explorador",e do Sr Inácio Pereira.

O Sr Inácio Pereira, 80 anos de idade, também é gente, carago..

Mais logo o cidadão que é da Cova, e faz questão de o dizer, porque Gala e Vila de São Pedro, não sou "burro" não, diz o Sr Inácio Pereira.
Quem faz questão de o  trazer para o grupo que está envolvido na iniciativa da Freguesia de São Pedro,  sou eu. Não  vou deixar de fora, no presente e no futuro, tal foi a sua colaboração na distribuição dos programas, porque isto de elitismo, não se dá bem com o meu feitio, mau feitio, digo.

Finalmente, finalmente...

Alguém no parlamento falou dos presos políticos em Angola, onde o capital bruto se choca com pé rapado, o que já não ia sem tempo a sua denuncia.
Por cá não temos presos políticos, nem damas de branco agarradas pelas pernas, pois não, mas deviam ser presos e julgados os que se apoderaram do dinheiro público e outros crimes contra a democracia e os direitos do bem comum.Não é odio meus senhores, nem politica, mas é vergonha na p, da cara pela justiça social, tão fácil de se realizar, tão fácil.

Porta a porta, pois então.

Evite as provocações que só lhe fazem azia, pois por cá o meu cantinho, ainda está em obras de limpezas e pinturas, daí não atender este tipo de "consultas."
Se entender abordar a ideia de outro modo,(porta a porta) levando a informação á população que perdeu o habito da sintonia,99.1, então pode ser que aprenda alguma coisa consigo, no resto não estou motivado no vazio das palavras.
O Sr Inácio, tem sido impecável no seu trabalho, volta  e meia, vem pedir-me fotocopias, ninguém lhe mete medo e tem gostado do serviço, mas já me avisou; Olhe que eu sou da Cova e não da Gala, muito menos da Vila de São Pedro.
Esta´bem Sr Inácio, eu vim ver o futebol, deixe lá que eu não me preocupo com esse rigor, respeitosamente seu.
Vejam bem meus caros visitantes! pensava eu que depois de entregar os elementos que vão emitir-se, de 4 a 18 de Abril 20116, estava de férias! Eis que o Miguel Machado.
Olha Fernandes.tens aqui uma "ordem do patrão" tens que fazer os guiões para as duas semanas, pois o Sr Nogueira, não tem tempo e conheces as colaborações, foi o que ele disse, ordens são ordens.
Não deixa de ser interessante, recordar tempos na Voz de Montemor, que não voltam mais, mas que dá trabalho, isso dá hora a hora, ordenar os temas para as emissões, entre os textos e a musica, incluindo a publicidade da farmácia  da Gala , enfim, vamos ver...

As palavras. Batista Bastos. ´

As excelentes relações entre o presidente Marcelo Rebelo de Sousa e Antônio Costa, exasperam alguns sociais democratas.
O cenário é vão, mas fornece a turva imagem de uma Direita mal enjorcada, desprovida de ideias e projecto, espinoteando tolices

Olímpio.
 O pior da politica é a sua cegueira e o ódio que gera nos que se dizem fraternos e amigos do povo, mas qual povo, o que lava no rio?
A politica que devia ser a ordem perfeita do bem comum, tornou-se num covil desesperado de egoismo, então esta gente instalada na soberba, mete dó de só olhar para ela.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Aqui temos uma opinião que merece a pena publicar em titulo, porque sensata.


Caro amigo tudo isso é muito lindo e é de louvar o esforço dos carolas.
Mas a concorrencia das radios nacionais e da TV é muito forte de tal maneira que a rádio já não se compadece só com boas vontades e já lá não vai apenas com carolice é preciso um alto sentido de responsabilidade com algum profissionalismo.
As despesas são muitas (a renda a luz a agua) enfim e outras mais que não vale a pena estar aqui a enunciar.
O mercado está mau e a rádio não pode viver só da boa vontade das pessoas que derivado aos seus afazeres profissionais só aparecem quando podem pese embora toda a sua boa vontade.
Por tudo isto é que o futuro se afigura negro porque o tempo dos piratas e da total carolice já lá vai.
No entanto desejo as maiores felicidades a todo o projecto e seus apoiantes.
Cumprimentos.
ResponderExcluir

A meu ver...

Não é a minha intenção, sobrepor-me ás outras opiniões, quanto ao modo  e a funcionalidade, como deve ser gerida a Foz Mondego Rádio 99.1, muito menos julgar-me o salvador da Pátria, basta que assuma o que entendo do tipo, a proximidade e a comunicação com os ouvintes, que são neste caso,os da Foz do Mondego, é quanto me basta..
Se assim é o que penso, que mais posso adiantar-me sobre quem pensa o contrário e que tem outros métodos de proximidade  com os ouvintes? O desejado é retirar o melhor de todas as opiniões, pois só assim conseguimos  atingir os objetivos dos projetos e o seu crescimento, enquanto serviço e programas de emissões..
Já fiz perceber aos meus visitantes, que o tempo não corre de feição á Foz do Mondego 99.1, por erros tremendos do passado que a desprestigiou e que foram graves, mas ter também em analise, os meios de comunicação , que surgiram nas ultimas décadas, na internet e na televisão, permite perceber o afastamento dos ouvintes, mas há que provocar o tal choque, transmitindo temas que lhes dizem da sua cultura e da sua terra,
A meu ver, o caminho a seguir é sair dos estúdios e devolver á população, de porta a porta, como vai fazer o sr Inácio na Freguesia de São Pedro, as mensagens no 99.1, ou seja a sua musica, a sua poesia, os apoios aos que trabalham no colectivo do associativismo e de outras causas, motivando as pessoas.a sintonizarem o 99.1
Se assim é construimos esta proximidade, não só estamos a vencer fantasmas, como honrar o passado de muitas dedicações da Foz Mondego Radio 99.1,
Cá por mim e com a modéstia reconhecida, é uma ideia que está muito longe em sabermos os seus resultados, se o inferno está cheio de boas intenções.

terça-feira, 29 de março de 2016

A meu ver..

Quais as comunicações das rádios locais?
Não passa de uma opinião, já a seguir numa conversa, com os visitantes, garantindo já que não vou ensinar o que quer que seja, quando todos sabemos que os tempos não correm de feição para as rádios locais, mas há que provocar o "choque" junto dos ouvintes
Tenho em meu poder, um pedido de uma jovem com temas cantados por si, perguntando-me se os podia passar na rádio, claro, vamos a isso, não é a antena 1 que os vais divulgar.

Roubado ao Rogério Neves, mas justifica-se pela sua justiça.


A TODO O VAPOR. Homenagem a duas queridas amigas a quem o associativismo muito deve. 
Desde já as minhas felicitações para a Fátima e Elizabete duas mulheres com alma enorme no trabalho que têm vindo a desenvolver em prol da cultura e do associativismo.

Um de Abril, é dia das mentiras, no entanto...

É verdade! No dia 1 de Abril, a Foz Mondego Rádio 99.1, vai iniciar nova vida na sua programação,
Vão regressar antigos carolas, depois daquela barafunda, outros que se iniciam na comunicação, vamos ver se o primeiro dia de Abril, contraria a sua má fama em brincar com coisas muito sérias,
A cada um o seu bocado de responsabilidade, sobretudo saber respeitar os fins para que servem as rádios locais, procurar e trazer as populações á sua sintonia, motivando-as nas suas actividades associativas, desportivas e politicas.
Não vou nem me cabe escrever sobre as dificuldades da sua manutenção, face aos custos mensais, mas é aí que se correm os riscos maiores, precisando-se de mãos de ferro, apontadas ao papel e ao lápis, mas isso podem ser as minhas preocupações, mas nunca a minha responsabilidade,
Se esta iniciativa correr bem e que tenha aceitação, junto dos covagalenses, pode ser que outras surjam com a mesma dinâmica, a ver vamos, porque cheguei a velho e a teimoso num instante.

Terminaram as gravações na Foz Mondego Rádio 99.1.

Ainda não descobri o motivo, porque não me surgem na maquina, as fotografias do Dr.Antônio Antunes e da sua esposa a Sra,Dra. Gracinda Antunes, Farmácia da Gala, acompanhados pelo Sr Antônio Salgueiro, presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, o que me parece aselhice de velho, quando ontem os fotografei nas suas gravações. De qualquer modo e assumindo a minha responsabilidade publica, junto dos meus visitantes, eis que vos transmito o fim de todas as gravações, sobre os mais variados temas,com inicio no próximo 4 de Abril(9h) 2016, e durante duas semanas.
Colocados os materiais no estúdio, compete agora ao Sr Jorge Nogueira e ao técnico, Miguel Machado, a programação diária de todos os textos, terminando neste quadro a minha colaboração.
Depois, em 8 de Abril, 2016, 21-23 horas, a primeira entrevista em estúdio, com a presença de Pedro Cruz e Manuel Traveira, Silvina Queirós, cujo tema abordará a erosão das praias de São Pedro, assim como o movimento S.O.S Cabedelo, seguindo-se mais 5 emissões em estudio com outros convidados.
Pretendo confessar-vos, o seguinte; tal foi o apoio das solicitadas colaborações, que me ia sentindo cada vez  menos útil na iniciativa. Foi uma sensação intima e agradável, por ter visto o filho com pernas para andar, percebendo que a criança, já não precisava do meu apoio para levar as mensagens á Freguesia de São Pedro.
Por isso e com natural gratidão aqui vos deixo os nomes dos que vão  levar-vos no 99.1,
interessantes motivos das gentes do mar, quer na poesia, teatro, danças, etc;
Menciono em primeiro lugar o João Pita. ,Excelente relacionamento humano, foi o meu braço direito e o esquerdo,"GRAXA"? O primeiro a ser convidado  foi o Pedro Cruz, sempre solicito com a iniciativa. Manuel Traveira, Ana Margarida, Rosa Estrela e a sua irmã, Manuela Ramos, José Vidal e Lucinda Fonseca. Fábio Silva, Carlos Nunes, Francisco Sanchez,Silvina Queirós, Antônio Salgueiro,Alberto Afonso Os patrocinadores,Dr Antônio Antunes e a sua esposa Dra. Gracinda Antunes,Sônia Pinto,Aldina Matias.Centro Social da Cova Gala, faltando saber quem vai ser entrevistado.
Nos estúdios, Sansão Coelho, Miguel Machado,Jorge Nogueira, Carlos Freitas
Abraço a todos e muita saúde


segunda-feira, 28 de março de 2016

Claro que os partidos da direita vivem o seu medo...

Sabemos muito bem que os partidos P.S.D e C.D.S. não tanto o P.S, sobretudo alguns  democratas fazem da foto publicada( mulheres vestidas de branco) a sua bandeira anti-comunista, rodeada de medo em perder os privilégios sociais, ou partilhar um pouco do muito que usufruem nas suas vidas. Basta verificar o  que temos naqueles partidos, em estragos  e soberba, mas não é por aí o meu receio, nem pouco mais ou menos. O que me estraga o meu mau feitio, é perceber as mesmas injustiças no marxismo, quando nos acenam com a árvore das patacas, promessa que nem em Fátima, se realizam junto do povo trabalhador. Por cá fui escravo de um sistema que me deixou asas para voar e trabalhar. Fui livre nos êxitos e nos fracassos, se fosse como muitos camaradas pretendem, a minha barbearia  era do estado patrão, que me explorava até cair de velho, porque sei do que falo, ou duvidam?
Felizmente, o meu combate não passa por aí na inveja nos tais partidos, votei contra eles, mas de outro modo, ao perceber que as damas de branco, não são criminosas em delitos comuns, mas sofrem com as prisões dos maridos e dos filhos, só porque contestaram o governo!! Logo, não fazia vida num sitio destes, nem tinha barbearia, nem liberdade, então porra, para ao negocio, prefiro o meu povo na Cova Gala. O que me espanta é o silêncio do partido comunista e do bloco de esquerda, Os seus militantes  caladinhos. quem sabe se gostam da cor branca , já que não são capazes de levantar a voz a sua voz contra estes crimes que são a pior das humilhações, que um ser humano pode suportar, ao ser-lhes roubada a sua liberdade de pensamento e de se manifestar, desde que o façam com a devida responsabilidade. Não  vejo luz e só escuridão, ou então estou distraído com a confusão, ou ainda parvo de todo, mas olhem que não, olhem que não. Prender uma pessoa só porque pensa diferente do sistema, já cá tivemos disso e caiu de podre de velhice...
Tenham uma boa semana de trabalho e com estima do barbeiro da Cova Gala, porque a liberdade passou e ficou por aqui
Uma mulher membro das 'Damas de Branco' grita enquanto é levada por policiais horas antes da chegada do presidente dos EUA, Barack Obama, para uma visita histórica em Havana, Cuba (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)Uma mulher membro do grupo "Damas de Branco" grita enquanto é levada por policiais horas antes da chegada do presidente dos EUA, Barack Obama, para uma visita histórica em Havana, Cuba (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

domingo, 27 de março de 2016

Os homens que fazem a história da revolução. 1960. Negar-lhes essa coragem, é enfiar a cabeça na areia!


A (VISÂO )2016. Será que os ódios de ambos, vão afundar-se no mar da Caraibas?








Muito cuidado, muito respeito.

O povo é mestre, nas suas sentenças.Quem ri no fim, ri melhor.Vou fazer uma surpresa ao meu neto Gabriel, só por isso lhe vou mostrar este sorriso feliz, no nosso convívio familiar em domingo de Páscoa, quanto ao resto, tenho os pés na terra, ou se tenho.

Cuidas que me enganas?

Sabes que me fazes sofrer e muito. Quantas são as vezes que te aproximas de pé, entre pé, pisando as alcatifas, os soalhos sujos ou limpos. Navegas pelo mar e rios, nas estradas, é a tua missão, mas nada disto te diz respeito, quantos aos sítios,face á tua implacável  sentença, Para onde quer que olhe, é o negro que me olha de volta e mais não sei das tuas trevas, ó morte, que surges e desapareces, mas não me enganas, ó morte. Nesta quadra  tens na RESSURREIÇÂO, um forte opositor, para que não sejas ainda mais cruel, quando se sabe que não olhas a meios para atingir os teus fins. Felizes os que te enfrentam naquela esperança,(RESSURREIÇÂO) cá por mim só aprendi na minha vida, que não me  vais perdoar por ter nascido, no resto, talvez o sol amanhã, me abra horizontes e me tranquilize.
Conheço-te desde criança, Julgava que não existias.Não dava importância nenhuma ás tuas presenças no meu lugar do Casal Novo do Rio, quando brincava com o arco e construía os carros de vacas, feitos de aboboras, onde não faltaram as rodas e os foeiros, imitando o trabalho dos adultos. 
Conheço-te desde criança, porque em criança tudo são sonhos de inocência, mas fui crescendo, crescendo numa Igreja Católica, que preferiu assustar-me com o inferno do que me propor  a tua paz, ó morte, que não me enganas e depois de ter assistido a tantos sofrimentos, já não me metes medo, porque um dia, finalmente, vais trazer-me a tua missão e a paz da tua essência, pois é para isso que caminhas ao lado da minha vida..

Nasceu em Cristelo /Barcelos) em 1902, Faleceu em 1964.

Depois do 25 de Abril, eu e a minha mulher, tivemos o raro privilegio de ter assistido a uma homenagem, no cimetério em Cristelo, ao Padre Abel Varzim, iluminado pelo dom da Fé Cristã, assumindo-a na prática com a pobreza daquele tempo
Deputado á Assembleia Nacional, em representação da Igreja, em 1938, com o seu amor á classe trabalhadora, os esbirros do fascismo, perseguiram-no e afastaram-no . da sua verdadeira missão cristã, Conhecer a sua vida é um motivo esclarecido para minha consciência, percebendo entre a realidade e o engano dos que falam de Cristo, e não o conhecem.
A vida e  a obra notável do Padre Abel Varzim, porque crente e absoluto Cristão, não interessava aos acomodados das sacristias e das palavras vazias, por isso Salazar, e a sua trupe, não lhe deram descanso, é triste muito triste, o que aconteceu ao eterno homem do bem.

Quem foi o Padre Abel Varzim


Diz Abel Varzim: "Não gostei da procissão! (...) A Procissão dos Passos é de todos os dias mas não tem andores, nem música, nem anjinhos. Tem dores, angústias, desesperos, lágrimas, lamentos, e chagas. São os ódios de raças, as lutas fratricidas, os colonialismos, os campos de concentração, a opressão das consciências, as limitações da personalidade e da liberdade humanas, a fome, o desemprego, os bairros de lata, os acidentes de trabalho e de estrada, as prepotências e desmandos do capital, a exploração de menores, a escravatura da mulher, os compadrios, as injustiças, os egoísmos (...) Tudo isto flagela, dilacera, crucifica o Corpo de Cristo, como nunca talvez na História da Humanidade". In Abel Varzim, Procissão dos Passos - Editora Multinova- colecção Palavra e Testemunho.

sábado, 26 de março de 2016

Atenção colegas.Barbeiros, cabeleireiros/as,Figueira da Foz,e as suas Freguesias.

Também a Região Centro do País, venham participar no festival dos cabeleireiros, no próximo dia 29 de Maio 2016, no Casino da Figueira da Foz.
Aos meus colegas da Figueira e das suas Freguesias, vamos em conjunto preparar um grupo de profissionais para representar a nossa classe no festival, com abertura no sábado, dia 28 de Maio, depois das 15horas

Padre Abel Varzim um homem de Deus.


«Que fazes tu aí ó Cristo antigo
Pregado nessa cruz,eternamente?
Liberta a tua mão omnipotente,
Desprega esses teus pés...e vem comigo!

Não sabes que sem ti nada consigo?
Não vês que fazes falta a tanta gente?
Oh! Vem de novo,como antigamente!
Viver connosco e nós, contigo!

Não vens? Não queres ouvir a humilde prece
Num mundo que, sem ti, desaparece,
Vencido pela morte e pela dôr ?

Não vens? Não pode a cruz ficar sózinha?
Pois bem: permite então que seja minha!
Eu fico nela... e desce tu, Senhor!»

(Padre Doutor Abel Varzim)


Segunda feira tenho mais outra surpresa para este evento, até lá..


sexta-feira, 25 de março de 2016

Dois homens que procuram entendimento, o que é um bom principio.


Ramona ?


Julgo que o nome que se dá a um carro da policia, ou dos serviços prisionais, para transporte de detidos ou presos, se dá pelo nome de ramona, termo popular, que nas trágicas prisões do Salazarismo, empurravam os contestatários do regime, para dentro da ramona, com estupida brutalidade. Assisti uma vez no Rossio, a uma cena destas, tendo fugido pelo Chiado, a caminho do meu quarto, na Rua da Bica. Esta vil atitude, anti- social e humana, que alguns comunistas, não tem a coragem em denunciar, não os beneficia na imagem que querem fazer passar do seu amor ao próximo, isto é, na tão subtil e cantada fraternidade. As imagens que todos viram na televisão, em que as mulheres vestidas de branco, foram empurradas para dentro da ramona, foi como que um murro nos meus sentidos, ao recordar-me do que vi na Rossio, no tempo negro do fascismo, porque ramonas, são um ultraje aos homens e mulheres que lutam pela liberdade, aqui fica o meu protesto

O escritório fechou para obras...

Pintura e desinfecção no  meu cantinho,(escritório) vai surgir agora com outra imagem por fora e por dentro, atendendo clientes, só e de todo desinfetados contra desconhecidos venenos!~
De qualquer modo, apresso-me a que tenham a esperada RESSURREIÇÃO, sobretudo estes anônimos, por forma a que percebam que a minha solidariedade não é para ser vendida ao desbarato.
Abraço e que tenham paz em família, tenho mais que fazer, ou se tenho.
Há!! Não se esqueçam no dia 4 de Abril,9horas, ouvir a Sônia Pinto,99.1,
O meu amor vem a chegar. Letra de João Pita. Estão, também incluídas e durante duas semanas, 8 musicas de Aldina Matias, simbolizando a vossa cultura de gentes do mar.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Letra e musica de Aldina Matias

A meu ver, a Foz Mondego Rádio 99.1, devia servir os motivos e os apoios, aos que  por vocação do seu bairrismo, se ocupam no colectivo da sua comunidade, quer no teatro, no canto e nas danças, que sei eu deste trabalho, feito de saber popular e de excelentes resultados, pois só deste modo, assume a sua função, como rádio local.
Entre as 20 colaborações para este programa de divulgação da Freguesia de São Pedro, Aldina Matias, enviou-nos um C-D. com 8 temas musicais, escritos e musicados por si, no sentido de serem emitidos de 4 a 18 de Abril 2016, Foz Mondego Rádio 99.1.
Passa a Cova Gala. Junto aos Cais, Coragem ó pescador, A peixeira. Na praia. Vidas do mar. Ó terra da minha vida. Sardinha fresquinha ,
Na próxima segunda feira, devemos terminar as gravações, com os 3 últimos temas sobre a Freguesia de São Pedro, entregando o que me resta ao Sr Jorge Nogueira e Miguel Machado, pois vão ser os técnicos indicados nas respectivas emissões, para ordenarem os horários, durante aquelas duas semanas, de 4 a 18 de Abril 2016
Cumprimentos e até um dia destes com mais noticias, que é o que devo fazer, junto da população da Freguesia de São Pedro.

terça-feira, 22 de março de 2016

Luto na Freguesia de São Pedro

Faleceu hoje e será sepultada amanhã quarta feira,dia 23-3-2016. no cemitério da Freguesia, a Sra. D. Rosa Pita Pimentel, mãe dos irmãos Pitas. Manifesto a toda a família a minha solidariedade por tão difícil momento nas suas vidas.

Tragam a lista, tragam a lista ..

Este paradoxo,  só o pode ser, para os que que fazem das questões e das suas analises, um muro intransponível e a cegueira ideologica, porque incapazes de me perceber no meio termo e na sua virtude. Reafirmo, pois, que a minha simpatia pela civilidade do povo cubano, que ultrapassa o que transparece todos os dias, na civilidade do povo americano, também rodeado de prisões para todos os tipos de crimes, não é uma figuração no seu paradoxo, mas uma convicção do seu contraste, pois conhecer é no minimo saber do que se fala.
O que está em causa, a meu ver, são duas sociedades incomparáveis nos seus valores, também culturais, mas quando o povo cubano, conseguir melhores condições de trabalho, sindicatos livres,melhorando o todo quotidiano da sua dignidade, deixando de ter as mulheres de branco, empurradas pela policia de estado, para as tristes carrinhas, que as tivemos  por cá no tempo do fascismo,  teremos então uma assumida realidade social a fazer inveja aos chefões americanos
Claro que Raul Castro, não está habituado a conferências de imprensa, onde lhes sejam colocadas as prisões politicas, como ontem se viu na televisão.Respondendo, de papel na mão a um intruso, algo nervoso, o que iria fazer aos presos políticos, logo respondeu,,tragam.me a lista, tragam-me a lista dos presos políticos, quando nesse dia, foram empurrados para uma carrinha, a carrinha que conhecemos  por cá  de má memória.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Francisco Sanchez e Manuela Ramos,( A Nélita )




Continuaram as gravações esta tarde de segunda feira, com a orientação do  Miguel Machado,sobre os textos a emitir, a partir do dia 4 de Abril, e durante duas semanas, sobre a Freguesia de São Pedro. Francisco Sanches, tratou do tema, o teatro que se representa na Vila de São Pedro, enquanto a Nelita,cuidou das origens da Cova e Gala, lendo poemas de Aldina Matias e Maria Emília.
As coisas vão -se compondo com todas estas boas vontades, faltando ainda mais 4 gravações, todas elas depois ordenadas, nas emissões diárias e durante as duas semanas de 4 a 18 de Abril,2016.
Voltarei ao assunto, logo que tenha mais noticias sobre a iniciativa.
Aproveito para responder ao anonimo, não sobre a religião, fica para a próxima, mas sim sobre o que considera a "barafunda na rádio".Também entendo a sua opinião, mas como deve imaginar não é a minha, porque as paixões, sempre se pagaram com língua de palmo. Então; se metermos mulheres nesta fornalha, é fogo que arde...Queria dizer-lhe o seguinte.Não estou a ensinar nada a ninguém, mas o meu conceito sobre as rádios locais, é este comunicar de porta a porta, com as vocações associativas, e que nas suas terras, escrevem belas páginas no teatro, no folclore, nas danças e na poesia.Os que fazem rádio nos estúdios tem o seu mérito, mas tem que haver alguém que vá de encontro a estas vocações, motivando-as e partilhando com elas, uma riquissíma escola cultural e popular. Este meu projecto, deixou de ter a minha iniciativa, quando me sinto cada vez mais nas ultimas filas dos espectaculos, e sabe qual o motivo? São mais de 20 colaborações a participar nos 
mais diferentes temas sobre as atividades da sua terra. È caso para perguntar, o que faço eu aqui?
Aceite um abraço, se tiver tempo vou dar-lhe a minha opinião sobre o que penso das religiões, mas agora não dá, pois nas horas vagas do meu trabalho, tenho que comunicar com estas 20 colaborações, os diversos pormenores das suas intervenções.nos programas na Foz Mondego Rádio 99.1
Quem me tem ajudado e muito é o João Pita (graxa ) um cidadão que conhece  por dentro as suas gentes,Sem barulhos e com trabalho no terreno, só me faltava apanhar um "Pita", sempre  norteado para o serviço na sua comunidade, dizendo-me...só me faltava apanhar um barbeiro, para me fazer cabelos brancos!

domingo, 20 de março de 2016

Para escutar...

ooo ooo

Excelente comentário anónimo.

Onde se prova que alguns anónimos ( como sempre defendi) justificam com o seu anonimato, a sua qualidade de analise.Quando fundar uma religião, já tenho um seguidor, até teve graça.

Atenção benfiquistas, previnam.-se...

 Se viajarem para o Norte, tenham cuidado com a" trovoada" que pode cair sobre o Estádio do Bessa,  cada benfiquista prevenido, podem valer por meia duzia!.

A Crucificação que revolucionou o pensamento.

Os humanos vivem uma imutável realidade, que faz parte das nossas vidas, a morte.
Crentes ou não (felizes os que o são) percebendo e sentindo  o significado desta crucificação e a sua morte ( depois de 2 mil anos ) eis o mistério de sempre. Trazido para uns, na resposta histórica dos crimes que se cometiam na época, o cruel método romano de crucificar os criminosos, mas para outros a Ressurreição, que se aproxima, acabando de vez com as duvidas nos verdadeiros crentes.
Os crentes em Jeová, continuam a visitar-me, o que agradeço, procurando manifestar-me a sua fé e a estima dos que só pretendem testemunhar que Deus, está em cada um de nós,Se assim for, porque razão, não os devia escutar, se o meu pecado maior, são as minhas duvidas e a certeza que as procuro ultrapassar, ainda sem o conseguir?
Com fé ou sem a ter, caminhamos todos na mesma estrada do mistério de vivermos para morrer..Quem sabe? Se naquela cruz , não estará  a resposta ás minhas duvidas,  quem sabe?
Os crentes sabem-no e eu seria um  anormal se os não soubesse respeitar, porque sou dos que pensam que Cristo, não foi um criminoso, como poderia ter sido???.
Tenham um bom domingo em paz com todos os que vos rodeiam, porque quem dá  o que tem a mais não é obrigado. Além, do mais, os mensageiros Jeová, deixaram-me este recado...Se fizeres a paz, escolhes o amor entre os teus irmãos.Se assim for, porque razão, não vou continuar a abrir-lhes a minha porta?

sábado, 19 de março de 2016

Censura neste meu cantinho da Liberdade?

O diabo ria-se e mijava-se nas ceroulas, se eu deixasse no correio, estes artigos do Sr. Celino Vieira, que são da sua responsabilidade e da sua militância comunista.
Tivemos já longas conversas sobre as minhas interrogações e duvidas do sistema, mas ficou um modo de pensar entre nós, que não está ao alcance dos radicalistas que são incapazes de aguentar um sopro de uma contestação ás suas ideias Vejamos como aborda a simpatia com o Papa Francisco, agora com o Obama, entre outras personalidades de pensamentos diferentes cujo formato e discurso marxista, se modernizou com os ventos da história, porque a história, é igual ao algodão e não engana!.Celino Vieira, defende o sistema cubano.Nas  nossas conversas, nunca pretendeu tapar-me o sol com uma peneira, aceitando as minhas opiniões e contrariando outras.

UNIDADE, UNIDADE, UNIDADE
Na próxima terça-feira dia 22, cumprem-se 57 anos sobre o primeiro desfile e concentração da população “habanera” frente ao antigo Palácio Presidencial, hoje Museu da Revolução, com o objectivo de apoio às leis revolucionárias, destacando-se das palavras de Fidel no seu discurso improvisado em que dizia: “agora, mais que nunca, é necessária a unidade do povo e que pela primeira vez em Cuba o governo pode dirigir-se aos camponeses e aos trabalhadores em geral como a seus amigos, a seus companheiros, como aos únicos que têm direito a pedir que não fracasse a Revolução”.
Desde aí para cá foram inúmeras as dificuldades e a história, muita ainda por escrever, está repleta de exemplos que reflectem bem que só com o maciço apoio popular tem sido possível dar continuidade à Revolução, fruto da unidade e do espírito de sacrifício de um povo que não se resigna e que sabe bem o que quer para o futuro dos seus filhos. E alguém pode duvidar que sem esse permanente apoio seria possível manter uma Revolução baseada numa democracia participativa de raiz genuinamente popular?
Curiosamente, coincide esta efeméride com o segundo dia da histórica visita de Barack Obama a Cuba, ou seja, do representante de um país em que os seus sucessivos governos tudo fizeram ao longo de mais de meio século para que a Revolução Cubana não triunfasse, utilizando os mais variados meios subversivos, desrespeitando todas as resoluções da Assembleia-geral das Nações Unidas e as normas internacionais.
Mas os tempos são outros e sem ressentimentos o povo cubano saberá perdoar e saberá receber dignamente o casal Obama, com a esperança de que esta visita possa servir para um melhor relacionamento entre os dois governos, independentemente de alguns “fantasmas” que ainda possam pairar no ar, consequência dos muitos anos de costas voltadas e de constantes ataques à soberania e à independência de Cuba.
Entre outras, algumas alterações têm vindo a ser implementadas, como por exemplo a autorização de viagens aéreas directas entre os dois países até 110 voos diários, com a consequente permissão dos cidadãos americanos poderem visitar a Ilha de maneira individual na categoria de “viagens educacionais de povo a povo”, o início do normal serviço diário de correio postal, o intercâmbio comercial, o levantamento das restrições à utilização do dólar em transacções internacionais, bem como a possibilidade de investimentos em Cuba por parte de empresas estado-unidenses.
Como se constata, tudo teria sido muito mais fácil se tivesse havido a coragem que o Presidente Obama tem demonstrado, não se acobardando perante às ameaças dos bandos mafiosos de Miami que o criticam pelas posições que tem tomado e que tentarão desenvolver acções provocatórias durante a sua visita, aproveitando a cobertura mediática a nível mundial que a mesma irá ter, mas que Cuba saberá reagir com a autoridade que lhe assiste na defesa dos seus princípios e da sua segurança interna.

(Celino Cunha Vieira)

sexta-feira, 18 de março de 2016

Celino Vieira, continua com noticias e não vão para o lixo.



OBAMA PODERÀ COMPROVAR
Quando Barack Obama pisar solo cubano no próximo dia 20 de Março, será o segundo presidente norte-americano a visitar o país, depois de em Janeiro de 1928 Calvin Coolidge o ter feito, numa ocasião em que Cuba não passava de mais uma colónia onde não se aplicava a Lei Seca e proliferavam os bordéis e os casinos explorados por gangsters mafiosos que aí encontravam todas as facilidades para as suas actividades criminosas.
Sobre a visita de Obama a Cuba já muito se escreveu e continuará a escrever, havendo as mais variadas opiniões e prognósticos em relação ao que se irá passar num futuro próximo, alinhando os optimistas na tese de que será definitivamente levantado o embargo económico, financeiro e comercial, assim como a devolução incondicional do território de Guantánamo ocupado ilegalmente há mais de um século, fazendo eu votos para que tudo isto aconteça, pois só assim será possível a completa normalização das relações entre os dois países.
Embora o Presidente dos EUA esteja certamente bem informado e vá cumprir um extenso programa de três dias, não há como sentir e ver com os próprios olhos uma realidade que muitas vezes é deturpada com o único objectivo de denegrir todas as conquistas que a Revolução já alcançou.
Se Obama for de mente aberta, e nada me faz pensar o contrário, poderá comprovar como funciona o sistema de educação, onde praticamente foi erradicado o analfabetismo e onde o nível escolar de formação superior é dos mais elevados do mundo; poderá comprovar como funciona o sistema de saúde gratuito e universal, onde se dá grande relevo à prevenção e aos cuidados primários, contando com um dos mais baixos índices de mortalidade infantil e onde a esperança de vida se situa ao nível dos países mais ricos e desenvolvidos; poderá comprovar como é dada grande importância na protecção à infância e à terceira idade com instalações próprias e técnicos especializados; poderá, em suma, comprovar como todos os cubanos são pacíficos, alegres e felizes, mesmo com todas as dificuldades por que têm passado, muito por culpa dos sucessivos governos dos EUA que têm tentado asfixiar Cuba, depois de terem perdido a preponderância que exerciam antes de 1959.
Esta visita, que já se pode considerar histórica, surge na sequência das conversações que têm existido entre os dois países e pelo reconhecimento de que Cuba como nação soberana e independente tem todo o direito a definir os seus destinos e o regime em que quer viver, não podendo nem querendo abdicar dos princípios que nortearam a sua Revolução, inspirada em José Marti e dirigida por revolucionários, mas que nunca triunfaria sem o apoio maciço de todo um povo e que por isso a ele pertence.
Como se espera, Obama será muito bem recebido em Cuba, tal como todos os seus concidadãos que antes visitaram a maior ilha do Caribe numa atitude de respeito, onde se cultiva a amizade entre as pessoas e se dá a maior importância à paz entre as nações.      


Lá vai o Sr Celino Vieira, para mais  uma longa viagem, até Havana, como vou ali a Montemor, visitar a familia.,

Luis Borges e o Sr Victor,


O jovem modelo (Luis Borges) um corte, em dois penteados. O  Sr Victor, respeitado idoso e valente homem do mar, que  representa no seu corte, o que consideramos, o clássico e a barba, das nossas antigas barbearias, O crescimento de qualquer profissional deste sector, deve ocupar-se nas duas gerações, com o mesmo rigor no atendimento e com trabalhos de várias dezenas de anos na sua diferença e normas estéticas.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Dividir para reinar, isso não...

Pelo sentido de responsabilidade para com os visitantes a este espaço, seria mesquinho da minha parte, trazer-.vos o meu intuito e a premeditação de vos dividir numa causa tão nobre, como é a vossa jubilosa satisfação de covagalenses, ao meter as mãos pelos pés, sobre Cova Gala ou Vila de São Pedro, nada disso me anima. Intriga é na politica e nos que não são capazes de olhos nos olhos, enfrentar as causas e as suas controversias, fugindo delas com o rabo entre as pernas, salvo seja, claro...
Por aqui estamos conversados nas minhas intenções,assim o espero, porque isto de pretender agradar a gregos e a troianos, não me levava a carga um burro velho!
Tenho feito leituras ás origens da vossa terra, ultimamente.Conheço a Lei,58/2009 de 5 de Agosto, que assume a elevação da povoação de São Pedro, á categoria de Vila, mas de vez em quando, lá vem
a remota memoria da Cova E Gala, um inquilino no meu sotão. Esta frase tem direitos de autor, o João Pita, sobre outro tema.
Foi engraçado que na conversa com o Sr Sansão Coelho, sobre as orientações, que estamos a fazer sobre os programas com inicio em 8/5/2016, o Sr Sansão Coelho, fez referência ás origens da Cova e Gala, tendo-lhe respondido; Agora, Vila de São Pedro, Sr Sansão Coelho.Eu sei, eu sei, mas nunca deixará de ser a Cova e a Gala, respondeu o meu estimado amigo.
Enfim; Lei  é lei, agora dividir para reinar, isso não...
Quanto á minha iniciativa, volto a dizer-vos que me sinto cada vez mais distante dela, isto por uma razão, de que os verdadeiros animadores, estão, justamente, a tomar a dianteira com os seus processos de intervenção e nas suas diferentes áreas do seu saber.
Com reconhecimento por estas colaborações da vossa terra, aqui ficam alguns dos nomes,pois outros podem surgir até ao dia 4 de Abril. Logo pelas 9 h, com Sônia Pinto. Poema de João Pita. a Sónia vai cantar para a Região Centro do Pais, a heroica  e trabalhosa tarefa, dos pescadores que regressam da pesca do bacalhau, O Meu AMOR VEM A CHEGAR
Pedro Cruz, Alerta Costeiro.  Manuel Traveira, S.O.S Cabedelo, Ana Margarida, nos poemas de João Pita.Rosa Estrela, textos sobre a Vila De São Pedro, Voz de Manuela Ramos . 
,Francisco Sanches, textos da sua autoria sobre o teatro, na Freguesia, Lurdes  Fonseca, Covense. No Marítimo, vou esperar pelas eleições, julgo que no dia 19 de Março, para convidar o novo presidente. Fábio Silva, Grupo Desportivo. Dr Antônio Antunes e a sua esposa,Dra Gracinda Antunes, vão gravar os seus temas sobre a saúde, na quarta feira e são também os patrocinadores, porque sem eles, meus caros amigos, isto é outra história. Pois é aqui que existem muitas duvidas,as minhas, face a custos elevados na estrutura da Rádio, não sei como vai manter-se??? Já me esquecia do Sr Sansão Coelho. Nos estúdios, Miguel Machado, Jorge Nogueira, Carlos Freitas Vou dormir, porque amanhã, é  dia de cabelos e barbas. Aí  é que está o meu Patrão, que me paga a tempo e horas Abraço para o pessoal. Então, a Aldina Matias, não merece vir na lista, assim como o presidente da Junta Antonio Salgueiro ?
Atenção covagalenses. Uns dias antes vão ser destribuidos pelas ruas e  pelos espaços comercias, os programas do evento, convidando as pessoas a sintonizar o 99.1, a rádio local da Figueira da Foz e das suas freguesias.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Não vou esquecer...

Não vou esquecer o que prometi, sobre a minha presença no jantar do P,C.P. Tenho a conversa em arquivo. O que disse na altura, nada se alterou nos dias de hoje, mas houve "meninos"que desapareceram dos meus contactos, lá sabem os motivos da  democracia que os anima, mas vou recordar-vos alguns pormenores, agora percebo, pouco seguidistas.. 

A humildade profissional do Sr Sansão Coelho-

Ontem com o técnico Miguel Machado, fomos a uma reunião com o mestre da comunicação, propondo-lhe a minha ideia,( escrevo propor, porque seria caricato da minha parte, não lhe propor,a abertura da emissão, no próximo dia 8 de Abril, entre as 21 e as 23 horas) o qual se mostrou assertivo, com o modelo de abertura da emissão, que lhe foi apresentado
Sendo 5 emissões com temas diferentes, sobre as atividades associativas/ desportivas, sobre a Freguesia de São Pedro, o Sr Sansão Coelho, indicou-nos diversas frases, que poderiam fixar-se no evento, as quais vão ser agora apresentadas ao diretor de programas, verdade foi dita  e louvada pelo meu "patrão", como consegui tal colaboração,a custo zero!!
As propostas vão ser agora analisadas na programação, e veremos se a VILA de SÃO PEDRO  ESTÁ NA ONDA, ou outro tipo de informação, como sugeriu o respeitado amigo Sr Sansão Coelho, vão apoiar a divulgação da iniciativa
Ontem tivemos 98 visitantes, Será que entre todos, não teremos uma alma caridosa,que nos ajude com uma frase ?
Os visitantes terão de compreender, que tenho sempre outros banais motivos no meu contacto, mas agora  só dá  VILA de SÃO PEDRO, como me dizia o técnico Miguel Machado.

terça-feira, 15 de março de 2016

um ano

"A comemoração dos 94 anos do P.C,P, foi esta tarde no Restaurante Cova, a noticia vem depois."






















Um ano passou sobre este encontro Estou orgulhoso de não ter enganado os meus camaradas.porque disse ao que ia...dizendo que não simpatizava com Fidel








segunda-feira, 14 de março de 2016

Se mais não conseguirmos...

Se por falta de capacidade ou engenho, o grupo que trabalha na iniciativa na Foz Mondego Rádio 99.1, e que são bastantes os residentes da Freguesia de São Pedro, quando nos programas entre 4 a 18 de Abril, não resultar, fica já uma garantia  que se justificou a aventura, por mim iniciada, é verdade, mas agora já a perder,ainda bem, no grupo qualquer influência ou mérito.
Depois das gravações, no passado sábado, é um encanto  por ai no facebook , escutar a Ana Margarida, a dizer os poemas do João Pita , fazendo recordar ao mundo, que num pequeno lugar á beirinha do Mar, vive gente que ama, canta, ri e sofre com vidas  trabalhosas e difíceis. Só por isto, já mereceu a pena, mas confio no bairrismo desta gente para levar a bom porto, o que ainda não saiu da sacristia, quanto mais do adro da Igreja,

Caros visitantes.

Se esta informação tem o sintoma da "vaidade"vou morrer encharcado na pior das hipocrisias, ao pedir-vos que façam uma visita ao Cova de Oiro, do João Pita, onde vão encontrar o que mais sagrado temos, as nossas origens sociais e culturais O Velho pescador do rio, ou a Varina, lindamente
interpretada pela Ana Margarida, entre outros textos, do João,fico  com a esperança que  a vossa visita, vos animará a sentir, ainda mais, o vosso bairrismo.
Estamos no inicio das gravações, muitas outras se vão consolidar e sempre em nome do povo covagalense e da sua cultura.A  partir do dia 4 a 18 de Abril, em antena 99.1, vamos levar aos ouvintes da Região Centro, os valores sociais e culturais das vossas gentes. 

sábado, 12 de março de 2016

As primeiras gravações na Foz Mondego Rádio 99.1



Vamos lá informar os covagalenses, do que se passa com as gravações, realizadas esta tarde com o apoio do técnico, Miguel Machado.  Ana Margarida, uma jovem com imenso jeito para o teatro, no qual  proporcionou já representações de relevo na Freguesia de São Pedro. Ao seu lado  João Pita, o autor dos textos da Ana Margarida. A Ana, gravou dois temas A Varina filha da nossa gente e o vento sopra sobre o mar, focando as realidades das suas gentes no dia a dia das suas vidas.
Na segunda fotografia. Manuel Traveira, do movimento cívico,S.O.S, Cabedelo, que abordou no seu texto, o grave problema da erosão das praias de São Pedro, Faltou o Pedro Cruz, mas ambos vão estar presentes no dia  8 de Abril, quando nos estúdios, se iniciar as 10 entrevistas , nos diversos temas sobre a Freguesia  de São Pedro Assim. 8-9-13-15- 16- de Abril 2016, as entrevistas em estúdio, com Sansão Coelho e Olímpio Fernandes.
Bom...Mas o que vamos fazer com estes temas, hoje gravados, onde também gravei dois textos do João Pita, entre outros ainda por gravar. Durante as duas semanas, com inicio a 4 de Abril, 2016, 9h,o responsável dos  programas, irá coordenar naquelas duas semanas, o que se relaciona com a Freguesia de São Pedro, emitindo os conteúdos gravados hoje e os que ainda faltam com outras colaborações
Desejo-.vos bom fim de semana.Voltarei com outras  informações da vossa terra, esperando desta vez, que entendam que muito trabalho há a fazer, mas devagar se vai,talvez,realizar o que deve ser feito na Radio local, da Figueira da Foz, com as colaborações na Freguesia de São Pedro, isto é,sair dos estúdios e ir ao encontro dos que vivem por dentro das colectividades.

Lindo e terno é este abraço que me dá imensa paz..


sexta-feira, 11 de março de 2016

Escrevemos sobre causas.

Serenidade  e uma pitada de bom senso, num individuo que tem o coração ao pé da boca, não é fácil de controlar. Apesar desse"vulcão" justifico que não devo envolver-me  em contas que não são do meu rosário, quanto á gestão da Foz Mondego Rádio 99.1. Alguém injetou um investimento, de calar um barbeiro, diria, popular.Seria um descarado abuso, quando reparo no trabalho de algumas pessoas, tentando resolver os problemas e relançar no próximo dia 1 de Abril (dia das mentiras) novos programas em antena, 99.1, pois sem esse empurrão não havia emissões para ninguém, daí, julgo eu, percebem a tal pitada de bom senso.
Se o coração se empanturra, então, a sensatez diz-me para me preocupar com a iniciativa de 4 a 18 de Abril, 2016. Tenho em mãos um menino a crescer todos os dias, sem saber do seu futuro, valendo-me das variadíssimas colaborações, porque continuo a pensar que um homem só se perde numa manhã de nevoeiro!
No  seu devido tempo, todas elas serão aqui citadas, pois somos um grupo sem pressas de glória, acabando por reconhecer que é o próprio grupo de covagalenses, o motor de toda esta iniciativa, resumindo-me a bitaites de ocasião para os motivar ao exito, que espero pertencer-lhes.
A minha ideia é transmitir, neste caso na Freguesia de São Pedro, o que de positivo tem a rádio local,da Figueira da Foz ao serviço da população(populações) dando voz a pessoas que fomentam o associativismo na localidade, quer no desporto, no teatro, nas danças e cantares, tratando também de um tema gravíssimo, a erosão das praias de São Pedro Para esta conversa de duas horas, com inicio no dia 8-4.2016, 21.23 horas, estão convidados, Pedro Cruz, Alerta Costeiro, Manuel Traveira, S.O:S Cabedelo, não sendo possível a presença do Sr Manuel Pata. A minha  visita a sua casa, a sua filha e eu também, considerámos a sua saúde muito debilitada,
Fico por aqui com estes reduzidos pormenores, muitos outros terão aqui o devido esclarecimento publico, pois é disso que se trata esta iniciativa na Freguesia de São Pedro.
Abraço e respeito pelas vossas visitas, que são ás dezenas, o que me orgulha e solidifica a minha responsabilidade neste cantinho democrático, pois então..
Vou publicar mais um artigo de opinião, vinculada ao regime de Cuba, mas isso só revela que não tenho a trafulhice da censura, vão ler e retirar as vossas opiniões.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Todos temos um argueiro.

As Beiras e o Diário de Coimbra, privilegiaram-me ao publicar o meu momento de reflexão, quanto ao argueiro que todos temos, uns mais do que outros, como se compreende, assumindo-o num momento de ajuste de contas com a minha consciência.
Precisei de  esmiuçar-me  em auto-analise nas expressões e ideias menos conseguidas, sem que essa teoria me sirva de consolo, para atingir a meta da perfeição do pensar e dizer, em tão prosaica fantasia do umbigo, a rebentar do seu orifício. Se melhor penso, é no caldo dos contraditórios, que se ajustam os meus e os vossos critérios, por exemplo, sobre uma causa publica, como é a Foz do Mondego 99.1
Sou  dos que pensam que a criatividade das discussões, sobre qualquer tema, devem ter uma margem
de expectativas, no  direito á opinião livre e de cada um, sobretudo no que se revela no colectivo das causas. Assumindo o meu argueiro, porque nele tenho os meus defeitos, apontados ao meu vizinho,confesso-vos as minhas dificuldades, embora haja boa vontade em acertar o meu caminhar, cada vez com duvidas e algumas certezas.As vossas criticas são necessárias, desde que intencionadas em melhorar esta iniciativa, que é levar a rádio, ás pessoas da Freguesia de São Pedro,Gentes que são o motor das actividades locais, mas eu volto ao assunto com tempo.Abraço e respeito, é o meu voto, porque não sendo nada de especial este projecto, dá-me água pela barba.




Tenho duvidas, algumas duvidas...

Pela responsabilidade, como entendo as vossas visitas, com números que me obrigam a respeitar-vos, tenho duvidas, algumas duvidas, que o novo projecto da Foz Mondego Rádio 99.1 vá suportar os seus custos de manutenção, a curto tempo de emissões.
Logo mais, não entrando ou metendo o nariz, onde não devo, vou mais uma vez manifestar.vos a minha opinião, sobre as visíveis dificuldades, onde os carolas, meteram as suas férias prolongadas Até já

quarta-feira, 9 de março de 2016

A colaboração inestimável de João Pita. Dei-lhe o texto e eis o resultado.

Apesar das excelentes colaborações, todas elas serão aqui reconhecidas. Ás  vezes penso na Andreia Gouveia. De  boa vontade ao convidar-me para um bitaite na rádio, acabou por me trazer de novo, este vicio que estava adormecido no envelhecimento dos anos.Sendo certo que assumo a dianteira da iniciativa, o que seria de mim, sem  estas  ajudas?
A Foz Mondego Rádio 99.1 vai de novo iniciar no próximo de 1 de Abril 2016, um novo ciclo de programas, os quais estão rodeados das maiores dificuldade, que me levam a supor, que só colaborações dedicadas e pontualmente sérias, podem de novo recolocar o estimulo nos ouvintes para sintonizarem o que eu entendo como serviço de Rádio local, a cidade e as freguesias..
Se a modéstia a mais traz água no bico, então vou dizer-vos...Ao apresentar este projecto aos meus "patrões" logo me propuseram que seria o ideal para outras freguesias.Pois bem. Á meses, no minimo não recebo os custos das despesas, como vou eu para as freguesias com esta iniciativa?
Ainda ontem paguei 40 euros de fotocopias! Eu sei que desta vez  trabalho com gente séria, mas ´só quem está por dentro das dificuldades, é que as pode avaliar. Os cabelos e as barbas, não podem nem devem pagar tudo isto.Devo-vos caros visitantes a minha lealdade, Só  assim e com o coração ao pé da boca, me sinto realizado ao reconhecer o vosso apoio, também.
O programa está feito e os convidados mostraram.se  colaborantes. A Dra, Gracinda Antunes, da Farmácia da Gala, todos os dias me dá uns "estimulantes" e eu arranjo forças e vou caminhando até ao dia 4 de Abril. logo pela manhã, vou sentir-me feliz pela vossa terra, quando ouvir a Sônia Pinto,  a cantar um poema do João Pita, sobre as vossas (minhas ) gentes do mar, Fico por aqui, enviando-vos o abraço, de quem acredita no trabalho das coisas e na solidariedade, Eu volto sempre com as minhas informações, até lá...

terça-feira, 8 de março de 2016

O mar Egeu...

Sempre que leio nos jornais e vejo na televisão, as tragédias no mar Egeu, recordo a sorte que tive  nos bons momentos que ali passei, aquando da travessia, entre a Ilha de Koz e a Turquia, num passeio de boa memória, O mar Egeu, para uns a festa e para outros o sofrimento e a morte, uma realidade de que não  posso alhear-me.

Sem as miseráveis falsas modéstias




Reconheço hoje que nunca fui um profissional, como foram os meus saudosos mestres e patrões, recordando-os em homenagem com estes trabalhos! Foram grandes de mais na profissão, Nunca precisaram de inferiorizar os seus 15 funcionários. Um dia um colega meu, o Luis, fez um trabalho diferente, O mestre Casimiro, abeirou-se do trabalho e deu-lhe os parabéns e força, tudo isto na,Rua Nova do Almada, no Chiado,1962! Recordei-os esta noite,  curvando-me em sua memória e a minha gratidão pela nobreza do seu enorme profissionalismo
Clientes e modelos.Rafael e Micael.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Um belo recanto da Cova Gala.


A nossa terra é linda, a nossa terra é linda...

Recordo-vos a excelente Sônia Pinto, no espetáculo das mulheres da Beira Mar,
Sempre que terminou a sua actuação a simpática e bairrista jovem, exclamava em elevada voz aquela frase em título, recebendo o que merecia, as palmas da assistência.
Eu que estou de passagem, senti a sua alegria, como se fosse minha, pois é com estas jovens e outras gentes que se escreve a história popular da Vila de São Pedro

É só futebol, irra...

No domingo, depois das 22horas, eu e a minha mulher, pretendíamos um programa televisivo, de acordo com os nossos gostos, Um filme ou teatro, só dava a gritaria dos comentadores do futebol, em doses de empanturrar um homem que gosta de futebol, é verdade, mas o que é de mais, não pode ter a meia virtude..
Agora, vamos á soberba dos benfiquistas, vaticínios em alta, esquecendo-se as voltas que a vida dá sobre os acontecimentos de todos os dias, então no futebol, é o momento.. Felizmente,assim como muitos outros cidadãos, vou tendo outras motivações que me prendem, a começar já hoje com o meu amigo João Pita, os preparativos para as duas semanas, de 4 a 18 de Abril, 2016, na Foz Mondego Rádio 99.1.Um sonho e um projecto, o qual me preocupa imenso, sabendo desde já o apoio do meu amigo Sansão Coelho, nos estúdios, nas entrevistas aos vários convidados, dedicados ao associativismo da Freguesia de São Pedro.
Pelo respeito que julgo público, aos visitantes deste espaço, nada ficará sonegado numa gaveta, prometendo a melhor transparência e reconhecimento a todas as colaborações desta iniciativa, porque esta toleima de pensar que só, sou capaz de por de pé este modesto programa, seria um doido varrido.
Vamos ao trabalho e com a certeza de que apresentaremos os resultados razoáveis, ó coisa menos do que isso, sendo de todo necessária a dedicação das pessoas envolvidas.
Quanto ao visitante adepto do Porto, não perca a esperança na bola redonda, a qual gostamos de a ver rolar, mas não é tudo na vida Boa semana de trabalho, infelizmente não é para todos.

domingo, 6 de março de 2016

Apostei no empate e a vitória sorriu.

Antes dos jogos, disparamos as mais variadas opiniões sobre o resultado, então num Sporting. Benfica, já se sabe que a paixão domina o bom senso de cada um e o meu também,
Claro que foi fantástico o golito marcado.Porém, aquela segunda parte, bola na trave, a baliza aberta, o caudal ofensivo do Sporting, parecia que o empate estava ali á bota de semear, o que felizmente não aconteceu, porque lá esteve a magia do imprevisível num jogo de futebol.
Bom domingo para vermelhos e verdes, continuando a pensar, que não devo rir-me de quem chora.

sábado, 5 de março de 2016

Será que esta Visão não é para todos?

Não tenho pressa em morrer. Ainda tenho muitos sonhos para realizar e vou consegui-los com a colaboração de pessoas dedicadas á Freguesia de São Pedro, mas isso é outra causa, que vem aí...
Este tema é meu e não o vou partilhar com nenhum estimado visitante, quero dizer, assumo o que escrevo,  ou também as conversas que tenho sobre tão delicada questão, só pode ser da minha total responsabilidade. Não deixo no ar a minha duvida sobre a minha  opção. mas sim os meus propósitos, porque ninguém tem o direito de matar ninguém, eu volto porque não enfio a cabeça na areia, sobre o assunto.

Pois...

Até parece que não sou, de facto...
Mas sou benfiquista desde os meus 8 anos de idade, quando a minha Mãe ( a saudosa Mãe), me autorizada a ir á taberna do Ti João, para ouvir o relato do Benfica, que nessa longínqua tarde perdeu em Braga por 1-0, Até posso saber o ano certinho e direitinho.
O rádio era alimentado por uma bateria, pois no lugar da Barca, a eletricidade , só volvidos muitos anos, iluminou o meu cantinho, já eu tinha vindo para Figueira da Foz.
Serve apenas, meu caro anonimo, para lhe confirmar o meu vermelhão de chama imensa,. Daí  perceber que ganhar em Alvalade, vai ser muito difícil, é outra coisa do jogo jogado, então sim, a sua leitura me abrirá as pestanas, quando se sabe que é o seu desenvolvimento, que nos elucida a tendencia do resultado .
Um jogo de futebol entre o Benfica -Sporting, aos quais  assistia na década de 60, é como uma melancia, só se saboreia a sua doçura ou não, depois de cortada ao meio, aí sim, até as sementes podem dar outras saborosas melancias.
Agora sim, Volto  ao assunto mais tarde, porquanto  não é de todo o que mais me preocupa, porque ser benfiquista, é ser respeitador do valor do adversário, empatar era um bom resultado, ganhar, então, não tenha  duvida, um gosto de fim de semana.
Até lá e com saúde.


sexta-feira, 4 de março de 2016

Perder os dois?

Ai está um comentário original, se por enquanto não temos apostas para o gênero, agora apresentado pelo anonimo, que pretende sol na eira e chuva no nabal. Valha-nos  a sua matemática, sem que para o efeito, tenha sido escrita pelo alto da burra, quando sabe que vaticínios são vaticínios. Bom jogo e que o Benfica, venha a empatar o jogo, porque o entendo de elevado risco.
Bom fim de semana.

O empate era um bom resultado.

O Benfica joga amanhã o seu destino no campeonato, um  arriscado resultado, se perde com o forte Sporting, lá vai o sonho, o que para mim não representa nenhuma fatalidade, apenas e só a trivialidade de um jogo de futebol, Numa sociedade doente e que não cuidou uma  grande parte dos valores de Abril, é verificar os crimes de sangue, entre os outros dos Damásios (só ele?) um jogo de futebol entre o Benfica e o Sporting, não passa de uma partida de entre duas boas equipes, com o  resultado 1-X, quanto ao meu vaticínio.
Claro que gostava que o Benfica, empatasse, pelo menos, mas se perder, o que eu vou ganhar é a certeza que não passou disso mesmo, de  um jogo de futebol, entre duas colectividades de prestigio no pais, cujo fanatismo de muitos, se perde em reduzidos raciocínios sobre uma partida de futebol.
Tenham sim, um bom fim de semana, seja qual for o resultado, Eu  vou fazer por tal tranquilidade, se no resto a cada um pertence.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Do pouco que me resta..

O que me resta ainda, neste vendaval da vida  de todos os dias, neste corre-corre necessário e compulsivo do dia a dia, é perceber que a gratidão me anima na caminhada por  avenidas e ruelas,com gentes de todas as idades e com as mesmas virtudes e defeitos, quanto eu teimo em subsistir. A gratidão é pois no meu conceito, um" alimento," quando verifico o numero  de  visitantes a um espaço humanizado e respeitador dos que não pensam como eu penso e cada vez mais  responsável, quanto frontal e solidário.Orgulhoso sim, convencido nunca, procuro partilhar a vida, comunicando-a, do meu jeito popular, reconhecendo o vosso estimulo.

O meu camarada e amigo de longos anos, o Manel, (Porto) até nas fotografias publicadas, sente o nosso povo.

Rebento de injustiça se não vos falar das meninas de Dina Matias.


Ao longo da minha vida conheci animadores/as culturais que me deixaram preso á humildade dos seus exemplos no colectivo das causas populares. Descobri agora na Cova Gala e depois de 30 anos dedicados á sua terra, a Dina Matias, trazendo-vos duas fotografias das suas meninas que a respeitam e a estimam, porque motivadas e ensaiadas pela sua arte.
Estas pessoas, que não precisam dos meus louvores, eu é que preciso delas para me situar na minha modesta  partilha destes exemplos, deviam ser agraciadas com a medalha de mérito local, pelo Sr Cavaco Silva, em vez do costureiro da sua mulher.
Dina Matias, entre outras pessoas, claro,fazem a história cultural/ popular da Freguesia de São Pedro, recriando-lhe os seus valores nas danças e nas cantigas das suas gentes, também na poesia. como aconteceu com o belo espectaculo com as Mulheres da Beira Mar, no domingo passado.
As minhas meninas estão cansadas, façam o favor de se sentar no chão, disse Dina Matias, escutando-se uma prolongada salva de palmas, onde se sentou também no chão a beleza das coisas simples.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Argueiros, todos os temos...

Hoje deu-me para avaliar em auto-analise as expressões depreciativas que muitas vezes uso. Sim, infelizmente assim é, ou julgam que sou perfeito? Não, não sou um santo, daqueles que com  alegria lavam os pés dos seus semelhantes... Para isso é preciso ser-se muito rico de humildade, e estar para além dos preconceitos que nos servem de prisão.
Áh não...eu lavo-me de vez em quando, mas solto transpiração com facilidade. O corpo fica limpo, mas o espirito como não tem volume palpável, é imune há higiene convencional. Que pena! Tão bom seria que ao olhar a água suja que rapidamente se escoa pelo rálo, eu estivesse certo que nela em mistura igual se iam todas as impurezas de corpo mas também as do espirito, com as  minhas expressões depreciativas, em dias menos bons.
Mas não! E é difícil o desapêgo, embora haja boa vontade. E assim vou vivendo com os meus erros, as minhas fraquezas, quiçá os meus ideais, e nem reparo, porquanto não raro aponto o defeito ao outro, e não consigo olhar os meus, o tal argueiro que  só vejo no olho do visinho, e embora o tendo também não o sinto em mim.
Um dia destes, ao falar com a minha mulher de coisas que nos preocupam, tomei como paralelo ao ponto em questão, a máxima do argueiro que ninguém vê no seu olho, e que neste caso me referia a mim próprio, admitindo-me igual aos que não querem ver os seus argueiros; ela perdeu a paciência com a minha dissertação muita vez repetida, e atirou: então tenta melhorar, e se não fores capaz procura alguém que te ouça - olha vai apoquentar um psicólogo. 

Taça e pincel em prata,Uma peça no museu do meu colega J.Pinto

terça-feira, 1 de março de 2016

Micael. Cova Gala




Um corte com 4 versões de penteados.Claro que os estimados visitantes não notam os pormenores, nem a tanto são obrigados. No facebook, temos contactos profissionais, desde a Figueira, Santana, Porto, Braga, Guimarães, Lisboa, Museu do barbeiro-cabeleireiro, então sim: vou fazer um teste aos diferentes arranjos, e alterações nos penteados, porque parecendo iguais, não me perece que o sejam.

O neoliberalismo causa obesidade só que no comunismo é que não.

O diabo seja burro de carga, se faço figas ou embirro com estas opiniões que se chocam no fio da navalha, porque ambas implicam o extremismo das boas causas sociais, onde o pé rapado mergulha no seu desespero para sobreviver, entre  duas bestialidades, aqui sim, tenho a minha opinião e que opinião desumana sobre tais realidades sociais
Se a médica dra. Isabel do Carmo, tem sua razão, pois que a tenha, face a um passado de resistência contra o fascismo, já o Sr João Coutinho, culto articulista, ao responder-lhe...só o comunismo é que não tem obesidade, permitiu-me pensar  entre ambos com as suas razões de sobra em factos relevantes e históricos.
Do neoliberalismo que potencia a opinião da Sra. Dra Isabel do Carmo, já todos sabemos o seu egoismo e obesidade, só que o Sr João Coutinho, não se ficou com mais aquelas e vai de lhe responder que a dieta do comunismo, deixou na União Soviética, na década de 1930, as ossadas do povo. por terem exagerado na dieta do regime.
O diabo  seja então burro de carga, para levar nos seirões a comida que os bruta -montes lançam para o lixo, o capitalismo selvagem, é isso mesmo. O que deviam era distribuir nas ossadas do comunismo, o que se pretende na melhor  formosura, nestes regimes com dietas especiais para gordos e magros, o que não sou capaz é de ir á "missa" com estas indignidades sociais, onde uns são filhos e outros intrusos enteados.