domingo, 9 de junho de 2013

Se Mao Tsé Tung"ressuscitásse" excomungava os seus camaradas

Eu tive e todos tem na sua ingénua juventude ( julgo eu) os sonhos da época dourada, cândida, e feliz. O pior ou o melhor da transformação do pensamento,é quando nos cai em cima a experiência e a realidade da vida dura de roer; então aí já não há sonhos que nos valham.Eu tive muitos, uns conquistei-os, outros nem tanto. Mas aquele sonho de uma sociedade equilibrada e justa, que me assaltou quando vi a estreita cama de ferro de Mao Tsé Tung, numa fotografia, e algumas palavras adequadas acerca do fundador do partido comunista chinês acontecido em 1921. Na minha ingenuidade e alguma ignorância, eu pensei; agora sim, eis o homem redentor, que vivendo na modéstia de hábitos os transmitirá ao seu povo, criando assim um tratamento equilibrado para todos, longe das terríveis desigualdades que tantas tristezas acarretam. Acabou por ditar as suas ordens perto de três décadas, foi bom e mau, terrível para os seus opositores. (o que é reprovável) Afinal tudo há boa maneira Salazarista e Pinochada, e Americana também, ninguém entre eles,ficará com o epíteto de bondoso... Caiu assim um tanto por terra a minha esperança, e decerto a de muitos dos povos que neles confiaram.
Sempre fá-lo assim, por isso todos sabem do meu modo de sentir, pois reduzir uma pessoa á condição de objecto, e infligindo-lhe sofrimentos de todas as formas, é um dos crimes mais repugnantes que a humanidade conhece. Por cá é a miséria a alastrar, e os nossos politicos sem mostrarem soluções, ao menos para travar esta desgraça. Mas não quero falar disso hoje.
Os regimes comunistas, que considero iguais ou piores do que tivemos durante 40 anos, não vão há bola com o futebol, e aqui sou honesto em reconhecer o mérito desportivo dos chineses, que só nos jogos Olímpicos de 2012 arrecadaram 88 medalhas, enquanto nós portugueses, que somos mesmo pequenotes, em toda a nossa história só conseguimos 23!

Mas a China de hoje não é mais o mito de Mao Tsé Tung, o poeta e visionário, o tal que dormia numa estreita cama de ferro, e que eu logo fiquei a admirar na minha ingénua juventude. Hoje são as fortunas chinesas que apoiam o desporto, neste enorme país. Nomeadamente são mais de 12 treinadores estrangeiros bem pagos, e um deles é o nosso conhecido, o Sr Sven Eriksson.Afinal; gostava imenso de saber realizadas as minhas razões, concretizados os meus ideais de sempre,em que os homens, mulheres, velhos e novos, as crianças, e até também as etnias, todos vivessem felizes, sem sofrimento, longe das frias ditaduras e das suas ganâncias impiedosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!