domingo, 5 de junho de 2011

O povo pede pelas ruas para manter as suas tradições.

As festas de S.Pedro na Cova Gala tem um longa tradição nas gentes do mar.Com mais ou menos dificuldades ,os festejos realizam-se com a carolice de uma comissão de voluntários, que em cada ano e no final da procissão, é convidada a tomar posse do pendão,estandarte ou bandeira,como se entender.
daí surge então a nova comissão para o ano seguinte que inicia logo o trabalho na organização dos festejos.
Organizam as mais variaadas iniciativas para apoiar a grande festa a S.Pedro, que foi o primeiro papa da Igreja Católica,tambem pescador e empresário, mas ficou na hustória da Igreja, como o"pescador de homens" em verdade um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.
A igreja de S.Pedro na Cova Gala ,é um templo radioso de simplicadade e é ali que os crentes da terra se reunem para testemunhar a sua fé,trazendo para as ruas em procissão o santo padroeiro dos pescadores da Cova Gala.
A foto mostra alguns dos festeiros, de porta em porta,angariando fundos para manter viva a festa neste mês de Junho e dos Santos Populares.

2 comentários:

  1. Bem haja por demonstrar interesse pelas tradições da nossa terra,divulgando e mostrando que a chama continua acesa para continuar...
    A Festa em honra de São Pedro,é o evento mais importante e antigo destas gentes e deste lugar...de que também sou.
    Está agarrado à nossa raíz,mostra o caminho que já percorremos e o termos orgulho de sermos o que somos e as origens que evidenciamos...

    ResponderExcluir
  2. Caro Sr. João Catavento.
    Sei que acredita que os meus afectos por estas gentes da sua terra,não é só uma atitude comercial, mas de todo as emoções de quem é do povo e nele se situa na compreenção de me sentir tão proximo.Em Montemor fui assim e ainda hoje volto para cheirar a terra e o meu passado e que leveza,revolver as memórias e a nostalgia.A Cova Gala é a continuidade deste meu mundo inquieto e que só é feliz, vivendo e participando em marcha com as suas gentes.Que bom sentir esta disponibilidade.Por fim digo-lhe com humildade que não faço mais do que o meu dever,ora estando nas alegrias e nas tristezas com estas gentes que são suas e das quais me tenho aproveitado no melhor sentido.Cordialmente Olimpio Fernandes

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!