quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

ENTRE MAR E RIO, O LIVRO SOBRE A FREGUESIA DE SÃO PEDRO, VAI A CAMINHO DO MUSEU STLICOUP, SEDIADO NO PORTO.

É uma pesquisa e recolha etnográfica das gentes do mar da Cova Gala, uma edição
da junta de Freguesia de São Pedro, Figueira da Foz, editada em 2009, que mergulha no âmago das suas gentes, perpetuando-se agora no museu Stilcoup, do meu colega e amigo Manuel  Santos, por razões de  colaboração e apoio a iniciativas realizadas na Cova Gala.
Se o livro de 4oo páginas é um repositório da história sobre a freguesia de São Pedro, também outra história  acontece no Museu Stilcoup, que vincula no tempo  uma profissão feita por cabeleireiros, numa área profissionalizada  de senhoras e homens.
É pois nesta sequência de iniciativas que a Stilcoup ficará para sempre ligada á freguesia de São Pedro, com importantes patrocínios ao primeiro festival de penteados, realizado em 2009, na Cova Gala, trazendo ainda do Porto, o Clube Artístico, numa jornada que não teve continuidade, pelos elevados custos de realização e as respectivas distancias entre o Porto e a Freguesia de São Pedro
Também no passado dia 14 de Dezembro 2013,  no evento solidário com o Grupo Desportivo da Cova Gala, a Stilcoup enviou dois grandes caixotes com imensas prendas para os participantes  da festa na Mocidade Covense, valorizando a simpatia e a gratidão dos que colaboraram gratuitamente naquele evento e que foram dezenas de pessoas.
Recordamos por ultimo o grande festival em 2012, realizado no Casino da Figueira da Foz, que só foi possível porque a Stilcoup, mais uma vez patrocinou o encontro dos cabeleireiros, tendo-se reatado um Festival de enorme prestigio no passado na Figueira da Foz.
Depois de ter tido uma conversa com o Tó Samuel, acutal presidente da junta da freguesia de São Pedro, e por mim explicadas estas colaborações da Stilcoup na Cova Gala e na Figueira da Foz,o Tó Samuel não viu nesta minha pretenção de perpetuar Mar e Rio, no museu Stilcoup,” qualquer tipo de favor,” mas siim o sentido responsável de reconhecermos com gratidão os apoios que são cada vez mais difíceis de encontrar para qualquer tipo de iniciativas  seja no que for, entendendo que a minha sugestão, seria completada com uma carta escrita pelo autarca que acompanhou os materiais a expor no Museu Stilcoup.
Além do livro, seguiram programas dos eventos , fotografias da Cova Gala,cartas, taças, que serão colocadas numa vitrine do museu e que a classe visitará e terá conhecimento destes eventos na freguesia de São Pedro.Também  um dia visitarei este espólio com  orgulho das missões assumidas, porque a frase é velha e absolutamnete verdadeira, os homens passam e as Instituições ficam.

6 comentários:

  1. Lá está o meu amigo outra vez a por-de a jeito.
    Vcê continua a dar-lhe com a povoação que não existe a cova gala.
    São Pedro é uma vila e freguesia portuguesa do concelho da Figueira da Foz, com 7,01 km² de área e 2 910 habitantes (2011). Densidade: 415,1 hab/km².
    Foi elevada a vila em 12 de Junho de 2009.1

    A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, a elevação de 22 povoações a vilas e a criação de cinco cidades, numa votação que foi seguida por várias dezenas de populares, a partir das galerias do Parlamento.
    Foram elevadas a cidade as localidades de Valença (Viana do Castelo), Senhora da Hora (Matosinhos), S. Pedro do Sul (sede do concelho), Samora Correia (Benavente) e Borba (Évora).
    Entre as localidades que passaram á categoria de Vila o distrito de Coimbra viu subir a vila as localidades de S. Pedro, Marinha das Ondas, Lavos e Tavarede, todas no município da Figueira da Foz.
    Saudações amigas.

    ResponderExcluir
  2. Ó Sr. Olimpio desculpe lá mas tambem digo se está a mandar fotos para os srs e lhes diz que são da cova gala está a enganar os srs. porque esse sitio não esiste porque não lhes diz que são fotografias da vila de São Pedro?

    ResponderExcluir
  3. Os nomes Cova e Gala existem e sempre existirão,são a essência da nossa existência,Covagalenses que somos e assim somos conhecidos,o resto é treta,os verdadeiros naturais de cá gostam e querem ser apelidados assim.- João Pereira.

    ResponderExcluir
  4. Amigo joao pereira estou totalmente de acordo consigo existe a cova e existe a gala o que nao existe é a povoação da cova gala .
    chamar --povoação da -cova gala- é enganar as pessoas.
    O que existe é o clube cova gala.
    Podem dizer o que quiserem gostem ou nao gostem mas a verdade é que oficialmente a povoaçao -cova gala-não existe.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. A cova e a gala existiram sempre mas tambem estou de acordo com o anonimo das 17.01 a povoaçao da ---COVA GALA --não existe o que existe é o clube cova gala.

    ResponderExcluir
  6. Amigo olimpio o livro chama-se :vila de S.Pedro.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!