Não vou falar-vos do extraordinário percurso desportivo na natação da Figueira da Foz e a nível Nacional. Surgiu-me esse notável currículo, com o pai Edmundo Barrué e o Sr. Joaquim de Sousa, depois de uma pesquisa no Google, onde escrevi, caso os visitantes estejam interessados em recordar a grande nadadora figueirense. Basta só o nome Isabel Barrué, Figueira da Foz. Os motivos que me trazem com esta minha visita à Residencial Sênior, em Tavarede, justifica o modo como compreendo a vida e o respeito por ela, sem outro tipo de intenções, que não sejam, isso mesmo, a vida de todos nós em passagem demasiado curta e retirando dela o espirito que me anima e as grandes surpresas, que me tornam humilde e atento a valores que merecem ser sentidos e vividos.
Isabel Barrué, 1957/58, na rua da Liberdade, Bairros Novo, quase em frente á farmácia Gaspar.A jovem nadadora, habitava com os pais, num andar, cuja porta de entrada e saída, se situava ao lado da Barbearia Evangelista, onde eu trabalhava com mais 3 colegas.A jovem campeã de natação, passava a correr, de saco ás costas, com destino à Piscina Praia, do grande empreendedor o sr Augusto Silva, saudando os barbeiros, com o seu bom dia ou boa tarde.
Muitos anos depois do meu regresso à Figueira da Foz, já como cabeleireiro de senhoras, também no Bairro Novo, a Sra: Isabel Barrué,fez o favor de ser minha cliente, onde de novo se revelou a nossa cordialidade e boa vontade de nos respeitarmos.
Não se alterou nas finanças , em Buarcos, quando pagava os meus impostos, por vezes recordando com a Sra. Isabel Barrué, umas breves palavras sobre o tempo tão rápido e justo, visto que nos é proposto para o vivermos o melhor que a vida o permite.
Um dia destes, a montemorense Madalena, uma cliente desse distante tempo e porque sabia da minha simpatia pela Sra Isabel Barrué, disse-me.. Sabe quem está na Residencial Sênior, em Tavarede?
Não, não sei. A sua cliente Isabel Barrué.Fui visitá-la já não me conhecia, mas disse-lhe quem era, o barbeiro, cabeleireiro, pagador de impostos em Buarcos. Sorriu muito e apertou-me uma das mãos com força, perguntando-lhe...
Alguém do Ginásio, já a visitou ? Foi tudo à tanto tempo, Olimpo, confidenciou-me.
O Ginásio Figueirense, tem grandes figuras de homens solidários no seu passado e no presente, uma palavrinha, um sorriso, um aperto de mão. Ò meu Deus, que bom para idosos esquecidos no tempo e na vida, façam essa visita porque só assim podemos ser felizes em nós para com os que nos rodeiam.
927945516 233 413218 920484382 233 42518
Isabel Barrué tem sido sempre convidada pelo Ginásio sempre que há celebrações/comemorações ligadas à Natação.
ResponderExcluirFoi um marco importante, embora, felizmente, outros lhe tenham sucedido.
Melhores cumprimentos
Joaquim Moreira