terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Presépio em Montemor

Presépios em movimento são momentos de espiritualidade.Na antiquissíma igreja da Misericórdia de Montemor-o-Velho, e com a iniciativa da Junta de Freguesia, está patente às populações das terras de Montemor entre as 9 e as 19 horas, diáriamente, um presépio que encanta os visitantes.O Castelo é o pano de fundo onde não falta a porta central,ora abrindo e fechando, bastando pisar um estrado para surgir a sua interessante movimentação. Estas tradições antigas acentuam a religiosidade e simbolismos da quadra natalícia.Por outro lado e avivando na memória de todos o modo de vida das gentes do Baixo Mondego,o elemento água, lá estão os pescadores do rio, os moinhos, figuras que contam histórias antigas.A espera dos Reis Magos vai acontecer a 5 de Janeiro de 2009 com a concentração no Largo Souto Mayor,pelas 20 horas,percorrendo depois a Praça da República,Rua dr. José Galvão,Largo dos Anjos,Rua Fernão Mendes Pinto,Rua José de Nápoles,termina junto do presépio. Agradece-se à comunidade a oferta de bolo-rei ou filhós, não faltará o café quente. Vamos participar e reviver a tradição!

2 comentários:

  1. Olá, estou a começar a ler e desde o começo que estou a ficar maravilhado, vou levar algum tempo a ler estas belas noticias que se diz ser de Montemor meu conselho e freguesia.assim como todas as outras actividades.Parabens amigo..


    A.Neto

    ResponderExcluir
  2. Olá.estou a começar a ler o seu blog e desde já acho importante o pouco que já li, basta ter lido artigos de montemor Concelho e Freguesia a que pertenço assim como outros artigos. Parabens e até breve...


    A.Neto

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!