terça-feira, 28 de julho de 2009

O êxito do Festival foi de todos.


O Êxito do Festival de Penteados foi de todos.
Nada mais deprimente para mim seria dizer palavras ou ter pensamentos que
levassem mensagens de falsidade,isto é,expondo manifestações que fôssem negação da verdade. Por isso,agora de madrugada e na paz que eu conquistei,venho confessar-vos que o êxito do Festival se deveu também e muito, aos cabeleireiros,que colaboraram; aos meus colegas do Porto e do Clube Artistico,ao Manel da Stilcoup,ao apoio da Junta de Freguesia da Cova Gala,ás funcionárias,aos dois trabalhadores da logistica,ao Diário de Coimba e Beiras,Voz da Figueira,os blogues,ao casal de pescadores que se vestiu à maneira tradicional,a tantos! Á Graça e à Silvana, ao Sr Grilo,com a sua calma,enquanto o Olímpio fervia por todos os lados.É excelente para as minhas dificuldades,sentir este prazer da gratidão e do reconhecimento,porque sem estes apoios ,eu teria sido um quase zero à esquerda,apesar do meu empenhamento;e modéstia aparte dando tudo o que podia,inclusive sentindo as alterações emocionais que este tipo de trabalho me transmitiu no dia a dia.Tambem não esqueci de em palco agradecer ao povo da Cova Gala,o modo como tenho sido tratado na freguesia,sentindo durante o Festival e à minha volta,a cordialidade das pessoas para comigo,daí a tal felicidade de me sentir verdadeiro com o mundo que me rodeia.Já me esquecia dos meus modelos "valentes,coitados," que me aturaram! Mas boa foi a alegria de subir ao palco com o meu neto Gabriel.Meu Deus,só por isto mereceu a pena tanto trabalho. A criança passou uma tarde feliz na companhia dos Pais com aquela multidão. O meu amigo João sem abrigo,tambem apareceu,pois o almoço no Parque das merendas,esteve no seu programa durante a semana,perguntando-me todos os dias se podia ir almoçar com os cabeleireiros,e foi ;cantou o fado,de certo já com o seu copito.Não gosto de dar lições de moralice a ninguém,mas parece-me que a vida é mais bela se estas pessoas que vivem marginalizadas,conviverem com toda a comunidade, minimisa-se a diferença por de mais evidente,para com estes desprotegidos da sorte e de juizo,como é o caso do João.Fico só a pensar se apesar de toda esta minha peocupação de reconhecimento,não terei cometido algum êrro de omissão,mas se aconteceu ficam já as minhas desculpas.Devo uma palavra à Alexandra,das Regalheiras de Lavos; foi impedida de participar porque a sua menina foi internada de urgência no Hospital, recordei-a em palco;posteriormente vai receber o certificado e a prenda da Stilcoup,mas sentimos a sua falta.Por fim um comentário"a mim" dirijido... um colega barbeiro que eu sei respeitar,disse-me - ó Olímpio - o colega já não tem idade para estas coisas! Ele é de longe mais novo e não foi ao Festival, certamente não aprecia,não o censuro... eu sei que hei-de parar,mas até lá serei sempre a favor da moda,da novidade,da beleza,da arte de renovar! Sou feliz assim,sinto-me compensado,a malta da pesada procura-me,exige cortes diferentes modernos,continuo a realizar-me apesar dos meus quase 70 anos .No Festival tive 6 jovens,pessoas que escolhem e sabem o que querem.Também quero referir os clientes mais velhos,os que usam o corte clásico,e são muitos e amigos até. Foram ver a "festa" e gostaram. Ainda em geito de recordação,quando visitava Paris e mesmo em Portugal,vi cabeleireiros já na casa dos 80 anos a apresentar o que se ia usar em cada estação,sempre atentos à moda,tanto na mulher,como no homem;estes sim são a verdadeira escola dos cabeleireiros.Voltarei ou voltaremos com outros projectos inovadores,mas para já aquele abraço de solidariedade a todos que trabalharam para o bom nome do 1º Festival de Moda de Penteado da Cova Gala.

4 comentários:

  1. Parabens sr. Olimpio!

    O sr.faz-me lembrar o meu pai e sabe porquê?
    Porque o meu pai era um super herói.

    Cresci admirando-o, buscando apoio nas coisas que eu queria fazer. Ele sempre foi um amigo presente, sempre me deu liberdade nas minhas escolhas, nunca me censurou, me ensinou as lições mais belas, fez eu acreditar na minha força, mostrou o quanto vale a pena a vida.

    Admiro seu bom humor, seu carinho, seu jeito espontâneo, sua generosidade. "Você é forte".

    O Festival foi um exito, graças a si! A sua genica, fáz mover montanhas.Adorei participar consigo neste evento.
    Foi muito cansativo, mas gratificante poder vê-lo em palco com o seu netinho Gabriel, contagiando toda a gente com a sua felicidade!

    Bem haja.
    Silvana Grilo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo êxito.
    A minha missão de jornalista obrigou-me a outro compromisso (reportagem do Naval-União de Leiria) sensivelmente à mesma hora (11 horas), no Estádio Municipal.
    Prossiga com o seu entusiasmo. A juventude não tem idade.
    Aníbal

    ResponderExcluir
  3. Obrigado amigo Olímpio!Só não estive presente, como já é de seu conhecimento,e com imensa pena minha por motivos de força maior! Mas não queria deixar de expressar a minha admiração pela sua juventude,coragem,e dedicação pela profição que abraçou! Força meu amigo!
    A freguesia de São Pedro precisa de pessoas assim!

    Um grande abraço:

    António Querido

    ResponderExcluir
  4. Caro Sr. Olímpio Fernandes.

    Estou a contactá-lo da parte do Jornal dos Profissionais de Cabeleireiro. Gostariamos de publicar uma notícia acerca do Festival.
    Logo que possa, entre em contacto connosco através do e-mail: info@cabelosonline.com.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!