terça-feira, 27 de abril de 2010

25 de Abril 36 anos depois

Era domingo e seguia da Figueira para Leça da Palmeira onde iriia decorrer a Expocosmética,certame ligado à minha profissão,e ao qual gosto de comparecer.De igual modo é do meu agrado viajar bastante cêdo,se possível assistir ao alvorecer pelo caminho, conduzindo sem pressa e devagar. Neste socêgo liguei o rádio, a voz que ouvi falava do 25 de Abril e de imediato recordei as emoções vividas há 36 anos.
Direi exultantes para mim e para os que entendiam que o Salazarismo,tinha chegado ao fim.Volvidos todos estes anos,mal fora se não vissemos alguns progressos
sociais e técnicos;muito de positivo se fêz,e muito está por fazer. As desigualdades continuam a ser um facto,e o povo que trabalha continua sacrificado. O povo que eu conhecia nessa altura, que vivia do seu magro salário já tinha igual sina,e durante este lapso de tempo se ouve mudança, não foi notória. Criou-se emprego,e actualmente cresce o desemprego; as reformas foram alargadas a um maior numero de pensionistas; mas dum valor tão limitado que velhice com dignidade,não pode acontecer com tão mísera importância. Criaram-se lares para a terceira idade mas nem para aqueles chamados da Misericórdia,estas reformas teem valor suficiente para saldar a respectiva estadia.A juntar a isto gráça a falta de escrupulos de figuras de prôa, a receber do Estado grandes ordenados,indiferentes à “críse”... há falta de muita coisa,de justiça,de respeito até de honra e vergonha...
E recordei os Capitães de Abril, o Salgueiro Maia,que correu o risco de ser morto por um tiro traiçoeiro vindo dos capangas desse malfadado regime,(Salazar já cá não estava mas o regime ainda estrebuxava) recordei-os com respeito e pensei com interrogações - foi para isto que agora temos, que se correram tantos riscos? Não!
A alma do 25 de Abril,é intocável,a Liberdade um bem incalculável e foi conquistada!
Mas os abutres pairavam recolhidos,e no momento próprio, lentamente, avançaram...e como “ontem” Zeca Afonso lembrou aludindo a uns,dizemos nós “hoje” em relação a estes - ELES COMEM TUDO!!! ELES COMEM TUDO!!!
Até quando?.....................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!