quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

E viva o Atlético Clube Montemorense!

(1º Plano: Henrique Palma, Mário Jorge,Tó João,José Anónio,Eduardo Simões,Luís Barbosa,actual edil,Afonso e Barriga.
2º Plano: Gilberto Moio,António Costa,Fernando Cabete,Fabrício Pinto,Armindo,Armando,Milheiro,Virgílio,Maranha,Fernando,Girão)

Mais uma recordação, ACM,Campeões Distritais da 3ª Divisão, época de 1975/1976! O Blog está a mexer com alguns Montemorenses.Os tempos são outros mas as recordações de uma época distante fazem a conversa e levam a pensar num hipotético encontro em Montemor-o-Velho,com todos os que ao longo de muitos anos estiveram,quer dirigentes e atletas,tambem os patrocinadores ao serviço do Atlético Montemorense.Tudo isto pelo facto de termos publicado uma fotografia de mil novecentos e sessenta,retirada do Jornal Figueira Spor,com uma equipe de futebol do Atlético. Logo e num entusiasmo bairrista,o Setélio,um dos que fazia parte daquela formação,entre outros,disse:”Podíamos organizar em Montemor um encontro com os amigos do Montemorense,revertendo para alguém a designar o que fosse possivel angariar com a iniciativa.”E não faltariam montemorenses,apesar da crise,a juntar-se a esse encontro,estou certo disso.Dessa equipe de mil novecentos e sessenta,além do Setélio,estão ainda connosco; Serrano,Pingó,Figueira e o irmão Mário,Maganão,e a mascote da equipe,Aristides.Apesar de terem já passado quarenta e e nove anos,ainda temos por aí um punhado de amigos da Colectividade e todos aqueles que até a esta data viveram as iniciativas do Atlético,suficientemente capazes de apoiar esta reunião que ainda por cima teria carácter de bem fazer. Nunca fomos daqueles que ficámos ao portal da vinha,isto é,erguemos a bandeira com a modéstia e paixão,não esperando que outros fizessem o que nos pertencia,mas concerteza que a Presidente Drª Carla Serrano,o Dr. Luis Barbosa,antigo atleta e Presidente,o raçudo,porque jogava no limite da sua força, António Pardal,são bem capazes de dar uma mãozinha a esta iniciativa. A ideia aqui fica e para já dois elementos existem, eu próprio e o Setélio, e não será difícil encontrar ums fadistas para animar um encontro carregado de história e simbolismo,já que em Setembro próximo o Atlético Montemorense fará setenta anos de existência e os Montemorenses não o devem deixar morrer porque as Instituições são sempre um bem colectivo para os que têm a sensibilidade de entender esse quadro de cidanania.

6 comentários:

  1. Ora viva meu caro Montemorense.
    Foi muito bom ter-se lembrado de mim para me divulgar o seu belo trabalho em blogue.
    Veja também o meu muito modesto contributo...apesar de necessitar de melhorar o grafismo.
    http://montemordomondego.blogspot.com
    Cumprimentos do
    Mário Pardal

    ResponderExcluir
  2. O Meu nome é Fausto Aguiar Amado, sou natural de Alfarelos e recordo com saudade a maior parte dos nomes que constam deste texto, porque nesse tempo fiz parte de uma equipa de juniores do AC Montemorense, recordo que da equipa faziam parte entre outros o Palma, O Mário Pardal, on Girão, o nossos treinadores eram o Virgilio e o Armando Maranha (meu companheiro de comboio para Bencanta), o director era o Senhor Costa, junto envio um abraço de saudade para os amigos desse tempo.
    Fausto Aguiar

    ResponderExcluir
  3. Tinha nessa altura cerca de 14 anos, sou um lisboeta de Quinhendros. Embora todos eles "jogadores" sejam alguns anitos mais velhos, talvez da geração do meu irmão, estes nome sao-me familiares. Lembro de nas férias grandes para ai ir e ver o Montemorense a jogar naquele pelado arenoso e duro.
    Boas recordações, parabens pela página e obrigado por me ter ajudado a viajar a um passado que tão boas recordações me deixou.
    A esses idolos de então os meus cumprimentos sinceros.

    Licínio Fidalgo

    ResponderExcluir
  4. A.C.Montemorense sempre

    ResponderExcluir
  5. Sem saber como apareci neste seu blogue... e que saudades e boas memórias da minha juventude passada nos pelados da nossa região, na companhia de tantos e bons AMIGOS, Flórido Maranha, Argel, Deolindo Pessoa, Rogerio, Virgilio, Ladeiro, o saudoso Nelson Carvalheiro e tantos outros. Obrigado Licínio Cadima

    ResponderExcluir
  6. denao se esquecao da equipa de juvenis que ganhou a taca deencerramento em santana frente a naval depois do prolongamento 2-1 com nomes SANTA RITA, MATEUS,TO SOUSA,PAIXÃO,PARDAL,ROCHA,LUIS FELIPE,AZENHA,PEDRO,TINOCO,CRAVEIRO,PARDAL DE QUINHENDROS, HOJE ATUAL PRESIDENTE DO CLUBE TREINADOR IRSILIO,PRESIDENTE ANTÓNIO COSTA.QUE SAUDADES,PUBLIQEM FOTOS.ANTIGO ATLETA E AMIGO DO MONTEMORENCE

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!