segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Agora,agora senhores politicos.

AGORA,AGORA È QUE VAI SER BONITO!!!

Hoje domingo e com esta chuva necessária para os campos,dei por mim a colocar as leituras em dia,tambem nos jornais e com espanto meu ,os politicos vão ser mais vigiados nos seus rendimentos anuais.Mas só agora ?Pois...O Ministério Público vai reforçar a fiscalização de rendimentos apresentados ao Tribunal Constitucional,por politicos e gestores públicos após terminarem as sua funções.A lei 4/83,vai obrigar os tais Senhores que subiram a"pulso na carreira"a apresentar uma declaração de rendimentos no praso de 6o dias e ainda gestores ,a contar do inicio de funções.Os cargos abrangidos,são o Presidente da Republica,o Presidente do Parlamento,membros do Governo,deputados,autarcas e ainda os gestores públicos.
Nos jornais vem tambem a fotografia de Rui Moura Ramos ,Presidente do Tribunal Constitucional,mas será que este cidadaão vestido de negro vai colocar moralidade no sistema?Ou serà que a partir desta lei vamos deixar de ter politicos a tempo inteiro ?Sim...porque servir as comunidades é uma outra ética e se esta lei vigorar a malta vai por "ovos a outra galinha". Recordei com esta noticia de hoje ,os Republicanos que eu conheci em Montemor, e se me permitem aqui ficam os seus nomes ,mas só de alguns .Cidadãos de uma época ,generosos e sérios ,que se opuseram ao Salazarismo ,morrendo modéstos como foi a sua exemplar vida ,repleta de honra e sacrificios contra a ditadura.Henrique Beiroco,Dr Vasco Eloy,Abel Brandão,Henrique Baldac.Toninho Mota,José Bicho,Curto Filho,entre outros,aos quais me curvo em sua memória ,e que não tiveram a felicidade de festejar o 25 de Abril,pelo qual correram riscos enormes na terrivel perseguição da PID,ao contrário de alguns desta nova fornada de democrátas que nem sentem de perto o que foi conquistar a liberdade á sombra de uma bandeira ,mas os tempos são outros.Porém.os verdadeiros cidadãos,os que de dedicam aos trabalhos colectivos e de forte solidariedade social e humana,são de ontem e de sempre e felismente ainda há por aí alguns exemplos

5 comentários:

  1. Pois é! Se estes homens agora voltássem à vida,o que diriam? Eles tinham a certeza porque sentiam,que o governo havia de cair,e Portugal seria então um país livre.Sonhavam com esse dia... infelismente nem José Bicho,nem António Mota,nem Abel Brandão viveram até ao 25 de abril,não tiveram por isso a alegria que tanto desejaram.Foi bonito o 25 de abril! Mas,e depois? E agora?Onde estão os ideais,os politicos integros,isentos de algo menos bom?... Patriotismo? é coisa de antigamente cheira a môfo.Impera a impunidade,não há politicos há negociantes... e assim vai Portugal!

    Dum velho Montemorense

    ResponderExcluir
  2. Isto é vira o disco e toca a mesma..."Diz-se muita coisa... fala-se muita coisa..." Faz-se algum alarido para "nós" ouvirmos e depois cai tudo no esquecimento.Então os politicos alguma vez mais se habituam a cumprir,a serem integros? É assim; primeiro estranha,depois entranha,não há volta a dar...
    Os politicos de antigamente,eram! já não há igual.Um expoente máximo - Fernandes Tomás - até passou privações e delas morreu.E muitos mais,que se sacrificaram apenas pelo seu ideal patriótico,e nunca por valores monetários.Mas tudo isso hoje está fora de moda,infelismente...

    ResponderExcluir
  3. Ao meu"velho" Montemorense o meu agrado por o ter por cá.Recordar esses e outros democrátas é um dever nosso,venha sempre com noticias do nosso Montemor e se possivel da barca,onde fiz barbas e fui feliz,apesar da minha inocência e talvez por isso.nunca devemos perder a nossa identidade social,de onde vimos,onde estamos ,porque não sabemos para onde vamos1 Aquele abraço meu"velho",e não se esqueça que velhos são os trapos.

    ResponderExcluir
  4. Aproveito para agradecer o facto de meu Pai VASCO ELOY ser lembrado por vós, por uma causa que lutou pela liberdade e que comentou meses antes de partir que iria morrer e que nunca se arrependeu de nada que tivesse feito na vida.Inclusive o que fez pelo povo de Montemor. OS MEUS CUMPRIMENTOS CRISTINA ELOY

    ResponderExcluir
  5. Ao "velho" Montemorense.
    Meu caro amigo, se olhar bem à sua volta ainda consegue ver alguns anti-fascistas . Os mais desfavorecidos são um exemplo. Quando tocarem lá no fundo , a luta de classes vem ao de cima e pode ser que ainda haja outro 25 de Abril , agora sem lugar para falsos democratas .
    Milho Verde

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!