quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cultura e gastronomia.


Situa-se na Quinta da Gardoa em Montemor-o- Velho, e justifica uma visita em família, não esquecendo as crianças, passeando em longos trilhos e pela sua imensa natureza, à sombra de saudável arvoredo.
Sentimos que partilhamos outra vida, a dos animais, de sons e de cores intensas, como a dos pavões, araras e outros bichos da nossa simpatia. Montemor-o-Velho está situado entre Coimbra e Figueira da Foz, para os que não vivem na zona centro do país, mas a vila histórica do baixo Mondego não oferece só o parque da Europaradise.Os seus monumentos do século XVI são dignos de uma visita, como por exemplo a Igreja dos Anjos, a da Misericórdia, S.Martinho, onde o padre João Direito me presenteou com alguns tabefes, porque já nessa altura não era muito católico, enfim, Montemor é uma Vila que convida a um dia de lazer. O Castelo e sua
Igreja de Alcaçova, de triste memória na morte de Inês de Castro, é outro interessante motivo de meditação sobre a nossa história.
O facto é que o homem não vive só do espírito e da sua transsendência, porque o organismo pede matéria e até nisso Montemor sabe receber, ou não fossem os seus
Restaurantes, a gastronomia cuidada e saborosa. Mosteiro, Floripes, Moagem, Grelha, Mondego, são a garantia para uma visita a recordar no tempo e na memória dos bocados bem vividos em família ou com amigos.

9 comentários:

  1. Perdão amigo.........
    Nada em Montemor chega aos calcanhares do restaurante, T.
    Será que ainda existe? Vou analisar via satélite.

    abração

    ResponderExcluir
  2. Era T8 que eu quis referir no comentario anterior..(T8)

    Att

    ResponderExcluir
  3. caro amigo. Não faço ideia do seu T8! Se brinca acho muito bem porque isto a brincar sem ofender é fácil de levar em frente com a vida ,Alguma tasquinha do belo tinto e patanisca?
    Cordial e até sempre
    Olimpio,agora como me diz o meu ilustre amigo Peliche Gil,O Visconde da Barca.

    ResponderExcluir
  4. Sr. Visconde!!!!!!!!!!
    Como pode o amigo ter o titulo e não residir na "àrea"???? Só se o titulo foi comprado, rsrsrrrsrsrr, afinal prática comum no nosso "burgo".
    Fique bem ciente por gentileza.....T8...não é meu não, mas do meu amigo TOPEIRA.
    Lamento profundamente o T8 ficar localizado no coração da Barca e o Sr. Visconde não ser conhecedor do facto.
    Posso prometer que um dia lá o levarei.
    Tem lá o melhor galo da região; o melhor cordeiro na brasa; a melhor cabidela de leitão, e para não afectar mais o apetite/colesterol vou ficar só por umas sardinhas na brasa, feitas lá no chão com uma sopa da nossa avô em dias de frio.
    Vinho???? O melhor lá costuma ser o tinto, de Almalaguês ou da Silvã, porque o de Mira não agradou não.
    Abração

    ResponderExcluir
  5. Exmº Senhor Visconde da Barca.
    Fiquei de tal modo desiludido consigo que tive de voltar aqui de novo.
    Então o senhor não conhece o T8?
    Na sua próxima viagem ao seu "condado", coloque na sua agenda esse ponto.
    Referência de pessoas que lhe podem indicar o caminho, lá na Barca:
    Dona Olinda com a sua super simpatia, ou a sua não menos querida filha Isabelinha, (o genro Joaquim tb sabe informar); Na Martinha, (esssa madeirense duma figa) também está disponivel a ser serviço informativo, até as suas filhas ou o genro; ou qualquer cliente destes dois estabelecimentos desde que sejam frequentadores saberão informar.
    Não vou enomerar mais, pois logo na primeira parada o Senhor descobre.
    Obs:
    Ia para os festejos do 7 de Setembro e voltei atrás só para lhe dar esta informação.
    Abração

    ResponderExcluir
  6. Adoro esse título.Visconde da Barca!Eu que sou tipo de cagãnças vem mesmo a matar.Ó cavalheiro do "diabo" mas quem és tu? Então não sei quem é a D.Olinda,a Isabelinha,o Fabricio.Sou do tempo em que depois de ganhar algum dinheiro nas barbas e nos cabelos,pois tive na Barca uma Barbearia,entre os 15 e os vinte anos,ía ao fim da tarde pagar os gastos da mercearia que a minha saudosa Mãe Olivia fazia durante a semana.O Visconde já era de boas contas nesse distante tempo.Fui ali que se fomentaram as minhas raizes populares ,apesar do sangue azul de Visconde.Não falou no Sr Manuel,homem de muito respeito,morreu velhinho.Vamos lá pois,mas antes vamos á Moagem no proximo sabado festejar os 72 anos do Atlético.Até lá. Porra diga quem é

    ResponderExcluir
  7. Pronto,já sei quem é cliente do T.8.
    Como vai Sr,árbitro? Então o que é feito de si,anda agora pelo Brasil? Tenho aqui uma visita de Porto Alegre,boa estadia e diga alguma coisa.Abraço Olimpio Fernandes

    ResponderExcluir
  8. Sr. Visconde.
    O senhor fez confusão.
    1º-Não nos conhecemos - 2º-Não sou nem nunca fui árbitro - 3º-Brasil só fui em férias e foi Recife.
    Como entrei no seu blog? Faz algum tempo que andava a pesquisar sobre ferias em Cuba e a pesquisa caiu numas discussões meio "bobas" aqui no seu principado, rsrsrsrrsrsrsr).
    Continuei visitando, sou contra as pessoas que se escondem no anonimato, mas eu só lhe enviei anteriormente 2 ou 3 opinioes sem expressao.
    Sabe que essa coisa de registar dá algum trabalho, mas PROMETO QUE O VOU FAZER E NA PROXIMA APAREÇO COM IDENTIFICAÇÃO.
    Depois conheço Montemor porque sou pescador desde muito novo aí no Poço da Cal, dai conhecer essa gente e o T8. Lembro de ouvir o agora Visconde na rádio, mas eu ia jurar que era a de Maiorca, mas posso estar enganado.
    Quando eu estava no México ia mais vezes em férias, (4 em 4 meses), agora aqui em Angola tá mais dificil porque cada vez dificultam mais a renovação de vistos, pelo que a solução é ir adiando as férias à nossa santa terrinha, (Casal Comba, conhece?
    Daí o tempo livre ser passado a visitar blogs da região, mas não costumo dar palpites não.
    Hoje vi que o Carlos Adjunto Queirós foi despedido, mas ainda ficou o Madail, bom era quando estava lá o meu conterraneo e visinho Cesar Carvalheira lembra disso?
    Abraço
    Josué Siilva
    Obs:
    Na próxima entro com registo, prometido.

    ResponderExcluir
  9. As minhas desculpas.A barca foi um grande pesqueiro é verdade.Voz de Montemor ,Maiorca,depois a Beira Litoral,Arazede,sem duvida que o Visconde da Barca, se realizou no amor que tinha pelas terras de Montemor.Recordo o apoio da minha mulher DÍlia,os saudosos Santiago e Fausto Caniceiro,pois um homem só é pouco mais de nada.As voltas que a vida dá.Cuba merece ser visitada,mas em Outubro vou para Marrocos.Que seja feliz e volte sempre.O" palácio do Visconde vai fechar"a partir de 12 de Outubro.Vai para obras de conservação.Cordialmente

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!