quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Vale a pena conhecer António Rodigues

António Rodrigues é natural do Eixo,concelho de Aveiro.Fotógrafo de profissão,radicou-se em Montemor em 1958,iniciando a sua longa carreira associativa no A.C.M,colaborando no campo de futebol,na Quinta do Taipal.Depois com Joaquim Nunes e José Maria Jorge,hà muito falecidos,inauguraram o campo das Lages onde o Atlético subiu à primeira divisão distrital da A.F.C.Mas não foi só nesta área desportiva o seu empenhamento.Presidente da Casa do Povo durante 9 anos e nos Bombeiros Voluntários deixou obra de muito interesse,graças a uma subscrição na sua loja que ajudou a comprar a ambulância Peugeot 504,fardas para os Bombeiros,já que a angariação de fundos,a cinquenta escudos por pessoa,foi um êxito para a sua iniciativa.Também no Hospital de Nossa Senhora de Campos,onde actualmente se encontra hospedado mas em lar de acolhimento,pois um A.V.C.o deixou incapacitado e a necessitar de cuidados continuados,foi um dos que se interessou por aquela unidade de saúde que teve naquela época a melhor relevância.Nos últimos anos foi extraordinária a sua acção como Provedor da Santa Casa da Misericórdia e durante anos e anos de serviços aquela Instituição.Em 1991 numa conversa que tivemos para o Jornal de Montemor,disse-me que os homens passam mas as Instituições ficam, devemos é ficar-lhes gratos pela solidariedade que nos nos fazem sentir úteis à comunidade.Um dia ainda o António estava na Santa Casa em Montemor eu tinha um problema gravíssímo com um montemorense na Figueira da Foz,a dois passos de ficar,tal qual os sem abrigo,face a uma situação social em último grau.Fui a Montemor e recordo de lhe dizer que o nosso conterrâneo ia ser despejado do quarto onde habitava,ia cair na rua.Disse-me que fosse ao Lar de Santo António,falar como o Engenheiro Abreu,já falecido,e fomos.O nosso conterrâneo passou a ter uma cama e alimentação graças ao António Rodrigres que nunca chegou a saber a verdadeira dimensão deste problema social que acompanhei de perto e que a sua solidariedade resolveu e para vários anos.O nosso conterrâneo está sepultado em Montemor e viveu alguns anos com alguma qualidade de vida.

4 comentários:

  1. AMIGO Olímpio, é com o maior dos prazeres que acabo de descubrir o seu Blogue e logo dei de caras com este artigo acerca desse GRANDE HOMEM Antonio Rodrigues (o Fotógrafo).
    Desconhecia o seu actual estado de saude, lamento, mas quero deixar aquí o meu testemunho de amizade pela a GRANDE PESSOA que foi o Senhor Antonio e aproveitar para mandar cumprimentos a toda a familia e em especial á Fernandinha e as melhoras da parte do Amigo Pastilhas.
    Ilidio Monteiro (Luxemburgo)

    ResponderExcluir
  2. Do Luxemburgo veio o Sr. Pastilhas para nos falar do António fotógrafo.Meu caro diga quem é,pois eu já disse á familia do António que tem no meu blog uma mensagem para a familia. Visito o António todos os meses,pois vou cortar o cabelo ao Sr Santa Rita,que foi barqueiro,Estão no excelente lar de Nossa Senhora de Campos ,antigo Hospital,recorda-se?Diga alguma coisa para este setio,pois pelo seu apontamento notei que conhece bem as pessoas em Montemor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sr Olímpio, mais uma vez cá estou e desta vez para dizer quem sou.Provavelmente o Sr não se recorda de mim, pois faz 30 anos que estou no Luxemburgo, mas vivi uns anitos em Montemor no periodo entre 1973 a 1979 e daí conhecer muita gente dessa linda terra.Meu nome é Ilidio Monteiro, natural da Carapinheira e vivi durante esses anos em Montemor em casa do meu tio o Sr Neves e da Dona Venilde a emfermeira, estudei no antigo liceu e fui colega de turma da Fernandinha. O nome de "Pastilhas era sómente conhecido pelo Sr Antonio , pois ter sido ele a "baptizar-me" desse nome, devido em tempos de criança eu passar uma grande parte do meu tempo livre ajudando na farmacia da Carapinheira cujo o antigo propriétario era meu Padrinho e amigo do senhor Antonio.Cada vez que o Sr Antonio lá ia e me via, chamava-me o Pastilhas da farmacia e fiquei sempre e somente para ele a ser o "Pastilhas". Também recordo com saudades o tempo em que joguei futebol nos juvenis do Atlético no tempo do Sr Couceiro Figueira como treinador, onde jogavam GRANDES AMIGOS como o Estevão, o Leonel Grou,o Filipe Cabé o Chiquito o Lavado o Pardal (hoje Presidente da Junta) e tantos outros de quem me orgulho de ser sempre amigo.Como vê, conheço bem todas essas e outras pessoas amigas de Montemor.
    Creio que por hoje vou ficar por aqui,quero felicitá-lo pelo seu blog e pedir-lhe encarecidamente que transmita á familia do Senhor Antonio os meus respeitosos cumprimentos e as melhoras dentro do possivel do AMIGO ANTONIO.

    Deste Amigo Ilidio Monteiro

    batista@pt.lu

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!