sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O Respeito pelo contraditório.

Caro Anónimo.
Lamento não o tratar pelo seu nome, mas a culpa é sua,face a este processo de
comunicação, em que muitos bloguistas se escudam no anonimato,preferêcia de que discordo,pois quando atiro uma pedra levanto logo o braço, para saberem quem foi.
E pela importância da nossa cidadania,vou dar-lhe resposta em primeira página, já que por respeito a mim próprio faço questão de o fazer assim.Curiosamente,antes de ler o seu comentário sobre a minha bilis anti-comunista,tinha intenção de publicar um texto do Dr.Jorge Camarneiro,(um montemorense que muito estimo),sobre Choque e Pavor em Bagdad,publicado no Jornal Terras de Montemor.
Tudo isto aconteceu em 20 de Março 2003,o que demonstra que no Jornal Terras
de Montemor,os comunistas tinham lugar destacado com as suas opiniões,por isso fica claro que não foi em sete anos que virei estúpido, e perseguidor de uma ideologia que não sinto,mas que se encontra representada no nosso sistema parlamentar.
Deste modo,um dia destes vem aí o texto do Dr.Jorge Camarneiro...
Pergunto-lhe então, mas entende que preciso que me vendam argumentos dos compromissos secretos com os políticos do centrão, mas qual centrão?Caro sr.
anónimo,o meu centrão é a justiça social,a honra e o trabalho, é a liberdade possível para todos os cidadãos,é não existirem prisões políticas nem perseguições, é no sistema político não haver filhos e enteados. Fico admirado que sendo de uma militância tão aguda, duvide dos crimes do Salazarismo em Portugal,e iguais na Russia e na China,ou é necessário “assobiar para beber a água”... suja de sangue de crimes miseráveis contra a vida humana? São factos por demais conhecidos,não é necessário ir lá ver. Será que eu preciso de ter convivido com Eça,Camilo ou Saramago para conhecer a sua obra? Claro que não,basta lê-la.Será que sou obrigado a concordar com a violência de um qualquer filho da mãe,que do alto do pedestal do poder onde se encontra, trama tudo e todos? Não meu caro sr.,eu não vou por aí,como dizia José Régio...Depois faz afirmações que não são suas,mas da ordem estabelecida dos partidos políticos,tocando o sino do anticomunismo,valha-o Deus que bem pode suavizar essa ideia tão intensa da sua ideologia.Meto tudo no mesmo saco... claro,e sobretudo os ditadores quer do seu partido,quer da direita,do Stalinismo e Salazarismo,muito embora isto seja a história triste que herdámos.
Diz-me ainda que vim dizer à malta de cá,o que lá havia,e na sua opinião,havia? (que se arranjassem); francamente,que maneira tão cruel de analizar o nosso contraditório,mas pensa que em matéria da defesa da dignidade humana e do respeito que todos devemos ao nosso semelhante, quer seja negro, amarelo, branco,índio,cigano,eu necessito que alguém me venha dizer como é que devo proceder?Todo o ser merece respeito.
O meu cão chinês de raça Shar Pei tem uma força diabólica nos dentes,ele gostaria de atacar tudo e todos,mesmo os da sua raça,dá-me a impressão que o animal,ou os progenitores, pertenceram ao partido único do Mao Tse Tung;o seu relacionamento extremamente restrito,limita-se ao seu bloco familiar que ele defende incondicionalmente,e em especial o meu netinho (o seu dono mais novo). Não quero misturar homens com animais,mas é evidente que o Shar Pei tem ganas de ditador !
Os homens não podem ser assim!
Digo o que me vai na alma, assim fiz toda a vida talvez com ingenuidade. Ainda no tempo do fascismo,em Lisboa, fui ao Jornal República do grande cidadão Raul Rego,(que os comunistas atacaram e afastaram) e publiquei um pequeno texto
onde denunciava a violência do falecido professor Teixeira sobre os alunos, em Montemor,e os democratas dessa época em Montemor,(que se hoje fossem vivos morriam de vergonha com estes oportunistas),levaram-me aos ombros “estou a brincar”... não, mas gostaram e aplaudiram, pela minha coragem em denunciar a violência, sabendo que tal atitude era perigosa para mim naquele tempo.
Relativamente à sua opinião, que pelos vistos é sectária,pois se me conhecesse ficava com remorsos de tais afirmações,eu já lhe perdoei !
Não pretendo ser policia ou juiz do diabo,apenas e só um cidadão com opinião e capacidade interpretativa de acontecimentos e comportamentos; livre e consciente, pois sonhei e esperei, e vivi o 25 de Abril,e fascismo nunca mais (que inocência)... Infelizmente os cravos secaram, e em sua substituição proliferaram os escândalos que nada têm de comum com os ideais daquela data.
Quando passar pela Cova Gala,pare escute e olhe,podemos ir em frente tomar um cafézinho,já que para almoçar a vida está dificil e o dinheiro caro, para quem chegou aos 70 anos e ainda está no activo como se jovem fôsse.
Jamais tive jeito para me aproveitar de algo fácil e o resultado é este,porém compensa-me a tranquilidade da consciência e as mãos limpas, uma vida de trabalho à mistura com alguns erros,mas não tantos como as traições que a política tece,quer seja no seu partido como em outros,salvaguardando-se os bons exemplos,como é o caso do Presidente da Câmara de Vidigueira.Permita-me uma sugestão, se tem uma empresa com lucros suficientes,faça uma gracinha do mesmo teor aos que o ajudam a fazer o seu pé de meia. Pessoalmente há muito que dou o que posso (dou o meu trabalho) que o digam os pobres da Gala.

3 comentários:

  1. os adversários do olimpio ou estao venvidos ou preparam-se para o ataque é dificil estes tipos pois são imparciais e não gostam das ditaduras

    ResponderExcluir
  2. Boa, Estimado Olimpio: Não se cale e continue a demonstrar e apregoar que é um social democrata no sentido cognitativo das palavras. Eu sei que o senhor está ao lado do povo,gosta dele, sente-se feliz com o seu bem-estar e trabalha prol dele, há várias décadas. É por isso que o povo gosta de si e da sua ideologia. Eu nunca vi democracias de esquerda ou de direita. O que eu sempre vi e sempre existiram foram ditaduras de esquerda e de direita, as quais nunca respeitaram os direitos e as liberdades dos cidadãos...

    ResponderExcluir
  3. Democracias da esquerda ou da direita? Diga ditaduras caro anónimo.Se for verdade o que o Sócrates está a fazer com a imparcialidade dos jornalistas,sou o primeiro a combater.Não sei se o povo gosta de mim,sei apenas que o amo,que sou feliz com ele ,que trabalhei uma vida na carolice ,que gastei do meu dinheiro sem me aproveitar de nada,isso é verdade,o resto ,tambem não estou preocupado.sabe? eu gosto é de exemplos,porque uma coisa é a ideologia e outra a solidariedade.Veja o que aconteceu com o meu amigo Jorge em Montemor,mas seria outro comunista,tambem o David Coutinho,sou um cidadão livre e quero que o outro o seja no respeito pela dignidade de cada umAgora que posso dormir descansado,pois mostrei a estes sectários o meu caracter de liberdade,onde todos devem viver e respeitar-se ,vou partir para outra.Trabalhar na Noite Cultural das Terras de Montemor.Já disse...Vamos pagar o nosso jantar e a entrada,eu pago e outros façam o que entenderem,é assim que vou morrer,contestando os vendilhões do templo,tantas vezes podres de ricos e miseráveis .

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!