quarta-feira, 5 de maio de 2010

A gratidão da Mãe da Mariana

Uma mãe angustiada veio ao meu blogue,agradecer antecipadamente a ajuda que poderá vir ou não a ter, por parte de quem leu um apelo breve que fiz no sentido de ajudarmos a Mariana, para uma 2ª ida a Cuba para tratamento médico que aqui não conseguiu.A menina tem 29 meses,é uma ternura como são todas as creanças.
Esta mãe fala em bondade da nossa parte... não é a bondade que me move,é a raiva pela falta de justiça pela Mariana,pelos que sofrem acidentes vasculares e ficam presos a uma cama, sem condições de nenhuma ordem,nem dinheiro,pois são sempre os humildes que a isto estão sugeitos.Eu não posso nada em relação ao que está mal,mas posso manifestar o meu desencanto e a minha raiva (repito).
Nenhum cidadão neste país devia precisar do amigo ou do desconhecido, para atender num caso tão importante como este, e tantos iguais que sabemos e outros que ignoramos.Os politicos no activo fizeram e fazem as leis que lhes convém,algumas em proveito próprio,mas para estas situações tão delicadas,tão carregadas de sofrimento para os familiares,e que se vêem de mãos atadas,porque sem o maldito dinheiro nada feito,e não há uma lei que institua uma verba para acudir a quem procura a saúde,principalmente sendo esse alguém uma creança,uma flor a abrir para a vida.Pagamos impostos não nos dizem para onde vão esses valores,mas nós adivinhamos...fazem-se fortunas à custa dos dinheiros publicos,reformas tão grandiosas quanto escandalosas,(ouvem-se os moralistas que nada fazem) e os politiqueiros de ocasião,estes actualmente só falam na crise para dizer que veio de fora... e não vem por aí um raio de uma revolução que acabe com tanta impunidade,que ponha ordem nos gastos,e acabe com tão acentuadas diferenças entre os portugueses.
Uns tão angustiados,outros bem de mais,e a prosperar com a infelicidade dos outros.Bem sabemos que tem sempre de existir a diferença,mas que essa diferença não seja tão flagrante,tão desumana.Dirão que esse querer é utopia, talvez, mas estou saturado com a hipocrisia,fala-se muito, são palavras soltas, e sobretudo vindas dos que bem instalados na vida debitam os seus falsos sentimentos,por vezes escudando-se no Cristianismo,longe da sensibilidade inerente à doutrina e ao ser humano.
(então companheiros bloguistas já madaram uns euritos? Vá lá não se esqueçam da Mariana)
(eu repito o nº 003602909910002096214 -Mãe Fátima Caría)



ULTIMA HORA.
Gestores da saude esbanjaram 3,1 milhões.
A inspecção já investigou os rendimentos e regalias,que incluem frotas de automóveis,combustiveis e gastos de telémovel.

E não vai ninguem preso?

7 comentários:

  1. Estimado e bom amigo: Subscrevo as suas palavras e vou ajudar naquilo que me é possível, a fim de poder ajudar a curar a Mariana. Um abraço,P.G.

    ResponderExcluir
  2. È sempre possivel quando a alma não é pequena e a sua justifica-se que não é...

    ResponderExcluir
  3. Este Olímpio pensa que consegue equilibrar o mundo... Se ele pudesse,se fosse rico,os pobres sofreriam menos.
    Como não é rico,ajuda e pede a todos que ajudem também.
    Ainda não esquecemos quando da rádio de Montemor ele e a espôsa apelaram aos ouvintes porque era necessária uma cadeira especial (eléctrica) para a Lai. Todas as noites vinham ofertas,e por fim a firma Motas Lda.ofereceu o que faltava,era seiscentos contos. O Olímpio quando ouviu tal comunicação pelo telefone até teve uma crise de choro,tal foi a emoção.Foi uma pena a rádio ter acabado,nós estavamos todos "mais perto" dos problemas de quem sofria,e com ele sempre pronto a dar e a pedir.
    Mas este homem foi sempre assim,e pelo modo assim vai continuar até que Deus o chame.
    Um abraço do velho Montemorence

    ResponderExcluir
  4. Caro Montemorense.Não é justo que me coloque como pioneiro dessa bela jornada da Lai de Alfarelos.A Dilia e o Santiago,fez ontem dia 8 de Maio um ano que faleceu,o Jornal de Montemor ,foram de facto os melhores apoios.Pouco mais de 15 dias conseguimos os mil contos para a cadeira.Do Mota e Companhia vieram os 600 contos ,j´havia no banco 400 contos e foi na verdade uma felicidade para todos.estas coisas deviam ficar no silencio das nossas almas,mas se servirem pars motivar quem leia ,então é bom.TRÊS HORAS À BEIRA DO MONDEGO,foi o programa da Rádio de Montemor,as pessoas entravam pelo estudio para entregar donativos.Parece que ainda escuto a Dila a imformar o auditório que o peditório acabava,pois a meta dos mil contos tinha sido alcançada.Velho Montemorense.Quando eu for a Montemor,por favor diga-me quem é,foi gentil recordar essa época em que não havia esta maldita crise ,as empresas ajudavam e o povo tambem,hoje os pobres estão mais pobres e os ou tros que sejam felizes com a sua soberba,pois eu acredito na solidariedade de todos.Cordialmente.

    ResponderExcluir
  5. Está aqui uma boa salada...mas eu explico:
    O Jornal de Montemor acabou ainda em vida do seu proprietário o Santiago Pinto, que faleceu fez ontem um ano. A Dilia Maria está viva felismente,está "irremediávelmente"casada com o Olímpio,eles aturam-se e caturram-se há 44 anos... E durante este "lapso" de tempo,em muitas coisas deste género se envolveram...
    Pena não serem ricos,daríam em vez de pedir.

    Claro,são minhas estas palavras,sou a Dilia Maria, a Dilita do blogue,e ainda também em
    www.rendadebirras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. por favor senhor Olimpio diga a sua esposa para ligar para mim, desculpe mas eu não sei onde meti o numero de tlf da sua esposa, peço perdao por favor diga-me alguma coisa... pbg Mãe da Mariana Caria do Cartaxo

    ResponderExcluir
  7. ola boa tarde..
    a Mariana ja foi a segunda -vez a Cuba e chegou com bons resultados, graças a deus,... se nao fosse a bondade das pessoas nunca teriamos conseguido ir a cuba ter obtidos estes bons resultados...
    chegamos a Portugal p iniciar uma nova luta de solidariedade para a Mariana poder voltar a Cuba para continuar os seus tratamentos...
    Por favor continuem a nós ajudar a dar uma vida melhor a nossa princesa Mariana Caria..
    bem haja a todos,...

    podem ir ao Facebook e conhecer melhor a Mariana...
    Facebook : Fatima Caria.. é a pagina da nossa querida Mariana

    Através do Banco Montepio da conta
    Mariana Caria --- NIB: 0036 0290 99100020962 14

    bem hajam

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!