sábado, 22 de maio de 2010

João Medina: barbeiro, cabeleireiro e actor


Nasceu em 1932 em Tavarede e aos 11 anos já cortava cabelo e fazia barbas na barbearia do seu tio; e assim continuou dia a dia a trabalhar e a aperfeiçoar-se na profissão de barbeiro,sempre na Figueira da Foz.
Eramos jovens e fomos colegas na Barbearia Silva na Praça Nova em 1960,já lá
vão 50 anos! O nosso patrão,que o Senhor o tenha em paz,de seu nome Manuel Silva,ficou conhecido por Manelzinho do arroz.Nesse tempo os empregados usufruiam de cama e mesa, e vencimento (300 escudos mensais) e o Manelzinho devia ter algum contrato com o merceeiro vizinho,pois o arroz era o prato certo de todos os dias...ainda hoje falâmos nisso!
Posteriormente parti para a vida militar,segui outros rumos,vivi em Lisboa e em Braga e só passados muitos anos voltei,enquanto o João ficou por cá e fez obra na profissão e no teatro.Mas falamos do João,o meu colega e amigo de há tantos anos.No próximo dia 2 de Julho completará 78 anos.
Há dias fui visitá-lo; lá estava na sua barbearia em Tavarede onde mantém um horário de trabalho a seu gosto. Abre ás 8 horas,fecha para almoço às 12,30,e reabre às 14,30. Retoma a actividade,e encerra quando o ultimo cliente se despede.
Mantém preços baratinhos como ele próprio afirma (preços fora de moda) digo eu... Constactei que o meu colega e amigo não estava muito bem de saude,e por isso não prolonguei a visita,mas foi agradável verificar que a estima recíproca que existia entre nós se mantém, e que o tempo não matou as nossas recordações.
Ainda falámos da arte de representar,arte que o cativou,e que ele abraçou de alma e coração,tendo por mestre o inesquecível José Ribeiro,e o palco da Sociedade Instrução Tavaredense( O Teatro de Tavarede) escola de excelentes actores.
A Câmara da Figueira,no mandato de Santana Lopes,prestou-lhe homenagem e também outras entidades o distinguiram pelo seu talento e dedicação,sempre alheia a outro lucro que não fôsse a arte de dizer e representar.
É com muito prazer que recordo algumas das suas representações,nas fotografias que aqui coloquei.
Tambem no blogue museu do barbeiro e cabeleireiro,deixei um apontamento sobre a obra do João Medina,um barbeiro e actor.

(No meu blogue se clicar em Joaquim Pinto,encontra de imediato o museu do barbeiro e cabeleireiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!