quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Parceiros da LR Aloé Vera por Terras de Fidel de Castro

Cerca de 48 parceiros da LR Aloé Vera,oriundos do Centro e Sul do País,organização de que podes fazer parte e viajar gratuitamente,desde que tenha o gosto de comunicar com os outros e atinja objectivos de venda,propondo os excelentes produtos ALOÉ VERA,viajaram para Cuba.No primeiro dia e meio uma visita guiada por Marlos,um cubano com duas licenciaturas,uma delas em história cubana e com dois livros publicados sobre turismo e o seu desenvolvimento,mas que informando os clientes da Agência Abreu,ganha mais pesos do que trabalhar na sua profissão,já que o salário de 25o pesos,24 euros,mês,tanto faz ser trabalhador de limpeza como médico.Aliás, espero partilhar verdadeiros dramas sociais desde aquele casal de médicos que aceita as roupas já usadas dos portugueses,instalados no luxuoso Resort,em Varadero,o jardineiro que pede comida aos meus companheiros de viagem,as camareiras que ficam felizes com uma peça de roupa,esperando não trazer aqui e agora as minhas emoções que me custaram numa manhã e junto dos médicos,umas horas de intenso sofrimento,já que a médica,abraçando-se a mim e vendo o saco cheio de roupa,se comoveu de tal modo que o grupo se comoveu com o destino de um povo pobre e humilhado,fortemente preso a um sistema politico que acredito não terá futuro.Entre o luxo e a pobreza e o nosso luxo deveu-se a um trabalho na empresa LR durante um ano,o que é certo é que os portugueses manifestaram uma grande lição de amor ao próximo,despejando as suas malas de roupas numa alegria partilhada junto dos nossos irmãos cubanos.Se acaso a LR me proporcionasse outra visita a Cuba e gratuita,como aconteceu com alguns parceiros,fruto do seu trabalho e dedicação,não voltaria ao belo país,já que não tenho condições emocionais para viver tanta injustiça social ,porque a minha revolta só me deu angustia e preocupação. Mas vamos por partes...Instalados no Hotel Heliá Habana,a 24 quilometros do Aeroporto de Cuba,util e sem modernidades,o excelente Marlos levou-nos a percorrer a bela cidade ampla e arvorezada,mas surpreendentemente envelhecida,face a uma revolução que tarda em chegar,pois o seu aspecto é desolador nas casas e edifcios a merecer urgente recuperação.Aliás,o guia Marlos,imformou-nos que se iniciou agora algumas intervenções no plano urbanistico,onde uma empresa do sector privado,está a entrar com pézinhos de lã naquele mercado.Arquitecturas ainda coloniais, a praça da revolução,onde se destaca o Ché,o Museu do Rum,assim como a loja dos charutos.Lá está um com 45 metros de comprimento,a justificar comprovativo do Guiness,foram atractivos invulgares para o grupo LR.Teremos fotografias e os respectivos textos ,onde não faltará o café que foi frequentado por Eça de Queirós,quando consul em Havana,onde escutamos do pianista negro e nosso anfitrião",é uma casa portuguesa concerteza" e a Canção de Coimbra,"o que levou o grupo a cantar e a dançar com a expontaniedade do momento.Bonito foi o sorriso largo do pianista cubano que ao ver os pesos em cima do piano,manifestou a sua alegria,pois tudo serve,como dizia o Marlos,para ganhar uns pesos e minorar vidas muitos dificeis de sustentação,pois o salário,em moeda cubana e não convertivel,pois existem duas moedas no País,transmitiu ao grupo a dura realidade de uma economia estagnada onde tudo falta,face a um embargo americano tão proximo do crime social,mas é agora que penso assim depois de verificar tantas e tristes limitações,quando os do partido tem tudo ao seu dispor,gasolina gratuita,casas e a indespensável companhia feminina,com nos dizia o médico cirurgião no Resort ,quando aceitava os sacos de roupa do noso grupo. Calar este crime social cubano é partilhar com a mentira e eu não me sinto preparado para esconder esta afronta miserável,porque denunciando assumo a minha cidadania por inteiro e faço o que a minha consciência me incita a manifestar.Estamos num Pais com muitos problemas,onde o poder politico tem o seu cadeirão forrado da melhor pele,mas somos livres e a nossa dificuldade não tem a mesma dimensão,diria dolorosa,do povo cubano.Este nosso amado País se não houvesse tantos ladrões e oportunismos sem alma,estaria muito proximo da justa qualidade social,porque vos garanto que o nosso povo das aldeias,tem de longe condiçôes de vida que não se deve comparar com o povo cubano.Alguns parceiros ,tendo por base o seu trabalho na empresa e durante um ano,conseguem a viagem gratuita,mas eu não voltarei mais a Cuba,mesmo gratuita e levado ao colo,pois não tenho condições emocionais para enfrentar um povo humilhado e depois paredes meias o luxo estupido de um Resort,que todos os dias estraga comida,enquanto que nas sebes o jardineiro come migalhas levadas ás escondidas entregues pelos meus companheiros de viagem. A foto mostra alguns parceiros da LR Aloé Vera, a sair do Hotel,àdescoberta de Havana.

15 comentários:

  1. SR. Olimpio , onde estão as fotos?
    Tem que ser uma grande empresa, para porpocionar uma férias deste porte aos seus colaboradores. Grande LR!!!
    Amigos, se quiserem façam como o Sr. Olimpio façam parte desta maravilhosa familia lr, só tem vantagens.
    Um abraço
    Silvana Grilo

    ResponderExcluir
  2. Caro Sr.anônimo.Gostei do seu comentário que tem piada e não ofende.Mas olhe que ser ser de esquerda é sentir o outro como companheiro de viagem,não é viver á larga e mandar rodeios!

    ResponderExcluir
  3. Ainda volto para dizer que o amigo devia ter assinado o que escreveu,não por mim,mas por si que ficou mal na fotografia,ao contrário das minhas que apenas pretendi valorizar o texto,como se faz no jornalismo.O mal das pessoas meu caro é vestirem fatos que que tem corte de qualidade,mas quando se aproximam da verdade social do seu proximo,não o sentem no seu cortejo de miséria,mas isso como sabe ,esperando que não seja desse estatuto,chama-me hipocrisia.Gostava de ver os que se dizem de esquerda,como niveis de vida esbanjadores,a viver no regime de Cuba ,com 250 pesos ,mas dos cubanos,porque depois o outro peso não é para eles ,o chamado convertivel.Devemos ser por dentro o que manifestamos para fora,mas já agora ,deve ser o seu caso,muito parra e pouca uva ,muita pena ,mas pouco dado a sentimentos de partilha ,ou talvês não,pois não o quero ofender.Olhe que só á um ano é que os cubanos tinham ordem de entrar no Risort,olhe que nem o taxi é do cubano,olhe que tenho a certeza,que o meu caro amigo não era capaz de viver no regime de Fidel,pois sem invejas deve ter um bom carro e boa boa casa ,graças ao seu trabalho e honestidade.Se for de esquerda peço-lhe que não venda gato por lebre ,faça como eu universalista e verdadeiramente ao lado dos humilhados e ofendidos,porque para mim não há esquerda ou direita,há pessoas e em Cuba as pessoas são brutalmente controladas pelo Estado e com diziam os médicos que aceitaram minhas roupas,os do partido tem tudo,carro,gasolina de borla,casas,e pois claro as belas cubanas a tempo inteiro.Gostava de receber mais noticias suas ,por mim já sabe que sou assim,naturalmente assim,e o amigo como será?Venha daí para uma conversa saudável e util,porque escreveu com muita graça.Aceite a minha estima.

    ResponderExcluir
  4. Mas acaso o tipo disse que era de esquerda para tu lhe estares a dizer como é que deve proceder?!!Muita parra pouca uva?Mas o tipo só falou das coisas portuguesas!Se for de esquerda?E se ele não for nem de esquerda nem de direita?Ele até pode ser monárquico.Foipreciso ir a Cuba para saber do que lá se passa?Não tem Tv em casa,não lê jornais?Se calhar não,coitado,deve ser por ser de esquerda,tem de vive rpobre para dara o exemplo.Já agora veja o que se passa nos PAlops onde os líderes vivem á grande e as pessoas na miséria, e esses falam a nossa língua e nós até temos culpas no cartório.Fidel e os EUA quese entendam.
    Assinatura:humilhado e ofendido

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por vir até este amigável encontro e cada um a sua opinião.Não se sinta humilhado ou ofendido,porque tudo isto são palavras de solidariedade,sendo certo que sou assim na minha comunicação,pois fiz rádio muitos anos e tambem fiz jornalismo amador e estou ainda com este jeito da denuncia do que me parece mal.claro que a desgraça é por todo o lado e como cheguei marcado por aquela ,vai daí este desabafo.Já agora a esquerda ou direita são os extremos que se tocam e sempre em prejuiso dos mais fracos ,mas creia que não sou nada de extremos ,sou pessoa e outros tambem os vejo á minha imagem,só isso.É pena que as pessoas não assinem o que escrevem,que diacho somos cavalheiros com educação e não há mal nenhum de termos opiniões diferentes o importante é sentirmos o outro com respeito e isso é minha escola.venha dai para o contraditório mas com a nossa elevada responsabilidade no dizer.A minha estima

    ResponderExcluir
  6. Esta dos louvores à emprêsa (L.R.) fez-me sorrir... a empresa acena com a viagem de borla,ou comparticipada, consoante o valor das vendas.As pessoas desunham-se a vender a mercadoria,"mas"nem todas atingem o valor exijido.Assim a empresa dá uma côdea,e as pessoas pagam a maior parte...Ó Sra.Silvana a sra. é das que apanha o bolo todo,não é? Áh magâna,está-se mesmo a ver! (sabe,eu já de lá venho...)
    sou o vulgar alentejano.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Visto o caro amigo já vir de lá , e mostrar conhecer o funcionamento desta empresa , e tendo
    através dum blogue de outrem tentar chegar a mim, eu da mesma forma lhe vou responder.
    Vamos por partes: 1º Não fico com o bolo todo, e visto que da LR o sr. nada sabe, porque se tivesse conhecimentos , saberia que os chefes de organização não teêm a viagem paga .Fui sim á viagem mas paguei do meu bolso.
    O seu tipo de observações só tem 2 sentidos; ou trabalha com outra empresa ou é um frustrado por falta de sucesso, o qual revela muita inveja de quem trabalha.
    Eu assino o que escrevo , o mesmo não acontece com o senhor.
    Caso tenha interesse em saber algo real da empresa LR, terei todo o gosto em lhe prestar informações, ( sem anonimatos)

    Com todo o respeito
    Silvana Grilo

    ResponderExcluir
  8. Gostei do seu texto...
    Bem ilucidativo daquilo que muitas vezes digo á minha filha:

    "...Quando te sentires infeliz,...olha há tua volta...e de certo encontrarás motivos mais que suficientes para te sentires "inflizmente" mais aliviada...,pois ao lado dos "teus lamentos...",outros sofrimentos são "lâminas no coração" de quem só consegue ser feliz,... se o seu semelhante também o fôr...

    Deixo aqui um pequeno excerto de um escrito que recentemente executei no meu album de memórias...

    Fazem esquecer as minhas dores
    e esvaziam os meus sofrimentos,
    porque deixo de pensar em mim,
    mas em outros
    por uns momentos...

    Mal estou e mal estarei,
    se para o lado eu não souber olhar...
    Tantos são por esse mundo
    que de face molhada escorrem dôr,
    procurando com uma luta em vão,
    um leve brilho e doce amor...

    Custódio Cruz

    Fique bem caro amigo,e nunca se arrependa de pensar nos outros...

    ResponderExcluir
  9. Ena,ena,isto está demais.Como é que eu no meu blogue nunca tenho desta animação?!!Mas o que é isto?!Eeheheh!!Realmente andarem a usar o blogue do meu pai para fazerem publicidade e trocarem piropos entre vós sobre as vossas empresas não tem piada a ainda vai sobrar para mim, não tarda está ele a pedir moderação de comentários e lá estou eu de serviço a dizer-lhe como é que é,como é que não é.O sr.Alentejano da Oriflame também queria ir a Cuba dar esmola aos pobrezinhos.Como fica na capital a ver os aviões subir está com dor de cotovelo.Vou ver a Erva.É por estas que eu acho os blogues uma boa m...mesmo se tenho meia dúzia.

    ResponderExcluir
  10. No meio de tudo isto quem se salvou foi o Custódio Cruz,nem eu com este mau feitio e com mania que vou endireitar o mundo.Depois do Custódio,se não fosse a mensagem do meu amigo em Montemor,Dr Jorge Camarneiro,candidato á Cãmara de Montemor.pela C.D.U,e que estudou em Kiev,viajado e conhecedor,estava tudo encerrado,mas ainda vou colocar aqui a sua opinião sobre o assunto de Cuba,merece a pena,pois sendo um excelente cidadão em Montemor,é tambem um comunista moderno e de horizontes sociais muito amplos sobre a socialização dos povos que devem ser controlados na disciplina colectiva ,mas livres do seu destino,o que não acontece em muitos locais..

    ResponderExcluir
  11. Amigo Olímpio:- A sua viagem a Cuba fez-me lembrar o poema de Pablo Neruda:"Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo. Morre lentamente quem destrói o seu amor próprio,quem não se deixa ajudar. Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos.Quem não muda de marca,não se arrisca a vestir uma nova cor ou quem não conversa com quem não conhece. Morre lentamente quem evita uma paixão e seu redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos e os corações tropeços. Morre lentamente quem vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho ou amor, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho.Quem não se permite pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos... Viva hoje! Arrisque hoje ! Faça hoje ! Não se deixe morrer lentamente ! Não se esqueça de ser feliz ! " Um abraço, P. Gil

    ResponderExcluir
  12. GRANDE OLIMPIO
    FOI UM ENORME PRAZER PARA MIM CONHECER UMA PESSOA MARAVILHOSA,EDUCADA,INTELIGENTE,HUMANA,HUMILDE QUE TEM MUITO PARA ENSINAR.
    DECERTO MAIS MOMENTOS DESTES VÃO ACONTECER MAS DESDE JA AGRADEÇO A SUA AMIZADE.BEIJO

    ResponderExcluir
  13. Exma Carla Miranda.Quando o seu irmão no Resort me disse...Olimpio.Fomos levar comer aos jardineiros e parecem cães esganados com fome e são solidários uns com os outros,nunca mais achei graça aquele luxo em que estava envolvido,recorda-se?Gostava muito de ser o que escreve,mas não é assim tão concreto.Se alguma coisa detesto são os falsos sentimentos de amizade e o encontro com os médicos deixou-me infeliz,quando do grupo aceitou os nossos trapos.Eu sei que a humaniade está cheia de desgraça,mas se no nosso espaço manifestarmos o calor da nossa solidariedade ,a vida é mais cor de rosa e só por momentos.Recorda-se quando encontrámos o pobre do Inágne a oferecer aquel florzita da estrada?Não sei se estava no grupo.Estava ,estava como o seu irmão.Eu disse para a criatura...Como se chama? Ignágne,respondeu.Eu sou o Olimpio,Cabeleireiro e barbeiro na Cova Gala ,Figueira da Foz.Como o momento era de alegria,depois todos oferecemos pesos que era o que pobre do cidadão Cubano pretendia ao dar a florzita,eu em tom jocoso disse perante o grupo...Viva Fidel de Castro,viva Salazar,viva. Nossa Senhora de Fátima ,para abençoar estes filhos da puta.Meu Deus que cena que foi aquela.Dizer que só fui eu solidário não é justo,quando tive conhecimento das situações ,já o grupo desenvolvia apoios,como foi o caso do seu irmão e de muitos outros.Que seja feliz com a sua menina,que terá gostado das prendas.O meu neto adorou a guitarra Cubana,enfim,a vida amando é mais facil.Aceite a minha estima e para o seu bom irmão,sua alma gemea,aquele abraço do Olimpio.

    ResponderExcluir
  14. Caro Peliche Gil.Desconhecia completamente este hino á vida de Pablo Neruda mas não deixo e reconhecer uma intervenção a proposito e no momento certo,que valorizou imenso a minha modésta opinião sobre o que se tem escrito neste blogue.

    ResponderExcluir
  15. Caro Olímpio,
    Não estudei em Kiev, mas sim em Leningrado, o que, no contexto em que foi dito pouco importância tenha para o caso!
    Quanto aos escritos sobre Cuba, onde eu já estive há muito tempo atrás, seria bom passar mais alguma informação, para além das emoções directas que nos ficam da observação imediata e dos parcos contactos com guias "tagarelas", médicos trapeiros e jardineiros escanzelados!...
    Não sou dos que querem transformar o que se vê naquilo que gostaria de imaginar, mas convém fazer um pequeno esforço para tentar ver mais do que o que está aparentemente à vista! E talvez tentar estudar um pouco melhor o país, a sua História e as suas gentes e relativizar o status quo existente!
    Não ficaria mal dizer que ainda agora mesmo, na ONU, quase duzentos países condenaram o embargo a Cuba, tendo a sua continuação sido apoiada apenas pelos EUA, Israel e por um advogado judeu representante de uma Ilha desconhecida do Pacífico!
    Quero eu com isto alterar alguma coisa sobre o que o Olímpio pensa e repete nos seus textos?
    Ou será que eu pretendo para Portugal uma situação igual? Pode crêr que não!Nunca!
    Mas não ficaria bem comigo próprio se não lhe suscitasse algumas perguntas e não o remetesse para as situações de absoluta miséria e injustiça que se vivem por esse mundo fora, inclusive em muitos países que enchem a boca com a palavra democracia!
    A luta dos povos faz-se no dia a dia e não é fácil permanecer de pé contrariando o Tio Sam, seja em Cuba, no Iraque, na Yugoslávia ou no Afeganistão!
    Finalmente, espero assistir a essa mesma emoção quando um dia destes escrever sobre a desertificação e miséria das nossas aldeias e bairros degradados, em contraste com o crescente enriquecimento duns seus "ex" (serão já "ex"?) camaradas pulverizados por tudo quanto é sítio, em empresas públicas e privadas, quais gatos pardos rapando o tacho esganadamente!
    Sabe?, é que nós os portugueses somos os maiores e os mais espertos quando nos apanhamos em países que finalmente vemos mais pobres do que nós! Até parece que respiramos fundo de alegria, até que enfim, afinal ainda há pior de entre aqueles que nós pensávamos que estavam melhor! Não que tenham estado, ou que o tenham dito, fomos nós apenas que o ouvimos ou imaginámos... mas agora ficamos vingados! Porra, estes ainda estão piores!

    Cumprimentos
    Jorge Camarmeiro

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!