quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

As Janeiras na Vila de S.Pedro Cova Gala

Entram em casas e estabelecimentos e pedem para cantar asJaneiras,como que pedindo desculpa pelo encomodo,mas é o povo em marcha com as suas tradições e ás quais devemos simpatia e melhor acolhimento,e foi assim que os recebi e com atenção ouvi,e gostei.
“NÓS SOMOS DA COVA GALA,
UMA TERRA MUITO BELA,
VIMOS CANTAR AS JANEIRAS,AI,
PARA A NOSSA CAPELA...”
Vozes agradáveis,ferrinhos afinados e o tambor do Sr.Germano Pais,autor da letra e um Covense a dizer-nos que os velhos são os trapos,confirmaram com a sua genuina alegria que a simplicidade do povo que canta e que o seu mal espanta,ainda cativa e enternece até os mais sizudos.Foram momentos de prazer, depois o adeus com a promessa de novas Janeiras para o ano. Oxalá assim seja caros amigos e obrigado pelo vosso exemplo,não vos move o interesse próprio, mas sim a tradição,valores que não se devem perder,mas sim manter,fieis ao povo que os criou,gente modesta e simples,mas cheia de beleza interior.Eram as gentes que lavavam no rio e talhavam as tabuas do seu caixão...como nos disse o Poeta Pedro Homem de Melo.

(Quero aqui deixar o nome dos cantadores das Janeiras.)

Manuela Rico,Saudade Roda,Madalena Dias,Amélia Achas,Lurdes Sardo,Rosa Estrela,Lucinda Freitas,e Natália Pimentel.E ainda o sr.Germano Pais o chefe da Banda.

4 comentários:

  1. Há muita gente a cantar as Janeiras por esse Portugal fora, há quem as cante ao Sr.Presidente da República a agraceder-lhe o bem que tem feito por nós e pela democracia instalada desde o 25 de Abril, e também a desejar-lhe muitas felicidades e saúde para continuar no seu cargo, por muitos e muitos anos. Há quem as cante ao Sr. 1º. Ministro congratulados com a aprovoção do casamento da "bicharada", " como neste país à beira-mar plantado ", não houvesse assuntos e coisas muito mais importantes para resolver. Há também quem as cante merecidamente ao melhor barbeiro de todos tempos, que se instalou na Freguesia de S. Pedro, o qual em poucos anos contribuíu mais para o bom nome, reputação e prestígio da Cova-Gala, do que alguns marinheiros de águas paradas que ali se limitaram a abandonar meia dúzia de barcos... Muitas felicidades e um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que risos me deu esta sua mensagem.Com que então o melhor barbeiro? Ainda não apanhou aqueles dias em que os "bifes" estão pela hora da morte na cara dos pobres clientes!Ò homem de Deus,mas que exagero o seu,face ao prestigio e bom nome que diz pertencer-me,numa terra que muito respeito mas não mais do que isso .Sabe? Está em marcha uma "Noite Cultural das Terras de Montemor"tendo por base a angariação de fundos para a festa da Vila de S.Pedro.Em Montemor,Tentúgal,Pereira ,Ereira,está tudo sensibilizado para esse evento,resta esperar pelos resultados dos pedidos já enviados.cordialmente.

    ResponderExcluir
  3. Desde que o Olímpio se estabeleceu na Cova-Gala, como industrial de barbearia, dotando a terra com um modelar salão de cabeleireiro de homens, que eu, apesar de ser uma senhora, jamais fui à Figueira arranjar os meus já gastos e fracos cabelos.
    É claro que o Olimpio não tem uma aparelhagem moderníssima, mas é simpático e ainda manda uns piropos, que sabem bem assim a uma mulher já fora do prazo, como eu…
    Mantenha-se por cá uns bons anos são os meus desejos.
    Apesar de ser um corte, nos comentários...
    beijinhos da

    ResponderExcluir
  4. Exma.Graciete.Gostei de a ter por cá.Com que então piropos? Foi jeito que ficou quando tentava embelezar as muitas mulheres que me rodeavam e durante muitos anos.Quanto ao seu cabelo,tenho que olhar bem essa fragilidade,pois tenho um tónico que até faz crescer cabelos nas palmas das mãos,sendo necessário fazer a sua aplicação com luvas!Pois andei para fazer moderno o Salão,mas o tempo é curto já.Procuro o melhor atendimento,a tal comunicabilidade que dá alegria ,enfim,é o meu espaço de vida.Há! venha fazer uma limpesa de pele gratuita,pois eu não páro com as minhas "maluqueiras"ou gosto pela evolução.A melhor estima.Olimpio Fernandes.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!