Entram em casas e estabelecimentos e pedem para cantar asJaneiras,como que pedindo desculpa pelo encomodo,mas é o povo em marcha com as suas tradições e ás quais devemos simpatia e melhor acolhimento,e foi assim que os recebi e com atenção ouvi,e gostei.
“NÓS SOMOS DA COVA GALA,
UMA TERRA MUITO BELA,
VIMOS CANTAR AS JANEIRAS,AI,
PARA A NOSSA CAPELA...”
Vozes agradáveis,ferrinhos afinados e o tambor do Sr.Germano Pais,autor da letra e um Covense a dizer-nos que os velhos são os trapos,confirmaram com a sua genuina alegria que a simplicidade do povo que canta e que o seu mal espanta,ainda cativa e enternece até os mais sizudos.Foram momentos de prazer, depois o adeus com a promessa de novas Janeiras para o ano. Oxalá assim seja caros amigos e obrigado pelo vosso exemplo,não vos move o interesse próprio, mas sim a tradição,valores que não se devem perder,mas sim manter,fieis ao povo que os criou,gente modesta e simples,mas cheia de beleza interior.Eram as gentes que lavavam no rio e talhavam as tabuas do seu caixão...como nos disse o Poeta Pedro Homem de Melo.
(Quero aqui deixar o nome dos cantadores das Janeiras.)
Manuela Rico,Saudade Roda,Madalena Dias,Amélia Achas,Lurdes Sardo,Rosa Estrela,Lucinda Freitas,e Natália Pimentel.E ainda o sr.Germano Pais o chefe da Banda.
Há muita gente a cantar as Janeiras por esse Portugal fora, há quem as cante ao Sr.Presidente da República a agraceder-lhe o bem que tem feito por nós e pela democracia instalada desde o 25 de Abril, e também a desejar-lhe muitas felicidades e saúde para continuar no seu cargo, por muitos e muitos anos. Há quem as cante ao Sr. 1º. Ministro congratulados com a aprovoção do casamento da "bicharada", " como neste país à beira-mar plantado ", não houvesse assuntos e coisas muito mais importantes para resolver. Há também quem as cante merecidamente ao melhor barbeiro de todos tempos, que se instalou na Freguesia de S. Pedro, o qual em poucos anos contribuíu mais para o bom nome, reputação e prestígio da Cova-Gala, do que alguns marinheiros de águas paradas que ali se limitaram a abandonar meia dúzia de barcos... Muitas felicidades e um abraço.
ResponderExcluirQue risos me deu esta sua mensagem.Com que então o melhor barbeiro? Ainda não apanhou aqueles dias em que os "bifes" estão pela hora da morte na cara dos pobres clientes!Ò homem de Deus,mas que exagero o seu,face ao prestigio e bom nome que diz pertencer-me,numa terra que muito respeito mas não mais do que isso .Sabe? Está em marcha uma "Noite Cultural das Terras de Montemor"tendo por base a angariação de fundos para a festa da Vila de S.Pedro.Em Montemor,Tentúgal,Pereira ,Ereira,está tudo sensibilizado para esse evento,resta esperar pelos resultados dos pedidos já enviados.cordialmente.
ResponderExcluirDesde que o Olímpio se estabeleceu na Cova-Gala, como industrial de barbearia, dotando a terra com um modelar salão de cabeleireiro de homens, que eu, apesar de ser uma senhora, jamais fui à Figueira arranjar os meus já gastos e fracos cabelos.
ResponderExcluirÉ claro que o Olimpio não tem uma aparelhagem moderníssima, mas é simpático e ainda manda uns piropos, que sabem bem assim a uma mulher já fora do prazo, como eu…
Mantenha-se por cá uns bons anos são os meus desejos.
Apesar de ser um corte, nos comentários...
beijinhos da
Exma.Graciete.Gostei de a ter por cá.Com que então piropos? Foi jeito que ficou quando tentava embelezar as muitas mulheres que me rodeavam e durante muitos anos.Quanto ao seu cabelo,tenho que olhar bem essa fragilidade,pois tenho um tónico que até faz crescer cabelos nas palmas das mãos,sendo necessário fazer a sua aplicação com luvas!Pois andei para fazer moderno o Salão,mas o tempo é curto já.Procuro o melhor atendimento,a tal comunicabilidade que dá alegria ,enfim,é o meu espaço de vida.Há! venha fazer uma limpesa de pele gratuita,pois eu não páro com as minhas "maluqueiras"ou gosto pela evolução.A melhor estima.Olimpio Fernandes.
ResponderExcluir