sexta-feira, 15 de janeiro de 2010



Na Outra Margem,o sonho do marxismo.

No blogue do meu respeitado amigo Agostinho,li o texto sobre os médicos cubanos ,que em Portugal usufrem 500 euros,enquanto o governo cubano,absorve para
os seus cofres 2.500,por forma de um contrato com governo o português,ficando para as autarquias o pagamento das estadias daqueles médicos.Contratos são contratos,mas o que resalta aqui é que o patrão,ou seja o estado cubano,que há 50 anos prega o marxismo,doutrina sócio-económico,política inspirada em Marx e Lenine,numa luta de classes e da ditadura do proletariado,acaba por ser um grande explorador dos médicos cubanos em Portugal.Claro que se trata de um sistema social que se chama o socialismo de base onde a assistência médica é para todos ,mas sem qulaquer prurido anti-comunista,e porque tenho em meu poder elementos de informação,que não são da CIA,as coisas não assim tão transparentes para todos os cubanos,pois o sistema permite,tal como cá com estes gajos,a formação de uma casta que possui privilégios e goza de regalias,cujo povo em Cuba lhes chama os macetas.O Agostinho,de cidadania exemplar que muito respeito pela sua viva expressão e carácter,vive ainda com o sonho que todos nós tivemos,quando na noite escura e do Salazarismo,devoravamos as tais teorias de Marx,julgando que iriamos ter uma sociadade justa e feita à medida das necessidades dos homens e mulheres ,mas para mim está ainda como a lenda de D.Sebastião,apesar de reconhecer que no tempo,as melhorias por cá se acentuaram e em Cuba,é como se sabe, pioneiros na saúde, mas com imenso suborno por parte da vida do povo,nesta e noutras áreas.Depois temos a libreta de abastecimento,caderneta de controle para cada família,temos os velhos que despertam compaixão a qualquer pessoa,estão sempre nas ruas e nas sacadas dos prédios,vendendo de tudo para sobreviver,jornais ,bijutarias.Por cá os velhos são explorados pelo capitalismo selvagem e alguns levam nas orelhas por não serem “ parvos de velhos”,por isso meus amigos estou farto de teorias e desumanismo social,pois se a minha orientação é o bem comum,como posso ser feliz com tantos desequilíbrios por cá e por lá. Verdade seja que o embargo dos E.U.A. de 4 décadas agravou a vida dos cubanos e a queda do comunismo de leste e a dissolução da Rússia,mais se complicou no simpático povo cubano que dança,fuma charuto e gosta do seu rum,tal como eu gosto do nosso tintinho do Alentejo ou do Douro. O que eu penso e com a amizade que vos deixo é que entre o comunismo e o capitalismo,venha o diabo e escolha o melhor que sirva potencialmente as necessidades dos mais desfavorecidos,porque os outros só precisam de sarna para se coçar,pois sabem infiltrar-se e proteger-se nas melhores mordomias.E o que se passa neste País,é de doidos,ou de gente sem vergonha e respeito pelo seu semelhente, mas não quero voltar aos sonhos da minha verde juventude,porque já não tenho tempo de vida para mais desilusões,quando Marx me fez sonhar com uma sociedade equilibrada ,onde não existisse esta gritante diferenças sociais,sendo certo que no quadro da laboração
alguns gostam de trabalhar e outros assim assim!.Não é facil ser justo nesta matéria,nem eu o pretendo ser,já que neste contexto da politica ,porque temos os partidos e as suas guerrilhas ideológicas,os que se tramam são sempre aqueles que só tem para vender a força do seu trabalho,o resto são sonhos e os tais dogmas,pois pois meu caro Agostinho,mas eu quero discutir as razões que a razão conhece.

3 comentários:

  1. Amigo Olímpio:
    Salvo melhor opinião, o seu extenso texto, pelo menos para mim, é demasiado denso e confuso, pelo que me limito a tentar esclarecer o essencial.
    “O socialismo é outra coisa! Não pode ser visto com óculos de negócio…
    Os médicos cubanos são médicos porque o Estado cubano, a sociedade cubana, criou condições para que a sua formatura não fosse um "investimento pessoal" mas a preparação para o exercício de uma profissão útil aos outros, em que possam, como escrevia Marx aos 17 anos, "acima de tudo, trabalhar para a humanidade". E, por isso, o nível da saúde pública em Cuba não pode ser ignorado e permite estes "negócios", a que chamaria, do outro lado da polémica, solidariedade, por mais que se queira vilipendiar o Estado cubano tal como é, e por mais que o ataquem e dificultem o seu desenvolvimento.
    Polémico será também corrigir começo da mesma notícia. Escreveria assim: «O Estado cubano paga 500 euros a cada médico cubano e, segundo o contrato feito com o governo português, esses médicos terão direito a habitação e transporte gratuitos. Dado esse acordo entre os Estados, esses médicos cubanos vêm, solidariamente, contribuir para atenuar o problema da falta de médicos em Portugal, e o Estado cubano receberá uma compensação de 2.500 euros por cada médico cubano que se disponibilize para essa tarefa, verba que utilizará como entender, por exemplo, na criação de condições para que ainda mas melhor a saúde pública, e mais médicos se formem em Cuba, para ser possível reforçar essa solidariedade.”
    Um comunista que, como sabe não é o meu caso, pois não tenho categoria para o ser, “por o ser, e para o ser, tem ódio à exploração de seres humanos por seres humanos; tem ódio às consequências visíveis dessa exploração, tem ódio às injustiças, às desigualdades sociais, à miséria, à fome. Um comunista não tem ódio ao explorador. Luta contra ele, contra a sua classe. Toma partido. Toma o partido da classe operária e de todos os trabalhadores. Toma o partido da luta em colectivo. Um comunista tem amor à luta. Porque tem amor aos outros, à humanidade, à vida.”
    Para terminar, cito Miguel Torga:
    “É um fenómeno curioso: o país ergue-se indignado, moureja o dia inteiro indignado, come, bebe e diverte-se indignado, mas não passa disso.
    Falta-lhe o romantismo cívico da agressão.
    Somos, socialmente, uma colectividade pacífica de revoltados.”
    Cumprimentos do António Agostinho

    ResponderExcluir
  2. Engraçado............
    Em Portugal os estudantes que estudam por exemplo na Universidade de Coimbra para médicos também não o fazem, (porque o governo português com o nosso dinheiro arrecadado nos impostos)porque nós "quase todos" contribuimos para isso????????
    E que acontece? Não aceitam colocação no interior. Cobram consulta inclusivé sem recibo, porque com recibo tem outro valor, etc, etc
    De qualquer das maneiras tanto o artigo do amigo Olimpio como o comentário do camarada"" Agostinho são longos, confusos e quase sem substância.
    Abraço ao dois

    LeeSilva

    ResponderExcluir
  3. Estimado e bom amigo Olimpio:- Essa estória dos médicos faz-me lembrar as bailarinas cubanas que há relativamente pouco tempo actuavam no Casino da Figueira da Foz, as quais recebiam uma miséria pela sua estada de cerca seis meses, em Portugal,sendo obrigadas a fazer horas extraordinárias e a mandar para o Governo do Fidel,uma exorbitância, pois se não cumprissem com as prestações nunca mais cá punham os pés. Algumas poucas foram habilidosas conseguindo engravidar e casar com portugueses, a fim de tornarem possível a sua radicalização no nosso país. É evidente que o regime político cubano tem sido há várias décadas obsoleto,deprimente e estou convicto que tem os dias contados, porque não há povo no mundo que aguente tanta miséria e opressão. Só espero que a Revolução dos Cravos chegue urgentemente a Cuba, e posteriormente não a torne numa democracia anarquista, onde há muita gente a roubar à fartasana e às descaradas e só vão dentro os que menos roubam!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!