quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A Ganãncia do lucro

Entre a Gripe e a Pandemia,o Capital selvagem e Multinacional.

A confirmar-se a influência da Industria Farmacêutica e a Organização Mundial da Saude,que terão desencadeado o alarmismo da gripe,provocando a histeria colectiva,que matava as crianças e os velhinhos,os menos fortes da humanidade,ceifando tudo na sua louca voragem,o que parece agora,para meu espanto,terá sido uma armadilha das multinacionais do grande capital Internacional,só com olhos e barriga.Se assim é,confirma-se os crimes de colarinho branco.A meu ver e com toda a propriedade,constituem sim os crimes de colarinhos sugissimos e a pedir uma boa barréla, e colocados depois então sim,num espaço pequeno e quadrado,para que fossem secos pelo sol e atravez dos quadradinhos.A idade que tenho já não dá para ilusões.Estou cansado de verificar os elevados crimes provocados por individuos sem escrupulos,um pouco e muito por todo o lado,a fazer-me recordar os conterraneos da minha aldeia,nesse tempo ainda sem luz eléctrica,que ao notarem o risco fumarento do avião a jacto que passava no ár, gritavam de uns para outros... estamos no fim do mundo,estamos no fim do mundo!A verdade caros bloguistas,tudo isto não é para se levar a brincar, pois a confirmar-se esta “megaburla”,mesmo tendo por base que mais vale previnir do que remediar,tudo isto não lembra ao diabo mais velho,feito de ganância criminosa e aterradora,levando os governos a cair no engodo,comprando vacinas a granel e o Zé que se trame,se porventura tiver que contar os tostões para pagar a receita na farmácia.

17 comentários:

  1. Caro e Insuperável Olímpio,
    Eu cá, no seu lugar, não deixava de tentar analisar o fenómeno pelo lado da conspiração
    marxista leninista de inspiração fidelcastrista!... É limpinho! Aqui anda mão do Fidel e dos milionários cubanos, que vivem principescamente envoltos em fumo dos puros imbatíveis da ilha, já PARA NÃO FALAR DO MARX E DO LÉNINE que não param de chatear o Obama e o Olímpio por causa dos 25 milhões de pobres (são mais do que os cubanos todos? Não me digam!....)do big brother!
    Não tenho preconceitos em relação ao que o meu amigo Olímpio (inocentemente) escreve, ao sabor da opinião ou do interlocutor do momento, mas, às vezes, esse papel de "Valente Soldado Shveik" acaba por tornar-se ridículo e cansativo para quem o lê!
    Bem sei que não tenho nada de meter o nariz no seu blog, ele é seu e de mais ninguém... olhe, mas não resisti em puxar-lhe a língua!
    Quanto às vacinas, eu tomei a minha! E não são os outros negócios com os medicamentos e as obras públicas, passando pelos carros dos ministros e tudo o resto, outra calamidade?
    Pense mais largo, vá lá, não afunile no pobre do Marx!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo anónimo,que chatice!Acredite que não o entendo no seu jeito desconfiado com a minha lógica,mas será que julga que não sendo de todo do esquerdismo militamte,estou de acordo com esta brutal armadilha do capital?Pensar mais largo é o que faço no meu dia a dia.Pela sua alminha não me ponha sentimentos e ordem social,dos quais renego na sua totalidade.Claro que não posso concordar com esta dos carros dos ministros,e quanto ao insuperável Olimpio,é muito boa vontade da sua parte,mas deixe-me ser quem sou militante da minha natureza e cidadania,misturado no meu povo e acho bem que me puche a lingua! Quanto á conspiração do seu amigo Fidel,neste caso dos supositórios,ele que se entenda com o Obama,mas francamente meu ilustre bloguista,que raio de análise e mistura.Seja mais claro na sua opinião a meu respeito sobre estas matérias do poder económico e politico,porque assim está a julgar-me mal e o seu comentário perde a sua razão de ser,pior para si,que não para mim que não saio das minhas convicções que são transparentes.Bom fim de semana e se possivel com vitória do meu BENFICA.

    ResponderExcluir
  3. Olimpio "O Inocente"...Que raio de cognome lhe atribuiram!! Será mesmo "inocente" este Olímpio ou estão a fazer dele um " bode expiatório do pseudo esquerdismo cubano?! Eu tenho a certeza absoluta que o reporter "Mabor" está imunizado contra estas bocas e não se deixará abalar pelos virus que por aí circulam, apesar de não ter sido vacinado contra a gripe sazonal e gripe A.
    Por agora um abraço e recorde o velho aforismo popular que diz:" Enquanto os cães ladrão a caravana passa".

    ResponderExcluir
  4. Caro anónimo.Os cães são bons companheiros e entendo que as pessoas devem pensar e dizer,mesmo que esse método de afirmação não esteja de acordo com o que realmente sinto e sou.
    Escrever sobre ditaduras é comigo,pois não me revejo em nenhuma,quer seja da esquerda ou da direita.Recorda-se quando mataram Alende?Que pena nesse tempo não existirem blogues,pois estes amigos que julgam que vendo "gato por lebre"não pensavam assim.Depois tivemos o Salazar.Aqueles discursos na Rádio metiam receios e a policia politica foi o que se sabe,verdadeiros criminosos de sangue.Nimguem vai alterar o meu sentido de liberdade que desejo para mim e para os outros,pois o reporter "Mabor" vem do povo,o verdadeiro,o genuino,aquele que trabalhou a terra ,do nascer do sol,ao anoitecer,por um bocado de broa e quem sabe ,meia sardinha!Se todos tivessemos mais solidariedade e menos ideologia,e eu sei que isto só na cabeça do insuperável Olimpio,existe,então sim os fanatismos e as perseguições,os ódios tambem,tudo seria um pouco melhor.Mas estou longe ,muito longe,em pretender dár-vos lições do que quer que seja,pois o que pretendo ser é igual ao que escrevo e penso,e claro,contra todas as tiranias,mesmo aquelas do meu espaço de convivência.Agora sim,um santo fim de semana
    para todos,tambem para os que me julgam "trapaçeiro".

    ResponderExcluir
  5. Mudar de assunto tambem se justifica,e faço-o por justiça minha e compreenção das diferenças técnicas e vocação de cada um.Venho do tempo em que os barbeiros trabalhavam para lá da meia noite,mesmo assim no sabado,trabalhei para lá das cinco da tarde.Quando cheguei a casa a primeira coisa que fiz foi ligar o rádio para saber o resultado da Naval,que ganhava e acabou por confirmar-se a vitória sobre o Belenenses,por um zero.Mas o que me fêz falta foi a imformação critica do Custódio Cruz.Agora é que se notou que o "gajo" é mesmo bom nos comentários,e faço-o sem a ridicula lisonja,pois os que estavam a relatar o jogo,fazem o trabalho,pois então,mas o"reguila"é de mais com aquela paixão do jogo,parece que se está lá no campo,tal o dizer na imformação via rádio.Depois aprende-se as leis do jogo,as tácticas e toda aquela emoção que entra pelos nossos ouvidos,mais o Ti Lebre,da Cova Gala,que foi o primeiro relatador em Montemor,á muitos anos,num jogo com o Ançã.Será que estão em greve?Será que tem salários em atraso?Com o devido respeito aos que lá estiveram,mas os relatos da Naval,sem aqueles "tipos" não são a mesma coisa´,para mim que sou um admirador dos bons espectáculos de futebol,mesmo que seja via rádio e logo com estes cavalheiros que sabem da "poda"

    ResponderExcluir
  6. Caro Olímpio,
    De facto, a sua breve (ou será que ainda por lá anda?) passagem pela militancia socialista em Montemor, onde oriundos de todos os quadrantes do expectro partidário espiam há 11 anos as suas precipitadas transferências, criou-lhe uma tremenda confusão de análise política e uma tendência para a mistura de conceitos!
    Imagino que não deve ser nada fácil, para quem só consegue detectar na política nacional o PS e o PSD, como noutros tempos, a União Nacional e a Acção Nacional Popular, conciliar as opiniões e encontrar um rumo!
    É por isso que não lhe resta outra hipótese que não passe pela acusação, em geral, sem profundidade, sobre os actores do centrão político, batendo aqui e ali, sem rumo, mas, sobretudo, atirando com todas as culpas da pobreza franciscana deste país para a esquerda mais consequente e revolucionário que nunca o governou! Ou, ainda, desviando o tiro para quem está ainda pior do que nós (por que não têm sponcers do nosso nível ocidental) ou para os filósofos e teóricos das revoluções e revoltas dos séculos XIX e XX...
    À falta de sustenção teórica das suas afirmações, você atira-nos com a razão do seu passado de carência montemorense e do seu esforço de vida por esse país fora, mas acaba misturando as origens e as causas com ideias resignadas!...
    Eu acho que você podia e devia ser mais audaz e directo, chamar os nomes certos aos que verdadeiramente são responsáveis pela situação, erguer a sua bandeira de justiceiro da palavra na direcção correcta!
    Até lá, todos o lêem e não sabem em quem quer você bater? nos explorados, ou nos exploradores, no santo ou no diabo?
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Meu caro amigo comunista não tenha vergonha de assinar o que escreve,pois se estas trocas de análises fossem frente a frente,ficariamos ainda mais conscientes do respeito que devemos de um para outro.Sim...votei alguns anos no P.S.e que mal foi?Para partido unico bastou-me o Sr Salazar,e quanto á União Nacional,é de facto o vosso problema dos fantásmas,incluindo-me numa
    seita ,da qual contestei na Rua.Sim,nos Restauradores e no Rossio,onde estava o meu caro amigo?Veio depois no comboio das oportunidades ou não?Sabe,uma das grandes vitorias é a minha ingenuidade,acrescida de uma solidariedade verdadeira,porque este seu comentário cheira-me a fascismo puro,onde não há lugar para mais ninguem,a não ser do vosso partido.Tenho muito receio dos intelectuais,pois vivem na base teórica das grandes causas,cuja sustentação é mesmo teória e desumana e quantas vezes anti-social.Responsáveis pela situação do Pais?mas acha que eu estou ao lado destes traidores que se apoderaram de uma data inesquecivel? Tenha dó do Olimpio da Barca,não faça perseguições á boa maneira do Salazarismo e do vosso comunismo que já deu o que tinha.Olhe...vou-lhe ser franco,se eu tivesse a certeza que o vosso partido ganhava as eleições,votava nele,não para fazerem um clube de apaniguados,de traidores,como existia no salazarismo,mas para trabalhar para o bem comum de todo o povo,percebe meu caro amigo?Pensões dos politicos custam 8,8 Milhões,vai ser o titulo do meu desabafo,esteja atento.O amigo não deve conhecer a minha maluqueira em Montmeor,com os politicos dessa época.Apoiavam o Jornal que não foi de nenhum partido,mas quando notaram os textos excelentes do meu considerado Dr.JOrge Camarneiro,nunca mais mais tive editais em termos.Covém imformar que o Dr Jorge Camarneiro é um montemorense de gema e de grandes causas,mas por aqui vão os caminhos da politica ,pela qual não tenho simpatia,muito menos por partidos unicos,com deve ,talvez seja o seu.Bater nos explorados,ou nos exploradores ?
    Não me lixe caro anónimo,quem devia ser um verdadeiro comunista era eu,que não fiz riquesa com o meu patronato,sejamos pois transparentes e leais com os nossos ideais,até rima!Aceite a mais viva estima e seja democráta á minha
    maneira, da rua e do verdadeiro povo.

    ResponderExcluir
  8. CaroSr.anónimo.Não pense que escrvi com azedume,sou assim e terá que aceitar-me.Voltei para lhe dizer uma verdade que o ajuda a analizar-me nos meus conteudos socialistas.À muitos anos eu a minha mulher"o Salazar de casa que orienta modestas finanças" não fomos de férias porque havia que pagar a 6 estimadas colaboradoras,o pagamento das férias,a quem como eu mantinham um negocio familiar.Espero que agora compreenda que estou ao lado do"Santo"e não dos exploradores,tão pouco dos ditadores ,quer sejam da sua esquerda ,ou da sua direita,muito menos do centro,pois são patamares e programas que não defendo.Seja fefiz em familia.

    ResponderExcluir
  9. As minhas desculpas falta uma letra no escrevi.

    ResponderExcluir
  10. Caro Olímpio,
    Tenho assistido, nem sempre, às polémicas que o meu amigo vai sustentando e não chego a perceber qual a razão da sua desconfiança relativamente aos comunistas?!!
    Se o não conhecesse suficientemente, seria obrigado a pensar que eles lhe fizeram muito mal, ou que você viveu debaixo de alguma daquelas tenebrosas "ditaduras", de que você tanto fala.
    Mas como eu sei que a sua vida se desenvolveu sob o salazarismo e a seguir sob os governos resultantes do 25 de Abril, não sendo nenhum deles de maioria comunista, nem os de Vasco Gonçalves, por mais que apregoem o contrário, não percebo o seu tamanho ódio a uma ideia de sociedade tão justa como utópica, nos dias de hoje!
    Mais não entendo o seu ódio conjuntural ao comunismo e aos comunistas, ao mesmo tempo que vai aqui elogiando o perfil e a verticalidade de alguns deles, como acabou de o fazer no comentário anterior!
    Finalmente, não pense que os comunistas e o comunismo lhe querem mal a si e à sociedade, ou pretendem o regresso à fome e à miséria (seja a antiga do tempo do fascismo, ou a actual dos bairros sociais e guetos dos arrabaldes das grandes cidades), ou ainda, à farda única e ao igualitarismo fanático! Nada disso! O que o comunismo aplicado à vida real pretende é a diminuição da injustiça de que são vítimas as classes e camadas sociais mais pobres, é a conquista de princípios mais equilibrados de redistribuição da riqueza criada.
    Ou não acha que andamos todos um bocado confundidos nos dias de hoje, quando é o dinheiro público que paga os estragos dos roubos dos anteriores donos do BPN, assim como mais de 200 milhões de contos anuais de consultadorias não se sabendo bem de quem e ainda muitos e muitos milhões de contos de benefícios aos velhos e novos ricos que por aí proliferam, à volta dos corredores do estado?
    Claro está, os jornais e as televisões (de quem são, de quem são?) tudo isto transformam em práticas regulares dos estados democráticos e das sociais democracias da europa ocidental, ocultando a verdadeira designação que eu conheço para tais acções - ROUBO!
    É contra isto que não devem ser dadas tréguas nem haver recuos e é a isto que parece a maior parte das vezes se chama pensamento único!... Pois que chamem!
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  11. Costumo vir aqui espreitar...
    Faz-me sorrir a vossa argumentação:equipara-se às trovoadas,"embatem,embatem,e não se desfazem"...voltam a embater daí a alguns instantes,ou no dia seguinte,ou mesmo mais tarde,até quando menos se espera:são teimosas,"as trovoadas"...

    ResponderExcluir
  12. Porra!Isto aqui está pior que a AR!

    ResponderExcluir
  13. Não desanime, Olímpio, você não é desses!
    E a Cova-Gala está consigo!...

    ResponderExcluir
  14. Atenção, a Barca também! E o ACM!

    ResponderExcluir
  15. COMPANHEIROS.È mesmo a AR,carago...Vamos então ás respostas.Não é certo que desconfie dos comunistas,ou que lhes tenha odio,o que tenho é horror á brutalidade da todas as ditaduras,e sabemos que o fanatismo politico leva a essa crueldade.Ainda bem que considera que as ditaduras são tenebrosas,e de facto estou marcado pelo Salazarismo,ou julga que o casamento de Salazar,Cerejeira,Tenrreiro,tinham alguma relação com o Zé Povinho,foram tempos do diabo para quem tinha por riquesa a força do seu trabalho.Não,não odeio os comunistas,é fardo que não carrego,mas tal como os fascistas de direita,se apanham o poder ,são iguais ao meu cão,que por sinal é de raça chinesa,desde que morda a borracha para brincar,só a"tiro" a deixa cair no chão.Venha o comunismo com essa bela teoria de redistribuição da riquesa,ou pelo contrario faziam como estes m. que com as leis que organizaram,tem agora ao fim de 12 anos de politica,uma reforma vitalicia de perto,1.900 E.enquanto os pescadores que labutaram no mar imenso durante anos e anos ,tem agora uma miséria de reforma.Sei do que falo ,pois lido com eles todos dias e já lá vão perto de 6 anos que não lhes faço aumentos,pois trazem os tostões contados.E se me conhece,então,suficientemente,fica a saber e sem duvidas de que lado estou.Talvez não seja claro no que escrevo,mas as minhas causas existem por mim e pela minha convicção de que uma sociedade justa,só lá vai á cacetada,apesar de ser contra a violençia,Sejamos pois companheiros dos mesmos principios ,e a cada um a sua razão,mas para mim o homem está sempre primeiro do que qualquer fanatismo politico.Para a Cova Gala,tambem para a minha Barca e o A.C.M.,afinal para todos,o abraço das grandes lutas pelo bem comum,mesmo que seja só a franquesa da solidariedade.

    ResponderExcluir
  16. Caro Sr.anónimo.As "trovoadas"continuam e achei graça ao seu comentário,parece que andamos a discutir o"sexo dos anjos",mas venha dai com a sua critica ,porque ninguem odeia ninguem.

    ResponderExcluir
  17. Caro Olímpio,
    Afinal você mão odeia os comunistas, odeia é a ideia que lhe venderam deles e das suas posições!
    Ou seja, você recorre a muitos dos argumentos deles para descarregar a bilis nos mandões do centrão, mas depois parece que tem algum compromisso secreto com estes, confundindo tudo e todos e metendo a malta todo no mesmo saco!...
    Ora, a verdade é que você pode dizer o que lhe vai na alma sobre os seus ex (ou actuais)companheiros de partido e de ideologia, reconhecer que são uns vigários e uns mete-as-mãos-na-pasta, mas o que não tem direito é de dizer que os outros ainda são piores! Como é que sabe? Onde viu você o comunismo? Em Cuba? Na China? Na Rússia? Na Coreia? Não brinque comigo, o que você (ou)viu foi dizer à malta de cá que lá havia o que você (e a malta) querem que tivesse havido, nada mais! Mas de comunismo, por lá, nem o cheiro chegou a insinuar-se!
    De resto, conte lá que comunistas conhece você que sejam más pessoas e lhe queiram cortar o pio? Por aquilo que aqui vou lendo, de vez em quando, você até diz ter uns comunistas de estimação do caraças, na Figueira e em Montemor, e um cão fantástico chinês (que não lhe regateia a fidelidade), não é verdade?
    Vá lá, diga o que lhe vai na alma, mas não se sinta obrigado permanentemente a emendar a mão e a compensar o mal que diz dos seus com o recurso a realidades ou teorias que você não conhece (nem faz grande esforço para conhecer), passando o tempo todo a tocar de ouvido anti-comunista!
    Desabafe sem olhar para o lado! Já é tempo de perder o hábito de espreitar por cima do ombro, com medo de que lá vem!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!