terça-feira, 19 de outubro de 2010

Transito louco

Ninguém fica indiferente ao trânsito em Marrakeche.Desde bicicletes,carros, motorizadas, passando por charretes, a confusão é de tal modo que impressiona por não existirem choques em cadeia e pessoas a sofrer as suas consequências, mas tudo dá certo num movimento disciplinado por rara intuição.
O grupo teve duas experiências com a visão de tal fenómeno, primeiro quando seguia no autocarro,depois pelas ruas e becos de Marrakeche, mas admirando a habilidade dos condutores sempre a abrir e sem atropelar os pedestres: é francamente notório que o trânsito se processa de modo louco na mira da rapidêz para mais serviços serem conseguidos.
A foto documenta a caminhada para a grande praça Jena el Fna um dos locais mais apetecidos do mundo turístico. Ao fim da tarde o enorme espaço transforma-se num super restaurante a céu aberto, pois ali existem variadas especialidades em cada barraca, mas os estômagos mais sensíveis podem não aguentar com tais propostas alimentares. Mas a praça tem outros encantos de uma cultura que não conheciamos como os musicos, os encantadores de serpentes, adestradores de macacos, numa constante luta para ganhar uns Dirhams, enquanto a multidão rodopia sobre a praça e escuta a chamada para as orações nas mesquistas. Os crentes apressam-se, encerram as suas lojas, ou simplesmente colocam uma tranca e aí vão eles orar ao seu Deus, mãos no chão e rabo no ár. Fiz duas tentativas para entrar numa mesquista e vim sem saber porque não me deixaram entrar, mesmo com os sapatos numa das mãos. Ainda disse a um mulçumano que falava francês, que não podia praticar o Ramadão, porque gosto comer a qualquer momento, o que nos levou a um reciproco sorriso,sem descurar o mutuo respeito e compreenção pela fé de cada um.

2 comentários:

  1. A avaliar por esse pneu à volta da cintura que o ajudará muito nas salsas ondas do mar do Algarve,a comida em marraqueche deve ter sido do seu agrado...

    ResponderExcluir
  2. È verdade meu caro.Não sei com dar a volta a isto.A comida árabe não é muito do meu agrado,mas safei-me por outras vias.Tenho saudades dos vinhos, quer branco quer tinto,ainda pedi um garrafãozito de 5 litos, mas não deu para trazer.Vou iniciar o Ramadão, um dia destes e de rabo para o ár.Abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!