domingo, 9 de agosto de 2009

O Artista do povo,Solnado.


Gostava do Solnado porque sacudia a minha tristeza!
Tenho muita dificuldade em compreender as fantasias dos mercenários do riso,os que riem por tudo e por nada,fazendo do riso um cartão de apresentação e por vezes na sua presente ilusão,de que rir lhes faz bem ao ego e por jeito a sua melhor aceitação.Para mim rir é o meu espelho de alma,vem de dentro para fora,dá satisfação e sobretudo não me engana nos propósitos de sentir a leveza do riso,denotando isso mesmo,a alegria do rir para melhor sentir.Solnado foi o meu ídolo,o único artista a quem me abeirei para a efusiva saudação,em frente à Caravela,na Figueira da Foz,onde tinha o meu salão de Cabeleireiro de senhoras, já lá vão muitos anos.Nem sequer os jogadores do meu Benfica a isso me obrigaram na emoção da sinceridade e o prazer da gratidão, Só Solnado...tal feito foi para mim a primeira e última vez a ídolos do povo.Nesta tarde de Agosto que vai caindo sobre a cidade e que desisti da T.V.,por tanta emoção não aguentar com a reportagem do seu funeral,venho aqui reduzido e humilde,face à sua solidariedade com os que tinham dificuldades e que o Solnado ajudava sem alaridos.Foi em Lisboa,quando já cabeleireiro de senhoras e num salão na rua do Crucifixo,tudo parou,clientes,cabeleireiros,gente da limpeza e do bar,para escutar a sua ida à guerra de 1908.Ainda recordo as gargalhadas do falecido Zé Caetano.Manifestava-se para além do normal,porque ria com inaudito prazer,gesticulando e de cigarro numa das mãos,quase desarticuladas.Solnado foi de verdade o meu humorista mais sentido de sempre,que sacudia a minha tristeza e as minhas profundas amarras do que parece que todos me devem e ninguém me paga.Solnado com a sua arte abria-me de todo e eu transfigurava-me no rir saudável e franco para comigo,sentindo segurança no riso porque foi verdadeiro quanto foi o meu imenso respeito pelo artista e pelo homem.Rir assim como ele me fez rir,deu-me saúde e confiança nas minhas emoções,como aconteceu nesta tarde,apesar do seu fim fisico,voltei a sentir em pedaços de representações a sua capacidade de me tirar do poço,ficando agora com a esperança de que um dia o vou saudar pela segunda vez,pois o nosso encontro está marcado na eternidade,porque mais do que nunca o sinto igual a um irmão neste percurso de vivermos para morrer.

8 comentários:

  1. ó pá,estás à espera de ressucitare,ou quê?Aproveita é isto aqui que é o que há de garantido.O resto são cantigas,até julgas que a malta vai pó céu rir-se com o Solnado.És mesmo ingénuo, meu.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo e Senhor.Creia que não consigo criticá-lo nesta sua mensagem.Deve ter cuidado consigo,pois perde o seu respeito e da sua familia,apesar de compreender e aceitar a soa opinião que justificadamente tem o meu perdão.

    ResponderExcluir
  3. A minha família não é para aqui chamada.E que eu saiba você não é nenhum padre para andar a perdoar pecados.Nem eu pequei.Ora essa.

    ResponderExcluir
  4. O Sr.Olimpio acredita na vida eternA.Eu acho que cada um acredita no que quer.Mas concordo ali com o anónimo,aqui é que é bom,lá dooutro lado, pelo que se sabe, pode ser só mesmo sono eterno e para isso,ora bolas, prefiro a minha cama,mesmo dura cá na Terra do que um colchão no céu.

    ResponderExcluir
  5. Se no céu existe lugar para as almas não sei...,mas pergunto:
    O caro anónimo que diz aproveitar "vivo" enquanto é tempo,tem a certeza se não existe "algo" mais para além da morte?
    Desbunda tudo quanto pode porque está convicto do contrário?
    Convicto com quê?E porquê?
    Até parece um homem cheio de certezas.
    Por acaso já lá esteve foi?
    E se o caro amigo aceitar as crenças dos outros,não será que "inicia" na terra o céu de um bem estar com respeito pelo próximo?
    E assim sentindo-se mais solto,tem a possibilidade "mágica" de acreditar até morrer?
    E olhe que isso é que é vida...
    Olhe meu caro...
    Tenha a certeza que certas pessoas marcam mesmo a diferença nesta vida por aquilo que fazem e sabem apreciar á sua volta,sem exibir uma postura egoista que lhes permita libertar a mente com evasivas fundamentadas na falta de reflexão séria, por aquilo que por mais "ciência" que haja no mundo, nem voçê ,nem ninguem ainda soube explicar...
    É fácil dizer goza a vida enquanto podes,mas acredite que por essa atitude pouco reflectiva e respeitosa, o mundo se tornou um autêntico inferno..
    E olhe mal por mal,pelo menos quando eu morrer já não vou ter que ouvir as suas intolerãncias e limitação intelectuais,baseada na frieza dos conceitos matemáticos.
    Sabe?Quando temos um gesto bom na vida,sentimo-nos bem,mas nunca percebemos se ele foi tão racional quanto isso...pois foi o "coração" que comandou por instinto..Será???
    Nós programamos na vida,mas somos muitas vezes surpreendidos por "algo" inexplicável e a qualquer momento...
    O mundo apareceu como?E como vai acabar pelo andar da carruagem?Já pensou ou não está preocupado...
    É feliz assim é?Com essas certezas todas?
    Não acredito...

    O Comendador

    ResponderExcluir
  6. Comendador, eu não disse que não havia nada do outro lado, disse que o que aqui há é garantido.E isso é a única certeza que qualquer um pode ter,religioso ou não,cientista ou não.Aceitar as crenças dos outros não significa que não se possa ter opinião diferente.O mundo sempre foi um inferno e a religião ajudou a torná-lo um inferno tanto como a falta dela.O que eu acho mais engraçado é ver que as pessoas que têm fé acham sempre que aquelas que não têm são"intolerantes e limitadas ".Explique aí como é que um bebé não baptizado e morre vai para o inferno e como é que Hitler,se se tivesse arrependido do que fez á última hora,ia para o céu...Sou muito mais feliz do que imagina.

    ResponderExcluir
  7. Olhe amigo,garantido tem você tudo o que conquista á medida dos passos que dá, e não garante nada igual ao que os outros conseguem.
    Todos somos iguais,mas de facto muito diferentes...
    Repare bem...
    Todos os dias nos levantamos,vamos para a rua,vamos para trabalho(para quem o faz...),vamos conviver,vamos tentar ser felizes em cada dia,mas todos de uma forma prefeitamente distinta.
    Cada um garante o seu mundo,e deve conciliar a sua genuina filosofia com a dos outros, e por isso mesmo é que não temos nem tudo o que aqui há,como refere...
    Uns têm ... outros não...
    E ficamos por aqui...
    Quanto ao inferno que o mundo sempre foi,ele foi sempre pela razão da intolerância,e não das crenças(sem fanatismos claro está...).
    E o amigo é muito feliz? Pois ainda bem,mas acredito que seja um homem de fé, certificada pelo simples de facto de estar agora e neste momento e aqui a ver se eu lhe respondi ou não...
    Ainda quanto ao hitler se poder arrepender há ultima da hora,só lhe digo que não se arrepende quem quer,mas quem sente...
    Da maneira que fala até parece que o malvado do hitler,faria um exercicio matemático para se safar mais uma vez ao castigo(tipo uma estratégia..)
    Olhe e ainda quanto ao bébé que não foi batizado e ir para o inferno,só mostra a sua falta de identificação com a forma de fé simples e humilde,onde isso não tem sentido,até porque a fé está em cada um e a consciência também...
    Há tava a esquecer de dizer...
    Vou pouco á missa,mas acredito em deus...
    Queira já agora aceitar um abraço amigo,mesmo não sabendo quem é....

    O Comendador

    ResponderExcluir
  8. Não devemos brincar sempre com as palavras e sem lisonja a mensagem do Sr comendador está muito bem estruturada entre o pensar e o dizer afirmativo,que transmite seriedade ás palavras que nos conduzem com verdadeira amizade com o nosso semelhante.As palavras são o espelho da nossa alma e da alegria,tantas vezes a tristeza.Um texto muito forte e interiorizado,só é pena não levar a assinatura,pois a qualidade merece esse cuidado Sr comendador.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!