segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O hino da SIT em Tavarede, até deu para emocionar

(Nota: afinal eram as comemorações 98º aniversário do Grupo Musical Instrução Tavaredense!As minhas desculpas!)
Numa destas manhãs de domingo e na companhia do Davis,um cão afectuoso e que como se diz ,só lhe falta o"falar",dei por mim em frente da sede da Colectividade em Tavarede.Nem sequer sabia que era dia de aniversário,mas o grupo de músicos e o içar da bandeira ao som do hino,envolveram-me rápidamente na cerimónia de teor associativo.Emocionei-me...Recordei o meu passado por Montemor em circunstâncias idênticas.Sempre dei valor aos fenómenos colectivos das instituições,e deles fiz parte.Mas hoje estava em Tavarede,onde a escola associativa é um valor por demais conhecido.E se os músicos avançaram pelas ruas,anunciando mais uma festa de aniversário,também eu (com o Davis pela trela) me coloquei na retaguarda para os acompanhar, já sentindo a festa como fazendo parte dela. Saudável boa disposição nestes momentos fantásticos,que nos tornam mais humanos "mais perto uns dos outros".... Apróximámo-nos da rua principal de Tavarede,os músicos formaram em frente da casa da família Cordeiro: Sr.José Cordeiro,(86 anos),esposa OtÍlia Medina,e sua filha,a Lita,(como carinhosamente é tratada)pessoas integras e grandes valores também no Teatro de Tavarede.Por isso ali estavam(os músicos) com os normais cumprimentos, traduzidos nos acordes do hino,que em silêncio e respeito todos ouvimos. Eu com o Davis ,encostei a um canto,completamente integrado em homenagem às três figuras que são relevo na história da Sociedade Instrução Tavaredense.A minha emoção voltou forte,mas quando notei o Sr.José Cordeiro a limpar a teimosa lágrima,dei por mim a caminhar para ele,tambem de lágrima no olho,e só sube dizer-lhe:"Obrigado Sr José por este belo momento da sua vida e da minha também.Só o vosso exemplo já é um valor!"
Para saber mais sobre Tavarede:
Para saber mais sobre a SIT - Sociedade de Instrução Tavaredense
E sobre o DAVIS,o cão do meu netinho:
E mais um blogue com histórias de Tavarede:

6 comentários:

  1. Também gostava de ter estado presente.Aprecio essas manifestações tão simples,mas tão ricas!

    ResponderExcluir
  2. Senhor Olímpio :
    Gostei muito de ler as suas palavras, pela emoção que delas se desprendia, e acho que ninguém lhe irá levar a mal se, porventura, tiver cometido um equívoco. É que o Aniversário que se celebrava era o do Grupo Musical de Instrução Tavaredense, e não o da S.I.T. , que é em Janeiro. Mas os músicos que o senhor ouviu sabem tocar os Hinos das duas colectividades, e portanto pode até ser que o senhor esteja certo.
    Não sei, mas também não faz mal nenhum, pois ambas as colectividades representam Tavarede.
    Os meus melhores cumprimentos.
    João da Silva Cascão

    ResponderExcluir
  3. Querido Amigo Olimpio
    Entre nós não são necessárias desculpas por equivocos desta ordem, sabemos bem o que é o aasociativismo e felizmente que em Tavarede não há radicalismos e os nossos homens da música estão ao serviço da cultura tavaredense e tanto tocam no Grupo como na SIT e ainda bem que assim é.
    Todavia escrevo este comentário por outra razão, já sei que o meu amigo é um apaixonado por estas coisas, nomeadamente o Teatro. Vou dar-lhe um Link de um blog de uma amiga minha de 15 anos mas ferverosa adepta da cultura tavaredense nomeadamente do que se faz na SIT.
    Chama-se Cházinho de Limonete e tem lá gravadas muitos temas que fizeram história no Teatro Tavaredense e agora são interpretadas pelo Grupo Coral da SIT dirigido pelo nosso grande Maestro Silva Cascão.

    http://chazinhodelimonete.blogspot.com/

    Mas já agora mais dois links tavaredenses:

    http://chadelimonete.blogspot.com/

    http://limonete.blogspot.com/

    Aquele abraço
    Rogério Neves

    ResponderExcluir
  4. Caros Senhores Cascão e Rogério.Grato pelas palavras e obrigados pelos vossos exemplos em comunidade e em janeiro se Deus assim o entender lá estaremos para ver o novo teatro.

    ResponderExcluir
  5. Caro Senhor
    Serei um intrometido mas só hoje é que li, no seu blog, o que teve a amabilidade de publicar sobre a alvorada do Grupo Musical e de Instrução Tavaredense. Aproveito para lhe dar uma informação que talvez desconheça: Esta colectividade, que tem um passado muito honroso para os tavaredenses, nos campos do teatro, da música e da instrução popular, foi fundada em Agosto de 1911, por dois naturais do seu concelho, pois António e José Medina, os seus fundadores, eram naturais de Verride. Do primeiro, meu avô paterno, recordo ainda muitas das histórias que contava sobre a sua actividade no Associativismo. Do segundo, José Medina, meu tio-avô, e avô, entre outros dos meus primos João e José Medina, amadores do teatro da SIT com mais de 50 anos de actividade, recordo que Mestre José Ribeiro escreveu sobre ele descrevendo-o com uma grande amador dramático.
    Tenho que agradecer também a divulgação do meu blog "Tavaredehistórias@blogspot.com".
    Cumprimentos.
    Vitor Medina

    ResponderExcluir
  6. Caro Senhor Vitor Medina.Excelente esclarecimento sobre a riquesa associativa em Tavarede,e não foi um intrometido,antes pelo contrário,pois ajudou-me a compreender o vosso belo caminho em comunidade.João Medina foi meu colega na barbearia Silva ,na praça dos taxis,tinha eu 20 anos e depois abalei para a tropa e voltei sempre á Figueira e a Montemor.Ainda tenho hoje boa relação com o Medina,que jeito para o teatro,entre outros em Tavarede.com a minha mulher e o saudoso F.Caniceiro,fomos algumas vezes aos vossos espectáculos,que arte Senhores.È tão consolador falar destas actividades ,por isso me emocionei com as lágrimas do Sr Cordeiro e que manhã tão radiante e cheia de esperança de um povo simples
    e solidário.A melhor estima

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!