segunda-feira, 1 de março de 2010

Poesia.

Embarque em Sobressalto.

Desde o tempo da minha juventude por Montemor e Figueira da Foz,que conheço o
Sr Anibal José de Matos.Trazia de Montemor uns tais rabiscos para o Figueira Spor,e quando deixei a Figueira aos 20 anos para cumprir a tropa, o Jornal até publicou a noticia,pois o “Reporter Mabor”como me alcunharam nessa altura em Montemor,merecia,dado o interesse ou a mania do jornalismo.Com vista ao presente e futuro,para ganhar a vida era barbeiro,e na paródia o estudante e amigo Costa Alves chamava-me o Coiffeur do Casinó...
Anos mais tarde encontrámo-nos em Lisboa, retomaram-se as noitadas, as conversas e as descobertas politicas;”falava-se baixo” em Marx,aconteciam algumas manifestações no rossio,e as causas do povo eram nessa época matéria fértil para os nossos desabafos inflamados,mas sempre em surdina,não fosse o diabo tecê-las.Foi com muita pena que tive conhecimento que este amigo já partiu para o além,é um facto comum a todos,mas isso não obsta,sente-se sempre algo. Voltando atrás ao meu relato lembro que estavamos em 1960,mas o Figueira Spor,da responsabilidade do Sr Anibal de Matos, já existia sendo bastante anterior a esta data.
Não desisti dos rabiscos,continuo a faze-los agora no meu blogue,e também visito outros blogues,quando a noite vem e com ela o socego que aprecio.
Assim ao visitar o blogue do Sr Anibal de Matos,dei por mim a recordar... mas para além desse facto agradável,tive uma surpresa - vem aí mais um livro de poesia deste jornalista e poeta (Aníbal de Matos).Com capa e ilustração de Mário Silva e prefácio de Augusto Menano,a obra chama-se Embarque em Sobressalto.Felicito desde já este conhecido Figueirense: ele sim jornalista e poeta,mas cada um é para o que nasce,pois eu não passei de um vulgar Reporter Mabor, (assim chamado por brincadeira) em Terras de Montemor.
Nessa época havia um programa na rádio dedicado ao desporto,era aos Domingos,dirigido por Lança Moreira,e os pneus Mabor patrocinavam o dito programa. Fui brindado com a caricatura alusiva, que estava longe de ser animadora,para quem como eu fazia do jornalismo uma “treta dos diabos”.
Coisas da juventude, que por norma é inocente.

Um comentário:

  1. Meu Caro Olímpio:
    Fiquei sensibilizado pelo destaque que, neste seu blogue, que sigo com assiduidade, deu ao livro que vem a caminho (aliás está pronto, faltam só os últimos contactos com a Editora.
    Aprecio o seu trabalho, como já o fazia no, para mim, saudoso, FIGUEIRA SPORT. O Olímpio possui, na sua forma de ver as coisas e de as colocar, a simplicidade que faz falta a muito boa gente que se julga importante.
    Obrigado e, na devida altura, não me esquecerei de lhe enviar o respectivo convite.
    E já agora, aproveito para lhe dizer que, neste momento, estou a trabalhar num novo livro de poesia, este com o título "FIGUEIRA MINHA", uma forma poética de ver as coisas da minha terra...
    Um abraço,
    Aníbal

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!