quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Ilha de Kos é uma das muitas Ilhas da Grécia


A nossa guia que orientou o grupo em viagem pela ilha de Kos  e  dizia-nos que o império romano e bizantino andou por ali a fazer das suas, em 366.a.C., e que já no nosso tempo também o famigerado Hitler gostou das praias e do clima ,completamente louco este Hitler, onde o inverno é curto e primaveril.
A Ilha de Kos tem cerca de 300.500 habitantes. O grupo viajou cerca de 40 minutos de autocarro até chegar à cidade fortemente turística, com o seu importante porto de mar, pois é daquele local que partem luxuosos paquetes, num mar de duzentos mil quilómetros e muitos barcos na travessia do mar Egeu, para visitar outras Ilhas Gregas.

Perguntei à guia , uma senhora italiana, o estado social da população, pois nunca notei mendicidade o que me alegrava bastante. Disse-me que os milhares de turistas de todo o mundo trazem um desenvolvimento harmonioso à ilha e que a vida das pessoas é bastante equilibrada socialmente A vila onde estivemos instalados tem duas longas ruas paralelas, repletas de restaurantes e lojas de todo o tipo de comércio, tendo ali também um porto de mar e serve com a sua longa praia e piscinas para férias, sobretudo estrangeiros.
O desconhecimento do grego foi um entrave para saber como são tratados aquelas dezenas de trabalhadores que se ocupavam destes dois enormes equipamentos turísticos onde o grupo se instalou, mas a verdade é que o capital desenvolveu o turismo grego na ilha. Gera milhões e mais milhões de euros pois os turistas vêm de  todo o mundo, parecendo-me que a crise por ali não está na ordem do dia. Já em Antenas o panorama é totalmente diferente, mas nós estávamos longe das preocupações dos gregos e das nossas, aproveitando o bom clima, a boa comida e confraternizando. Leiam mais sobre a ilha de Koz neste site.

Um comentário:

  1. Pois Mestre cabelereiro/barbeiro, agora também formado em turismo por força da economia da experiência, fique sabendo que a curto prazo, muito curto mesmo, essas e outras ilhas Gregas irão ser Alemãs ou Chinesas, duvida?
    Cuidado porque a Madeira ou se torna independente já ou vai pelo mesmo caminho, bom seria que os Chineses a comprassem porque Sua Magestade D. T'Alberto não quer lá esse povo e agora eles teriam a oportunidade de o colocar na "linha', já que ninguém consegue, mas ninguém mesmo.
    Abração

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!