domingo, 4 de setembro de 2011

O Sr.Mário Soares arrasta-se e lamento-o.

Com o respeito que merece pela sua idade e não venho fazer chacota ao homem, mas falar do homem público. O Sr Mário Soares, arrastou -se para uma festa qualquer, julgo que foi em Castelo de Vide, e vai de falar nos exemplos dos republicanos do seu tempo, citando-os no seu discurso. Devia era fazer chi-chi e ir para a cama dormir cedo.
Homens de grande envergadura moral e patriótica, os dessa época e fiquei a pensar e a deduzir que o Sr. Mário Soares , pese embora o seu trabalho político no país, não devia pretender fazer comparações com esses nobres republicanos , pois se eses republicanos cá viessem hoje, atiravam-lhe tomates maduros para a sua laroca cara. É certo que os tempos são outros  mas o amor pela causa republicana e pelos seus valores serão sempre de uma enorme integridade intelectual. E esses homens hoje e neste quadro, neste sistema conspurcado ,seriam decerteza da oposição ao normal curso do palavreado barato. Esqueceu-se de citar Raul Assunção Pimenta Rego, nascido Macedo de Cavaleiros,15 de Abril 1913, falecido em Lisboa a 1 de Fevereiro 2002, colega de partido e grande democrata do seu tempo, jornalista no Jornal República , que enfrentou a cadeia e o fascismo desse tempo, conheceu a primeira prisão em 1945. Um dia o Sr. Mário Soares foi a Braga com Raul Rego e pediu-lhe para não falar junto dos padres, mas o grande democrata, ás tantas não se aguentou, quando um Bispo fazia o seu discurso, Raul Rego, desatinou: "Aquele também é um grande filho da puta."
Os republicanos que eu conheci em Montemor, foram homens para quem a causa pública era um serviço sagrado e desinteressado, em que o povo sentia nesses idealistas , o exemplo das palavras e também das atitudes da sua verdadeira solidariedade . Henrique Beiroco, Abel Brandão, Vasco Eloy, António Mota e tantos outros , morreram pobres e sem apoios para fundações e outras mordomias deste tempo, em que a honra e a honestidade é agora a sujidade de algumas figuras que nos deu o 25 de Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!