segunda-feira, 14 de junho de 2010

Zeca Afonso disse não ao partido comunista como diria a outros partidos



A democracia necessita dos partidos politicos como os jardins necessitam de ter as suas flores,para que a vitalidade e o seu crescimento se justifique nas opções de cada um.Infelizmente ainda existem os que tem receio da democracia e não gostam da poesia do Zeca Afonso,que na minha opinião é um belo património português. Não é de nenhum partido em especial, ou doutra qualquer organização,apenas a mensagem da liberdade,extensiva ao ser humano,digamos como que um franco e amplo abraço de solidariedade.Já escrevi neste blogue que a poesia e musica do Zeca Afonso é única,valorisando o carácter sempre em prol da justiça e da liberdade dos homens. “Tráz um amigo também... dizia ele naquela canção inesquecivel! Sinto-me pequeno ao recordar esta mensagem,porque ele a cantava,mas era o seu pensamento, e a canção o modo único de se expressar,de partilhar as suas convicções.Era um homem muito simples detestava elogios,e amava a liberdade.
Muito novo foi chamado pelo partido comunista,convite que declinou.Seguiu a sua vida nem sempre fácil,tanto no campo familiar,como profissional,e ainda sofreu prisão no tempo do Estado Novo. O povo admirava-o e ele correspondia com simplicidade. A sua obra foi reconhecida ao ponto de o Presidente da Républica,que na altura era o General Ramalho Eanes o homenagiar atribuindo-lhe A Ordem da Liberdade.Porém este acto não chegou a acontecer,porque Zeca Afonso não aceitou tal dignidade.
Dizemos nós ; se ele sempre foi livre,ele já era a própria Liberdade

8 comentários:

  1. E tudo o vento levou...
    Ficou a recordação,e alguma saudade.

    ResponderExcluir
  2. Pois caro Olimpio,,,,,,,,,,que dizem esses nossos vermelhos "camaradas" daqui do blog acerca do comportamento do governo da Coreia do Norte?
    Não deixaram ir 1 jornalista sequer la para o campeonato "capitalista" da FIFA na Africa do Sul. Ofereceram os bilhetes aos Chineses. Não deixam a comitiva falar livremente com a imprensa.
    Mais palavras para quê?
    Alberto João a Presidente...........JÁ

    Saudaçoes DEMOCRATICAS

    ResponderExcluir
  3. A asneira e a falta de instrução são livres! Aqui... e na Coreia do Norte!
    Será uma fixação esta coisa de meterem ao barulho, por tudo e por nada, os "camaradas vermelhos"?
    Cada um em seu sítio e a Coreia do Norte não será grande referência para nenhum vermelho, mas vi ontem muitos amarelos, rosas e laranjas a torcer pela Coreia do Norte contra o Brasil (e haveriam de dar vivas se o resultado tivesse sido o inverso!). Maldito cinismo!

    ResponderExcluir
  4. Caros amigos.Quando faço comentários ao Zeca Afonso e a alegria que me dá a sua poesia,não me lembro de vermelhos ou de amarelos ,mesmo nada...O que sinto na alma é a minha liberdade e a do meu irmão,pois se eu tenho um amigo,ele deve trazer outro amigo tambem Em Quinhendros estive com o meu presado amigo Agostinho,desde 1982,que nos aturamos um ao outro.Cantámos e batemos palmas por todos os homens que querem ser livres e o devem ser.Acreditem que a poesia do Zeca,me transmite esperança e solidariedade,pois neste hino de fraternidade não há lugar para patifes?Mal ou bem ,eu não quero entrar em questões politicas,deixem-me ao menos e por momentos sentir-me na levesa da minha ingenuidade,acreditando que os homens são capazes de não desejar para os outros,o que não querem para si.Olimpio Fernandes

    ResponderExcluir
  5. Então para que foi o título absolutamente despropositado do post? Foi para homenagear (é com "e", não com "i"!) o seu prezado (é com um "z", não com "s"!) e estimado amigo Agostinho?
    E que continue na leveza (é com um "z" e não com "s"!) da sua ignorância (chama-lhe você ingenuidade!), pois é nela que reside a felicidade dos homens!

    ResponderExcluir
  6. Caro Sr anónimo.Esta porra de não se assinar o que escreve é mesmo educação moderna,mas creia que agradeço a sua lição,que não ofende,mas ensina .Essa coisa do desproposito do titulo do post,é que não vou nessa,mas a cada um a sua "ladroagem",A minha cidadania não dá para usurpar codigos éticos,pois sendo a poesia e a musica do Zeca,de intervenção social,não aceito que a trapagem da politica odiosa de muitos,se aproveitem de uma mensagem que detesta vampiros e outros que tais,a cada passo e a cada esquina,percebe onde quero chegar?A vida corrente tem muitos vampiros,por isso venha dai para esta ingenuidade feita de solidariedade que não é de grupos nem de partidos politicos que se comem uns aos outros nas piores traições.Qual homenagem ao Agostinho?Sabe lá como vive o nosso contraditório? Mas somos dois bons companheiros,pois sabemos respeitar os outros que não pensam igual,Volte sempre mas assine o que escreve,que diacho!Já agora que é culto explique-me qual o motivo desta pouca vergonha dos anónimatos nos blogues.Um abraço de estima.

    ResponderExcluir
  7. Olhe lá homem para que é que você exprime os seus ideais?Você dá o que tem em sinceridade,e ainda lhe censuram os erros gramaticais.(olhe até rimei,lindo...)
    Pois esses erros não prejudicam ninguém! Dos erros dos diplomados já não se pode dizer o mesmo.Vivemos numa época em que campeia a censura,é de alto a baixo,começa na Assembleia Nacional,atinge todos e acaba nos putos da escola,anda tudo à pedrada.Lindo também o patriotismo dos anónimos que comentam nos blogues...Olhe sabe o que lhe digo? Os cães ladram,mas a caravana passa,e continua no seu caminhar modesto, enquanto eles, os cães, estacam,e ficam a uivar para o longe!

    Um abraço para si.
    Sou o Silva,o Jorge,
    lembra-se? a minha terra é Santana)

    ResponderExcluir
  8. Caro Silva.O que é feito de si?Tudo vai com o "dono"na marcha do tempo.Não trato os que não pensam como eu,dessa maneira,os cães!Os meus ideais de liberdade,não tem nada a ver com sectarismos da chamada esquerda ou direita,pois o crescimento e a dignidade humana de cada um,está acima desses condicionalismos.Os valores que o Zeca Afonso cantou não são de ninguem,mas de todos os que tem a noção que os outros tambem devem ter o mesmo espaço de fraternidade,pois a mensagem é clara,venham mais cinco e muitos mais num universo amplo e de justiça.Até um dia destes em Santana ou em Montemor.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!