quarta-feira, 7 de julho de 2010

Farinas,em sofrimento...

Em parte respigado da Globo

Após 131 dias sem comer,o dissidente cubano Farinas demasiado debilitado estará a um passo da morte,mas firme na sua coragem a exigir a libertação de todos os presos politicos. Com enorme estoicismo afirma estar consciente de que a sua vida está a chegar ao fim,e responsabilisa os irmãos Castro pela sua morte.
Madrid oferece hospital para tratamento e avião para ir buscar Farinas,mas o dissidente diz que só interrompe a greve de fome se o Governo cubano fizer um referendo.Também Cuba Livre,publica uma reportagem com fotografias dos presos politicos,que nesta altura são o numero mais baixo desde há 5o anos,informando ainda que Farinas combateu em Angola em 1980 contra a Unita.

No nosso País,mais própriamente no Minho quando surge um facto inesperado é comum o povo usar esta exclamação: “haja Deus”!
Hoje permito-me adoptá-la também. Pois claro,hája Deus! Pois finalmente parece que Cuba,ou melhor os seus grandes responsáveis começam a querer ser mais humanos.Lí há pouco que Havana vai libertar 52 presos politicos,cinco deles nas próximas horas e os restantes 47 num praso de três a quatro meses, anunciou a Igreja Católica em Cuba.
Também as relações entre Havana e a União Europeia no caso da libertação dos presos politicos ser um facto,poderão encontrar um entendimento,prometeu o chefe da diplomacia espanhola Miguel Moratinos,de visita ao governo de Fidel de Castro.
Hája Deus!... Mas será que esta decisão não peca por tardía? Será que perdurará apenas o relato do sacrificio e a consequente morte de Farinas?

2 comentários:

  1. Ai está a libertação dos presos de consciência,uma nova mensagem de solidariedade.Farinas parou a sua luta da greve de fome,Agora é a vez de os estupidos americanos
    apoiaram aquele povo que vive tão pobremente.tenho cartas em meu poder dos médicos Milagros e sei que as minhas modestas encomemdas,são uma alegria.O embargo é um crime social e humano,vamos esperar por boas noticias

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!