sábado, 31 de julho de 2010

As pessoas simples quando morrem deixam-me um estranho vazio



Se a foto referencia o prazer da vida e do mar límpido da praia da Cova Gala
hoje não vou por ai. Subitamente,a morte de Luis Cardoso,70 anos de idade,o popular Luis “Mau”, que fez da vida uma festa de pacífica convivência,deixou a Freguesia de S.Pedro
a justificar que não foi em vão a solidariedade que espahou em redor da sua terra
de sempre.No Bar Beira Rio,entre um café e um cálice de vinho do porto,segredava-lhe ao ouvido, de vez em quando, que não vou partir desta vida sem lhe dar uns valentes sopapos, homem” mau”.E ele respondia;- Ó,Ó,e esta arma!?Então o bom do nosso amigo enfiava o dedo indicador num dos cantos da boca e brandia uma serie de estalos que só ele sabia sonorizar,enchendo de boa disposição o espaço por todos frequentado.
Se modesto viveu com a sua família,ganhando a vida entre o rio e o mar,já a manifestação de pesar revelou a sua dimensão social e humana,pois teve o privilégio de ter sabido conviver em paz consigo e com os outros,uma virtude tão rica e exemplar.Os serviços funebres foram da responsabilidade da Funerária Mondego LD,sediada na Cova Gala.
A técnica aplicada pelo sócio gerente(Sargento),formado em tanatopraxia e tanaoestéria,transmitiu ao saudoso Luis “Mau”,o visual tão proximo daquele que nos
habituamos a ver em vida,formalidades que a lei exige na preparação dos corpos.

2 comentários:

  1. Boa Tarde Sr. Olímpio da Barca:
    É com saudade que vimos partir mais um conterrâneo, não interessa se era um cidadão simples ou complicado. O que interessa e o importante é que o Luís só tinha uma única cara, não fazendo paracer o que não era.
    Foi puro e genuino, dos pouquissimos que restam por aí! Não prometeu nem mundos nem fundos, nem coisas que não cumpriu, viveu feliz, à sua maneira sem prejudicar terceiros. Concerteza, se fosse ou tivesse sido político e/ou pessoa importante o seu falecimento era anunciado e ventilado em todos os "mass media".
    O Luís só tinha de "Mau" a alcunha. Descanse em paz a sua alma.

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo.Sim o Sr."Mau" foi genuino na sua comunicação com as pessoas,lidei com ele 6 anos e deu-me a certeza dum excelente carácter e simplicidade.Não tinha o veneno da politica,por isso mesmo era solidário com toda a gente,ao contrário dos politicos que se dividem em grupos e interesses.Está enganado... A Cova Gala prestou-lhe a ultima homenagem e em multidão,o que indica o respeito sentido do povo.Afinal este é o nosso caminho,a morte que está sempre ao lado da vida,mas saibamos compreender estes exemplos que nos dão tristeza com a sua partida,mas nos animam com o lado melhor da vida,a solidariedade que o Sr."Mau" semeou em todo o lado.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!