quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Não hà pior pecado do que a lingua.

O povo faz das suas frases as suas sentenças reunidas na sua sabedoria popular de longo tempo e profecias. Escrevia eu neste blogue que a substituição do Kite Snif, agora ao dispor nas discotecas seria, no meu caso, um bom tinto alentejano ou então um verdinho do Norte. Mas num repente fui envolvido nesses desesperos e não achei nenhuma graça ao sofrimento de um indivíduo consumidor desde os 19 anos, tem agora 38 anos, que me pedia, convulsivamente chorando, apoio imediato porque desejava ser internado na Figueira da Foz ou Coimbra.
Fiquei agarrado ao chão do Salão/ Barbearia. Que fazer a este retalho de gente?
Que quer que lhe faça, disse-lhe.Leve -me a Coimbra ou à Figueira pois gasto tudo em heroina. Passo fome todos dos dias e eles, os criminosos do negócio, não me deixam em paz, disse.
Estava seriamente preocupado com a situação e um telefonema fez-me correr pela estrada até ao Centro de Apoio a Toxicodepentes da Figueira como se um doente levasse para o Hospital, em perigo de vida. A confirmar-se o desejo de tratamento de um maldito vício, quem sabe se na próxima tenho vontade de brincar ao tinto e verdinho. Com assuntos tão graves como é esta tragédia social de pessoas que não são mais do que farrapos humanos não se pode nem deve brincar.

.

4 comentários:

  1. Pois...esse queria ajuda...mas nem sempre há uma pessoa para fazer de taxista...e não se surpreenda se não tardar a encontrá-lo a pedir-lhe...mas para o vício...

    A toxicodependência é uma máquina de engrenagens peculiares...

    há quem defenda a caça aos viciados e o internamento compulsivo...há quem deixe tudo na mão da polícia para investigar...

    e há os que não fazem nada...
    e há os que ajudam...como foi o caso.
    bem haja.
    (Mas, como disse, não se iluda)

    ResponderExcluir
  2. Tem total razão e é desconsolador verificar que é isso mesmo.Estou atento à pedincha para tudo e para nada. A sua opinião ajudou-me a compreender este terrível martirio, vou esperar, mas se ele quer o internamento!.Que tenha saude em família e bom ano.

    ResponderExcluir
  3. O que o rapaz queria era uma desintoxicação. Uma vez desintoxicado, é como quem faz um "reset", um recomeço.
    Se agora precisa de consumir 20 euros por dia, depois desse tratamento, dez passam a ser suficientes.
    Depois vai indo, indo até chegar outra vez ao estado de vinte por dia.
    Depois vai-lhe pedir ajuda novamente.
    E assim sucessivamente.
    Ó Senhor Olímpio, tenha juízo que já tem idade para isso.Abra os olhos.

    ResponderExcluir
  4. No género masculino não se diz Obrigada. Diz-se obrigado. No feminino diz-se Obrigada.
    Como se trata de um agradecimento significa que fica em obrigação, em débito, em dívida, para com quem lhe fez o favor, o ajudou, ou lhe prestou auxílio.
    Não leve a mal a coisa, mas o que é certo é certo.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!