sábado, 27 de agosto de 2011

O Santo Mateus tinha a sua razão.

(Mateus 19;23 ) já sabia no seu tempo que era complicado aos ricos entrarem no reino dos céus, mas a verdade é que o seu pensamento chegou até aos nossos dias e veio para ficar. Homem de Deus, também sabia que o paraíso já o tinham na terra mimados por soberbos luxos e luxúrias. Mas o meu ponto de vista em relação aos ricos não é de todo inveja, muito menos adepto da frase do Otelo Saraiva de Carvalho, que um dia na Suécia afirmou que em Portugal os ricos tinham dado em pantanas, frase ruim do perdido revolucionário. Os ricos são precisos desde que sejam solidários com o seu proximo e que tenham consciência  de partilha  e não de esmolas, criando emprego e dignidade.
Sejamos pois esclarecidos sobre esta matéria. O que os governos deviam ter feito e não fizeram durante estes anos era acabar com os menos favorecidos, mas fez-se o contrário, veja-se o caso dos abonos de família, por exemplo, e a imoralidade da classe política.
Para mim ser rico não é crime desde que não tenha sido à custa do suor alheio, ou por outras formas menos dignas, como tem acontecido neste país e com declarada proteção aos da cor da camisola, partidos vergados a favores e clientelas.
Se vamos à missa e dizemos que somos bonzinhos, sejamos então amigos e solidários na prática dos compromissos para com o nosso semelhante, aceitando as regras do jogo do Estado, que nem sempre ao longo destes anos de Abril foi meigo para com os cidadãos comuns, os que vivem do seu trabalho e que assumiram durante uma vida as respectivas tributações, mas agora canalizadas para pagar dívidas das quais não tem culpa alguma.
Odiar os ricos só porque são ricos é um tremendo complexo de inferioridade. O que uma pessoa de bem quer é justiça feita com peso conta e medida, isto porque ricos e pobres, é do principio do mundo, e essa da justiça social ainda está por fazer.

Um comentário:

  1. Pois mestre Olimpio:
    A crise todos a notam, não teve discussão essa bandalheira de aumento nos velhos e nos e novos impostos.
    Agora nada mais me espanta, mas o catedrático Marcelo R de S das Bananas concorda que o imposto aos ricos, que alguém a sonhar alto comentou, "TEM QUE SER BEM DISCUTIDO", então e os outros? Mas cadê os outros?
    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!