segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Zé das latas ou Zé da barraca, o mesmo testemunho de vida.



José Andrade Mouco, nasceu há 77 anos em Lavos, Figueira da Foz, mas vive
há muitos anos na Cova Gala, terra que ele estima e é por lá muito respeitado.
Os pais do Ti Zé das Latas, ou Zé da Barraca eram muitos modestos e para criar os 4 filhos trabalhavam as terras dos senhorios. Há muitos anos, e já vamos saber quantos, as sementeiras perderam-se totalmente devido ao mau tempo, em tempos brutais do fascismo. Porém, o senhorio não se comoveu com aquele desastre na colheita que não existiu e obrigou o pai do Ti Zé a pagar a importancia que devia, o que originou um grave problema para o responsável familìar. Um dia a G.N.R bateu à porta dos pais e ordenou o pagamento ou iria para a cadeia. Isso terá levado o pai do Ti Zé a um convulsivo choro por tão humilhante situação.J osé Andrade Mouco,com 14 anos de idade, tinha regressado da borda de água, onde trabalhava a cavar terra.Possuía seis centos escudos que entregou ao paí para que ele fosse pagar a dívida e assim todos em família ficaram felizes por se ter evitado a prisão do patriarca que não tinha sequer um tostão para pagar ao senhorio, facto que a este nada importava, nem até que fosse preso, mesmo em condições de total miséria.
Mas o testemunho de vida deste homem é inacreditável pelo seu empenhamento e
luta de sobrevivência, triunfando com trabalho e honra ao longo de uma vida de sacrifícios. As feiras e as suas barracas foram um modo de vida e sustento para os seus 4 filhos e esposa Fernanda, pois com 3 bolas de pano e 3 latas, montava o seu negócio e por um escudo, quem derrubasse as 3 latas, ganhava uma laranjada.
Daí a sua popularidade como o Zé das Latas ou das Barracas. Mas gosta também que lhe chamem Bem Haja, pois vem de família que se orgulha pelo bom nome que possuía.
É naturalmente expontâneo e foi assim que conquistou amizades e simpatias por todo o lado. Nos Olivais, um grupo de pessoas construiram-lhe uma barraca para o seu trabalho. Aí já tinha matraquilhos e as tais bolas de pano e depois foi pagando aos poucos, sendo homem de palavra e seriedade, construiu o seu sucesso passo a passo.
Mais tarde, e nos últimos anos, as lampreias e outras qualidades de peixe, também foram o seu negócio, pois o Ti Zé, nunca dormiu à sombra da bananeira, impondo-se no mercado de vendas até à cidade do Porto, e com alguns espanhóis, e em todos os lugares fazia amigos com uma esmerada educação e respeito pelas pessoas, é um prazer escutar este homem e reconhecer as suas qalidades como uma pessoa de bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!