domingo, 28 de novembro de 2010

Carlos Paiva, o velho companheiro da rádio

Um convívio da Rádio Maiorca acabou por se tranformar em reconhecida solidariedade para com Carlos Paiva. Algumas dezenas de colaboradores daquela rádio reuniram-se no restaurante Galo de Ouro, recordando épocas brilhantes de comunicação, mas de todo ou em parte desactivadas já lá vão 7 ou 8 anos. A ideia da reunião partiu da Fátima Trigo e do Bugalho, também eles antigos coladoradores daquela rádio, mas o momento elevado do convívio surgiu já no final quando alguns dos presentes, e reconhecendo a situação muito complicada que vive o Carlos Paiva,hoje invisula e com a mãe, 87 anos, com progressiva e grave doença, gerou na totalidade dos presentes, o apoio que lhe devemos todos.Em fase de análise pensa-se agora qual a melhor organização do evento que vai trazer para o Carlos Paiva uma prova de solidariedade para com um antigo colega das radios e da informação.
Carlos Paiva conta com o apoio do Centro Social de Tavarede, com as refeições levadas a sua casa e cuidados prestados à mãe, durante o dia.Carlos Paiva é
praticamente um homem só, distraindo-se com o seu inseparável rádio e ajudando no que pode a mãe que muito estima, mas um home que luta e gosta da vida.
O movimento de apoio ao antigo radialista que prestou inestimáveis serviços àquela rádio e durante 14 anos,trabalhando também na Foz do Mondego, relembrou-se da sua vocação comunicadora,um homem conhecido por fazer das boleias o seu oportuno transporte, o que o levou à televisão em notícia destacada. Mas a vida e os seus riscos não perdoa a ninguém e o Carlos Paiva vive agora o seu percurso muito difícil e justamente a merecer que, o Convívio da Rádio Maiorca se tenha transformado em
solidariedade para com Carlos Paiva. Se Napoleão dizia que os homens se prendiam pelo estômago, não me parece que neste convívio os manjares tenham sido suficientes para distrair os radialistas do que é importante.Os presentes manifestaram total apoio ao programa esboçado,que será estruturado em princípios de Janeiro de 2011.
Como já notaram nesta informação não existem nomes, existe sim uma vontade expressa de um grupo solidário para com Carlos Paiva. A maioria dos presentes desconhecia a precária situação do antigo companheiro da rádio Maiorca. Se cometeu erros foi só e unicamente em seu prejuizo, porque o Carlos nunca foi homem de ódios e vinganças.As minhas fotos do encontro estão impublicáveis,por favor enviem as vossas para que eu publico aqui....barbeariaspedro@gmail.com. Grato

8 comentários:

  1. Olimpio foi muito gratificante ter reunido tão boa gente que passou pela Rádio Maiorca.
    Tenho a certeza que outros encontros destes virão e que nenhum dos que estiveram neste jantar dirá não à "onda" de solidariedade em torno do Carlos...
    A melhor forma de o fazer e de como aplicar certamente será encontrada.
    Como sempre e para tudo, podem sempre contar comigo!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que diz Sr. Olímpio e com a Fátima também.
    Contem comigo.
    Sónia Figueiredo

    ResponderExcluir
  3. Concordo. Foi um homem que deu muito a radio e merece ser ajudado nesta fase mais dificil.
    Paulo Contente

    ResponderExcluir
  4. Sabia que este movimento de apoio ao Carlos tina a alma da gente.À Fátima,Sónia,Contente e muitos outros dispostos a ajudar e em nome do Carlos, vamos fazer o que tem que ser feito. Só que estas coisas tem o seu tempo e agora este Dezembro não dá tempo a ninguém, mas vai acontecer.Já me esquecia do Marques Cabete, João Boia,Luis Pinto, vamos ao seu espectáculo no CAE na proxima quarta feira,enfim, tudo vai acontecendo Tenham um santo natal.Até breve.

    ResponderExcluir
  5. Meu Caro Amigo Olimpio Fernandes

    Como sempre pode contar com os meus préstimos para a campanha de solidariedade com o Carlos Paiva. Mande noticias para clio@sapo.pt.
    Abraço do amigo Lucas dos santos

    ResponderExcluir
  6. Amigo Olímpio,
    Fazendo jus à sua incansável militância de espírito, estou certa de que este seu abanão na consciência de todos aqueles que conviveram e aprenderam um pouco com a sagacidade do jornalista da “boleia”, o n/ caro Carlos Paiva, seguirá para bom porto. Acredito na energia, atenção e generosidade de muitas das pessoas daquela velha equipa da Rádio Maiorca. Comigo já sabe que também pode contar!
    Elogio a atenção e preocupação do Olímpio para com o Carlos Paiva. Elogio a irreverência e coragem do seu discurso nesse jantar, às quais se juntaram outras vozes de apoio a esta causa como a do José Barraca, Sr. Delfim, Maria José, Marques Cabete, etc, etc, etc. É difícil ser-se audaz a esse nível; requer espírito, energia, atenção… Normalmente vivemos sob a máscara do esquecimento e do equívoco. O n/ grande Saramago dizia “as pequenas cobardias do quotidiano, tudo isto contribui para essa perniciosa forma de cegueira mental que consiste em estar no mundo e não ver o mundo”. Obrigada pelo seu bom senso, nesse fantástico jantar, em que todos nós podemos reviver bons tempos.
    Ao belíssimo movimento que se formou pelo Carlos Paiva, um grande salva. Ao Carlos Paiva, que foi uma das pessoas que me ensinou a gostar desta profissão, um grande abraço de solidariedade. Tenho a certeza que os fantásticos ex-profissionais da nossa querida rádio Maiorca, os mesmos que há uns anos fizeram deste projecto um grande desígnio, vão ajudar a empurrar esta onda de solidariedade para a frente. Contem comigo!
    Com admiração,
    Magda Portulez

    ResponderExcluir
  7. Exma.Magda Portulez.
    Que banho de humildade senti com o seu pensamento. Como podemos ser felizes se á nossa volta temos pessoas que necessitam de ajuda ?
    O Carlos Paiva tem dentro da Rádio Maiorca, uma história de sacrificios e ingratidões, mas a hora não é para isso.O Carlos merece outros valores de estima e apoio.Hoje vamos ao CAE e falerei com a Fátima, sobre o caso da cx.Que o SENHOR nos acompanhe nesta onda de companheirismo e amizade.Muito grato .Olimpio

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!