terça-feira, 16 de novembro de 2010

As profissões da minha terra

A fotografia publicada no C. M., com o Sr. António Dias, 78 anos de idade, vem do tempo em que as profissões sustentavam as cadeias de aprendizagem e seguramente o trabalho digno e prestável à sociedade, e foram em Montemor um forte tecido comercial e social. Esta foto e o texto, levaram-me a distantes memórias da minha juventude no Casal Novo do Rio, Montemor-o-Velho. A verdade é que em Montemor, e já lá vão mais de 50 anos, existiam 5 barbearias, também latoarias, alfaiatarias e mercerias, algumas tabernas, sendo por isso um extenso mercado de ocupações para os que pretendiam guiar-se para uma profissão. Uma época e uma cultura de gentes. Estudar em Montemor para além da quarta classe não era possível, já não havia seguimento, a não ser em Coimbra ou Figueira da Foz, e só um ou dois o conseguiram. A notícia sobre o Sr. Dias, encheu-me de orgulho e racionalidade, pois ao Sr.Dias, a sua mãe, ainda lhe propôs as profissões de barbeiro ou sapateiro, o que não aconteceu comigo. De facto a minha saudosa mãe Olivia, que me deixou o exemplo da sua bondade, e que mais não podia propor-me, certo dia declarou o meu destino aos 12 anos...vais estudar para barbeiro na loja do teu padrinho Júlio Medina, porque não tens forças para trabalhar nos campos. E assim aconteceu sem outra alternativa, mas sempre com a minha eterna gratidão até aos dias de hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!