segunda-feira, 27 de abril de 2015

O sortudo do cão do Capitão Grilo


 Antônio Beleza da Silva, 84 anos de idade, recordou-nos sentado na cadeira do barbeiro-cabeleireiro, uma vida de escravatura na pesca do bacalhau, nas décadas de 40-50-60- onde o cão do Capitão Grilo, era melhor tratado do que os pescadores que se aventuravam no mar imenso para ganhar em 6 meses 1.300 escudos
.
Beleza da Silva, apesar da idade, recordou como se fosse ontem a dureza de todos os camaradas, que se alimentavam de feijão frade e bacalhau,” tendo rancho melhorado” ás quintas feiras, feito de carne salgada, em barricas provenientes da Argentina.
A conversa com este valente homem do mar, se eu tivesse talento,poderia escrever uma historia de bravura dos 57 pescadores, 12 moços, 3 cozinheiros e 2 ajudantes, tem no sortudo cão do Capitão Grilo, ( apesar de reconhecer que os animais devem ser bem tratados ) um contraste chocante como era tratado pelo capitão Grilo, ignorando a dureza dos seus homens, vergados a um silencio aterrador..
Banho duas vezes por semana, refeições cuidadas e um berço feito de madeira, onde o animal, repousava das suas diárias fadigas, fazia dos sacrificados trabalhadores as suas conversas em surdina, pois havia sempre um bufo que de lápis na mão e um papel,fazia a "cama " aos que refilassem.
Um dia e quando um ajudante de cozinha se preparava para levar o alimento ao cão,
Beleza da Silva, tal com outros o fizeram, roubaram a comida  do animal, tal eram as necessidades destes heróicos homens com vidas de grande sofrimento.
Conversar com Beleza da Silva, foi de parar  a respiração, entre muitas brutalidades, como aquelas dos que protestavam, já sabiam que chegados a terra, seriam logo presos, como aconteceu com camaradas seus. Beleza da Silva,  não foi preso mas foi proibido de trabalhar durante  um ano, devido á sua contestação.
Neste quadro de recordações do nosso homem, não faltou Tenreiro, Salazar e o seu amigo Cerejeira, que fizeram o que quiseram das nossas vidas, acrescentou este bravo pescador do imenso mar.
Porem, a vida” luxuosa do cão “ não ficou por aqui.O proprietário da empresa, ao ter conhecimento das diferenças de tratamento entre o animal e os pescadores,  proibiu cães  nas viagens á pesca do bacalhau, no dizer do nosso excelente conversador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!