domingo, 8 de agosto de 2010

Parque das merendas.O"pulmão" da Cova Gala


Sendo uma das mais pequenas freguesias do Concelho da Figueira da Foz,a Cova Gala é uma localidade onde apetece viver,pois tem registado nos ultimos anos assinaláveis referências de desenvolvimento,não sendo mais a povoação pobre de há uns anos atráz.
Pescadores de Ílhavo instalaram-se junto ao mar,dando origem a uma comunidade piscatória,por volta de 1770 e 1780,construindo palhoças de junco.Mas a freguesia de S.Pedro tem uma data histórica,1985,quando a Assembleia da Républica decretou a sua fundação.As comemorações tem sido o orgulho das suas gentes,que tem acorrido em elevado numero ás.
festividades,iniciadas em 31 de Julho e vão terminar em 15 de Agosto do corrente ano.Recordar os que partiram foi um acto de gratidão e memória,não só a Missa solene por alma de todos os naturais da Freguesia,assim como o descerramento de uma placa toponímica de homenagem ao saudoso Domingos Laureano.Ponto alto foi tambem a Sessão Solene,no Clube Mocidade Covense,com as intervenções do Presidente da Junta Carlos Simão,Carlos Lima,Presidente da Cãmara da Figueira da Foz,João Ataide.Umarazão forte para fazer férias na Cova Gala,assistindo a outros espectáculos neste quadro comemorativo e por perto as belas praias de finas areias enquanto que no parque das merendas,um verdadeiro”pulmão”que a natureza presentiou a Cova Gala,reafirmo merecer a pena viver na Freguesia de S.Pedro,situada na margem esquerda da foz do Mondego,a uns minutos da Figueira da Foz

3 comentários:

  1. É verdade Dom Olímpio. Um parque espectacular que muitos barquenses gostariam de possuir, outrora recanto de cães vadios, mata abandonada e conspurcada, transformado, há poucos anos, no cartão de visita da Freguesia de S.Pedro.
    Parque preparado para praticar desporto, para fazer uns bons grelhados, por vezes, bem acompanhados e regados com uma pinga caseira, que até dá, para dormir umas belas sestas, à sombra dos pinheiros que parecem ali colocados para o efeito. Espaço,também, preparado com uma pista para bons espectáculos de música e danças populares.
    A única coisa a lamentar é o aspecto de abandono da Casa da Guarda Florestal, ali tão perto, que destoa nitidamente com o resto da paisagem... ...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por este post não deixa de ser curioso o meu amigo que não é da terra vê. Os blogues da terra perante as coisa boas assobiam para o lado é claro que a carapuça serve a quem a quiser enfiar.

    ResponderExcluir
  3. Caros anônimos.Para comquistar a vida,dei voltas sobre voltas.Cheguei tarde á vossa terra que levo comigo,um dia...Os blogues da terra tambem amam a terra,cada um sonha á sua maneira.A vossa terra terá futuro e o meu tão curto para poder assistir a esse desenvolvimento.Gente simples onde mantive tambem a minha maneira de ser,naturalmemte solidária.Falar da vossa terra não é facil,pois temos que contar que á sempre más interpretações,mas sou muito feliz e grato a esse povo.Por isso,isto brada aos céus,não devia dizer,mas não posso ver individuos com barbas e cabelos grandes,porque sei que não tem dinheiro,dai...O SENHOR sabe que sou sincero,mas chega de tanta lamuria e desculpem este desabafo.Mas os senhores foram os culpados,porque me tocaram em sentimentos de gratidão.Que sejam felizes

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!