domingo, 22 de março de 2015

Entrevistas de Àlvaro Cunhal. Por Luis Osório

A Comissão Politica do P.C.P. da Figueira da Foz, editou um  livro com algumas entrevistas de um militante que fez história no comunismo em Portugal. Não lendo e não divulgando, é uma forma de sectarismo que não abunda no meu espirito de liberdade de expressão, faltando agora o meu amigo que muito respeito, surgir por ai dizendo que estou prestes a ser comunista, sendo certo que estou muito mais próximo dos seus programas reformistas, do que destes comedores que arruinaram os que menos tem em recursos materiais..
Claro que há muitas reformas , mesmo muitas reformas, que assino sem ler os conteúdos, mas como já dei a volta ao"mundo" tenho muitas interrogações, partindo do principio que voto tanto quanto possível na esquerda, por não me identificar com esta imoralidade social que continua a reinar neste país roubado por gentes gananciosas.
Vamos então à entrevista sobre Cuba, teremos depois a Rússia e a China.
L.O. Cuba. agora.O comunismo sobreviverá depois de Fidel ?  Álvaro Cunhal.   Se me fala de Fidel, deixe que lhe diga que espero que viva muitos anos, para garantir o caminho que tem tido Cuba, que construiu uma sociedade nova, sem exploradores nem explorados, com os principais problemas sociais resolvidos. Uma Cuba progressista.
 L.O.  Mas com cadeias com uma lotação ?
Álvaro Cunhal. Pequena, muito pequena , com uns quatro ou cinco.
L.O. Delinquentes?
Álvaro Cunhal..Diz bem, delinquentes. L O. o comunismo existirá depois de Fidel de Castro?.
Álvaro Cunhal...Não há comunismo em Cuba. Há sim uma sociedade visando a construção do socialismo que é muito diferente. O comunismo diz mais respeito á posição ideologia dos partidos comunistas, objecto ultimo que ultrapassa as fases transitórias, mais diversas com as experiências, boas ou más, que se realizaram e já tiveram lugar. Cuba merece solidariedade. E é um absurdo dizer-se que se está contra Cuba porque lá não há liberdades democráticas e existe um só partido.
L.O.  Como se chama então o regime politico de Cuba?
Álvaro Cunhal..Não há nome politico para o caracterizar,é um regime politico em que os dirigentes tem um tão grande apoio popular que resistem ás mais  diversas ofensivas  militares ou aos cruéis bloqueios econômicos.Considero um regime democrático na sua essência e nesse tão grande apoio popular
Luís Osório
 O que é o comunismo?
Fica para a próxima entrevista.com a resposta de Àlvaro Cunhal.



Um comentário:

  1. Atenção, a entrevista é da Maria João Avillez, não é de Luis Osório.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!