sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Museu do barbeiro e cabeleireiro completou 50.000 visitas.

Joaquim Pinto, cabeleireiro de homens, o mais premiado dos cabeleireiros portugueses, com salão no Centro Comercial Apolo , em Lisboa, é o profissional preferido dos empresários, embaixadores, políticos e artistas, reunindo no seu grupo de trabalho uma larga equipa de colaboradores.
Este colega que teve a gentileza de me abrir o espaço no seu museu, para que eu pudesse apresentar com alguns trabalhos da minha profissão, tem a particularidade de ter construído ali um espaço para preservar e mostrar objetos de barbearias e dos cabeleireiros, com longos anos de história, e de equipamentos de apoio das nossas profissões.São hoje verdadeiras relíquias, a justificar as constantes visitas ao museu do barbeiro e cabeleireiro.
Além deste valioso espólio,de muito trabalho e dedicação à classe , Joaquim Pinto, não olha só para o seu umbigo, pois faz questão de promover exposições em Lisboa, e um pouco por todo o país, quem sabe se um dia não a vamos mostrar no Casino da Figueira da Foz.
Com a humildade que caracteriza os criadores e artistas da profissão, não apoiando os que fazem da inveja o patamar da mediocridade, Joaquim Pinto com o seu museu deu-me mais uma razão para me motivar a nível profissional pois estou já numa  idade em que o meu entusiasmo necessitava  destes privilegiados contactos , já que partilhar conhecimentos é estar atento à evolução constante de uma profissão que não admite estagnação, nem a ideia triste de que já se aprendeu todos os pormenores da arte, o que é para mim um puro e medonho engano.A propósito recordo o grande mestre Casimiro, em Lisboa, que se aproximou do meu colega Luís , e quis saber como é que ele, o Luís , tinha manejado um trabalho no salão, trocando depois impressões com os calaboradoes, que eram uns 15 a 18 jovens cabeleireiros.O Luís ainda é cabeleireiro em Lisboa, e se ler isto, o confirmará.
Joaquim Pinto, é natural de S.Martinho dos Mouros, Resende, levando a sério o seu coleccionismo há mais de vinte anos, sendo por isso uma montra de antiguidades e uma escola de reflexão, tendo em conta a velocidade com que se processam as substituições dos materiais dos barbeiros e cabeleireiros.

Ao meu colega Joaquim Pinto, a quem fico a dever excelentes contactos profissionais , no museu e em conversas de interesse mútuo, o meu abraço. Procurem ali ao lado o link para o museu do barbeiro e cabeleireiro.

Um comentário:

  1. Amigo Olimpio Fernandes. Figueira da Foz.
    Obrigado pelo seu comentário sobre o museu
    Tenho pena não termos nossas ligações profissionais e amigas, para eu ter um grande profissional para me acompanhar, que descobri tarde mas mais vale tarde que nunca.
    O olimpio Fernandes é sem duvida um excelente cole e um grande profissional, que marcou uma época, alem de ainda ter um pouco de tempo para aturar a melhor equipa Portuguesa de futebol.
    Um abraço
    Joaquim Pinto

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!