domingo, 29 de janeiro de 2012

O Mercado da Figueira da Foz - o último reduto do povo.

Já fazia algum tempo que não clicava no blogue do Custódio Cruz, mas aquele título publicado no Voando nas Asas Do Tempo, dizia que no Bairro Novo, fechou os Correios, a Farmácia , o Café Oceano,  tocou -me pela sua intensa realidade. Verificamos que aquela bonita zona da cidade está vazia e com muitas lojas fechadas, a sua decadencia entristece todos os que conheceram no seu fulgor, o Bairro Novo.
E tudo isto porque por motivos profissionais, tenho visitado o Bairro Novo, entrando e saindo de algumas casas comerciais, diga-se com verdade, arejadas e bonitas, mas a contrastar com a falta do elemento humano, tão preocupante e que todos nós conhecemos antigamente. É uma zona da cidade onde apetecia fazer alguma coisa para lhe dar pessoas e a vida necessária ao crescimento comercial, pois é ali que estão excelentes restaurantes e os melhores hoteis da Figueira da Foz.
E quando o Custódio Cruz cita no seu blogue que o mercado é o último reduto do povo, não devemos só por simpatia da sua luta para preservar o tradicional mercado", bater palminhas "mas fazer-lhe justiça e sentir como ele sente esta penúria de verificar que o pequeno comércio vai desaparecendo aos poucos, para sobreviver só o capital das grandes superficies, quem sabe se mal paga aos seus trabalhadores.
E se alguma vez fui verdadeiro ao dizer o que penso, hoje não me perdoava se publicamente não manifestasse ao Custódio Cruz, a minha compreensão
. É também o nosso dever apoiar  este temível lutador, moralizando-o e aos seus colegas para manter o mercado municipal na cidade.

2 comentários:

  1. Já conseguiu fortalecer a minha moral...porque a sua solidariedade nesta referência não é por favor...nem simpatia...mas porque como diz e muito bem,foi o "Bairro Novo" um universo brilhante que lhe iluminou de certo a sua própria vida...
    Deverá ter grandes recordações do seu cabeleireiro na Bernardo Lopes...
    Eu lembro-me bem desse seu espaço comercial marcante ao tempo...e em uma realidade que "alguns" friamente concebem agora apenas como "memórias gastas" de um passado...
    Erro tremendo...
    Não é vergonha olhar para trás...e encontrar nesse "olhar" soluções(lições) renováveis para o presente...
    É tudo uma questão de humildade...

    ResponderExcluir
  2. Caro Custódio Cruz.
    Mais do que o meu passado no Bairro Novo, que reconheço excelente, é o presente que nos deixa um tremendo vazio e tristeza. Ando por lá agora, pois em Junho,eu e uma colega vamos reviver os célebres Festivais de penteados no Casino.
    Quanto á sua luta e dos seus colegas, quem tiver bom senso colectivo não pode ficar indeferente? Só se olhar apenas para o seu umbigo.Vivemos uma época inacreditável, em que os pequenossão esmagados por este onda do capital. Devemos combater e dizer sempre que somos gente e que tem dignidade, admiro e não duvide, a sua coragem em lutar contra verdadeiros "fantasmas" Aceite a minha estima e muita força para vençer e com justiça a preservação do Mercado.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!