Vila morta que o poeta Afonso Duarte, escreveu nos seus poemas, ainda hoje se vive na parte histórica de Montemor-o-Velho. Nos últimos anos o problema da desertificação central da vila acentuou-se de modo grave, face aos vários serviços que se deslocaram para outras zonas. Com o ascensor em construção, o que pretende a autarquia é trazer ao centro de Montemor, os milhares de visitantes ao castelo, já que e desde sempre aproveitam a Estrada Nacional 111, a dois passos, deixando de circular por outras ruas e becos , que têm a carga milenar e histórica da terra Montemorense.
O D.C. divulgou uma pormenorizada notícia, dando conta que Siza Vieira , vai ter 225 dias para apresentar um projecto envolvente daquela antiquíssima parte de Montemor-o-Velho, propondo assim outros percursos aos que visitam o castelo, mas como ponto de subida e descida, a rua central da Vila.
A ideia da Autarquia é que o ascensor possa alterar por completo os hábitos dos visitantes, propondo-lhes outras artérias e apoiando o comércio e os restaurantes , na zona antiga da vila, deixando de ser"morta", para dar lugar á presença das pessoas e ao calor das suas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!