domingo, 11 de novembro de 2012

Alvaro Cunhal, nasceu há 99 anos .

Não dei por alaridos na imprensa escrita,mas a antena 1, recordou a figura de um intelectual comunista, que hoje completaria 99anos de idade e que sempre esteve ligado á causa dos trabalhadores. É sabido também que morreu pobre, e de mãos limpas.
Antes do mais quero dizer-vos que não venho em defesa dos princípios marxistas, porque não acredito que surja por essa via, o homem novo e libertado de todas as explorações e misérias sociais, métodos que a história ainda não provou até aos nossos dias.
Venho sim reconfortar-me com o exemplo de Álvaro Cunhal, que no tempo da guerra fria, e perseguido pelo fascismo Salazarista, fazia de Moscovo a sua pátria, onde era recebido numa bela casa do estado, e com os convidados estrangeiros, nessa época na clandestinidade. Evidentemente que não tenho a pretensão de um historiador, para escrever sobre a extraodinária personalidade de Álvaro Cunhal, face á sua lealdade ao comunismo, em que acreditava e sentia. Mas reparo e ouço dizer, que não fez fortuna nem prejudicou o estado, ou o seu semelhante, ao contrário destes paladinos da actual democracia, "porcos e brutos." Álvaro Cunhal era um comunista culto. Escritor, artista plástico, era também licenciado, ao contrário de alguns políticos no activo, que obtiveram a licenciatura por correspondência ...
Álvaro Cunhal só não morreu na prisão porque era saudável: - ali sofreu 8 anos de isolamento, e mais 13 ainda atrás das grades; só por pensar diferente! É por isto que sinto respeito por este homem, e por todos os homens que crendo nos seus ideais, sofrem as piores humilhações,e as suportam com estoicismo, quando sinto que a liberdade é um valor sagrado e digno da condição humana,.
Há poucos anos visitei Peniche e aquele Forte, hoje Museu, mas que na Ditadura foi cadeia e lugar de sofrimento para tantos, e alguns com família; lá encontrei entre tantos objectos horríveis,os recados que os informadores pidescos entregavam. Bocados de papel insignificantes no aspecto, mas indignos e maus; até o tempo que as visitas demoravam e como se faziam transportar até ali, lá está escrito; tudo servia para arranjar culpas aos prisioneiros. Lá vi a cela que o Dr. Álvaro Cunhal habitou, incomunicável, durante 8 anos. É arrepiante, tanto tempo...
E comodidades? Ali???
«Ah! Isso é agora para os corruptos!!! - Naquele pequeno quadrado de espaço branco, havia menos do que o indispensável.
Não sou comunista, mas respeito a convicção de quem realmente o é de verdade, e com ele milita a bem dos menos favorecidos. Por isso recordei Álvaro Cunhal.

Um comentário:

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!