quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Joaquim Pinto,cabeleireiros, num Jornal Checo

Junta-te aos artistas se não podes ser como eles, é uma consequência que tem a sua lógica, isto pela razão que não é subordinada a servilismos, mas sim a uma hipótese de aprendizagem a novos métodos, até então desconhecidos,seja em que actividade possa acontecer; eu pensei e ainda julgo que é um bom principio formativo.
Por este forte estimulo de valores, os êxitos dos colegas jamais me incentivaram á inveja, antes pelo contrário, fui atrás dos seus conhecimentos e da minha humildade, sentindo por essa atitude nos grandes mestres que eu conheci na profissão, me davam o seu espaço de comunicação.Recordo-me no principio e muito jovem cabeleireiro,quando em Lisboa ,assistia a Festivais de Penteados; dizia para comigo; um dia hei-de ter coragem de subir ao palco e fazer também a apresentação dos meus trabalhos.Recordo-me que admirava os meus colegas e batia-lhes palmas sem fim. Os anos passaram e os meus sonhos realizaram-se de tal modo que estou"careca" de subir e descer os palcos das apresentações de penteados, apesar de reconhecer que pouco ou nada ensinei aos meus colegas.
Tudo isto porque o meu colega Joaquim Pinto, em Lisboa, tem um tremendo prestigio no pais e no estrangeiro e lamento não o ter conhecido á mais tempo, já que no seu museu do barbeiro e cabeleireiro, tenho tido o privilegio de apresentar alguns dos meus trabalhos, sobretudo dos jovens. Um dia destes um jornal Checo, o que me deixou feliz , publicou uma reportagem sobre a sua profissão e a sua arte com imenso relevo num jornal de grande tiragem em Praga, O autor foi o Dr Jorge Listopad , critico de arte , escritor, um vulto na cultura universal, radicado em Portugal á mais de 5o anos.
Posto isto, meu caro colega Joaquim Pinto, ainda vou correndo atrás dos foguetes lançados nas festas dos meus companheiros da profissão, aceite um sincero abraço  desta bela cidade da Figueira da Foz, onde algumas vezes no seu casino,( que Festivais aqueles,) apresentou as suas criações artisticas. Sem lisonja, aqui vai uma forte mensagem de gosto profissional do Olimpio Fernnades, esperando a sua presença no nosso e vosso certame, no próximo dia 26 de Junho 2013, porque em primeira informação  a nossa iniciativa vai continuar na Figueira da Foz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!