quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Adeus Santa Rita



Era o Sr. José da Silva Santa Rita, 85 anos de idade, agora um idoso doente e acamado, num fim de vida penoso para o qual nenhum ser humano devia estar guardado. Mas não se manda na duração da existência, nem se aceita sem dôr o seu fim, mesmo que seja esperado.
Pelo telefone fiquei a saber: - o seu coração parou na data marcada, ontem dia vinte de janeiro.Pensei para mim, “descansou”, finalmente... E fiquei a recordar este homem e a sua labuta durante muitos anos, num trabalho duro e até perigoso. Ele pertencia a uma familia de barqueiros, e claro foi barqueiro também. Mas não era num qualquer barquito ou bateira, que os havia também nas margens do rio, pertença dos pescadores.  Não, este homem com a força dos seus braços e uma vara, manobrava a Barcaça, um barco enorme de características especiais, que transportava de cada vez vários carros de bois carregados,os seus donos, e tudo o que havia para trazer ou levar para os campos. O rio Mondego nessa altura era assustador, mas o barqueiro nada receava, e nunca aconteceu nenhum desastre.
Tinha um abrigo feito de pedras, um espaço muito reduzido, sem comodidade alguma,na beira do rio, e ali permanecia, sempre à espera do habitual grito  de alguém : - Barqueiro!!! Barqueiro!!!
Nunca ninguém se lembrou de homenagear os barqueiros, homens valentes que acabaram incógnitos, tendo sido afinal uns heróis. Existe uma réplica  da Barcaça, num Largo da Vila de Montemor-o-Velho, bem hajam, por isso. Penso que o Sr. Santa Rita foi o último Barqueiro, desses tempos. Partiu agora, está em paz. Sentidos pêsames à família enlutada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!