segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A lição de Alves Barbosa

Os homens podem ter e fazer tudo na sua sabedoria, quer sejam escritores, políticos ou o que lhes der na real gana, pois podem. Alves Barbosa, foi tudo isso na vida de ciclista de um grande campeão, que no próximo dia 24 de Dezembro 2016, irá completar 85 anos de idade, muito doente com Alzheimer, no lar em Montemor-o.Velho.
Finalmente, alguém o perpetuou em Montemor, simbolizando-o com uma constante visualização da sua bicicleta, coisa pequena para tão grande campeão das estradas em Portugal e no estrangeiro, entre outros fenômenos da natureza. é bom não esquecer.
Porém, todos esses exemplos do popular Tó Barbosa, são mais que conhecidos e por isso não é por aí que nesta minha opinião, o pretendo recordar. Se  os homens podem ter e fazer tudo, mas se não tiverem humildade e o respeito pelos outros, acabam por nada ter nas suas vidas. Alves Barbosa, não esqueceu esses valores, praticou-os na sua vivência e eu fui testemunha e com justiça o trago como exemplo neste meu reconhecimento da sua lição.
Ora; eu tive o privilégio de com ele comunicar em Montemor, ficando impressionado com a sua natural relação com todas as pessoas, desde os mais humildes trabalhadores do campo, até aos intocáveis e convencidos homens do mais saber.
Quando fundei em Montemor, o meu Jornal de paróquia, convidei-o para palestrar sobre o ambiente social na nossa terra, o que fazer com a iniciativa e as palavras,sobretudo os exemplos a seguir.O popular Tó Barbosa, cavou fundo a sua corrida, fazendo-a com a genuína simplicidade, parecendo que estava ali o momentâneo intruso na apresentação do projecto Terras de Montemor..
Há!! As mulheres do povo, tinham e ainda se manifestam com simpatia sobre a sua pessoa, porque ele  sabia que a humildade, como se dava  aos outros, iria pelo tempo fora com as suas gentes, fazer a diferença entre a bonomia e a cagança inutil e vazia que acaba por morrer ao virar da esquina de uma qualquer aldeia, como foi Montemor
Vou recordar 1953, quando da sua chegada a Montemor, (tinha eu 13 anos ), dos seus regressos, já vencedor da Volta a Portugal, uma verdadeira loucura do povo de Momtemor e das suas freguesias, um dia destes se tiver tempo para tal
Tenham uma boa semana com trabalho e saúde,se for férias, tanto melhor.

Um comentário:

  1. Isto está muito bem escrito mas esqueceu o principal é que o Tó Barbosa é natural da fontela se não leia.

    O figueirense António da Silva Barbosa - Alves Barbosa - é filho de José Alves Barbosa, ciclista do Ginásio nos anos 30 do século passado.
    O seu Pai era de Buarcos e a sua Mãe do Casal Novo (Quiaios), residiram na Fontela, onde Alves Barbosa nasceu, e depois mudaram-se para Montemor-o-Velho.
    Convem que esteja bem informado .
    Boa tarde

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!