terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Reflexão entre a teoria e a prática.

Tenho escutado diversas opiniões dos que apoiam na rua os sem abrigo, especialmente o imenso voluntariado que pelas cidades manifesta a sua Solidariedade. Com a prática do seu contacto com as situações daqueles marginalizados dizem-nos que muitos preferam o chão frio do empedrado, recusando melhores condições de higiene e alimentação.
Deste modo foram sempre para mim um estranho paradoxo aquelas experimentadas
opiniões. Só depois de ter ultrapassada a teoria e experimentada a prática é que reconheço como é difícil arrancar aquelas apetências aos que preferem viver constantemente a opção das suas vidas.
Agora na Cova Gala, e não pretendendo agrupar-me ao meritório trabalho das imensas equipas de voluntários, um pouco por todo o país, posso dizer, e em função de alguns contactos com estes cidadãos da rua, que é uma “guerra” perdida e frustante também. Face a hábitos profundamete enraizados no desleixo e liberdade total e nada responsável no dia a dia das suas vidas, essa tornou-se a sua única opção, não reconhecem outro modo de vida.
A foto documenta o sono profundo do Sr .Manuel Oliveira, mesmo ao chamar alto pelo seu nome, ou abanado pelo braço, era uma verdadeira pedra sobre a pedra do passeio. Mas conheço mais dois casos de indigência, em que a minha teoria foi amplamente informada pela prática. Esta é a realidade destas pessoas que gostam desta humilhação social. Sendo pessoas, perderam valores e estímulos de vivência mais confortável, e quem sabe se não serão felizes assim pelas ruas, ao Deus dará, fustigadas pelo desprezo do mundo que os rodeia, mas mais fortes na sua resistência ao frio e à chuva.

4 comentários:

  1. Por vezes, as pessoas falam do que não sabem e aqui temos um exemplo, tenho conhecimento que na doença dele, quando lhe dá o sono, tem que dormir no local onde se encontra, e há pessoas que não sabem e tentam acordá-lo, devo esclarecê-las que lhe estão a fazer muito mal, devem sòmente, no caso de estar em local de risco, retirá-lo para lugar seguro, e deixá-lo dormir!

    ResponderExcluir
  2. Caro Senhor.
    Agradeço a informação, pois não sabia!
    Verdade que o sono é profundo e os pés foram deslocados para cima do passeio,nada posso fazer
    e respeitá-lo é o meu dever

    ResponderExcluir
  3. Respeitá-lo? Já agora, tem autorização dele para o fotografar neste estado?
    "Desrespeito à privacidade pessoal" Cuidado!

    ResponderExcluir
  4. Não dizer-lhe que o Sr. não tem a sua razão com tanto rigor que impressiona! Já agora vou entrar em pormenores sobre o Sr Oliveira, pois até pode ser que não fique preocupado com este abuso praticado.O Sr. oliveira entra no meu Salão como qualquer outra pessoa, sendo amigo espero que o faça entrar em sua casa.Depois corta a barba e o cabelo mais o amigo dele e vão com Deus.Percebe?
    Já escrevi um texto no jornal em que dizia ou chamava-lhe pópó,situando-me ´no seu percurso de vida, pois quando dormia roubavam-lhe o rádio.O Sr.Oliveira está grato pela noticia e guarda-a com muita estima e fala-me sempre na noticia com alguma alegria. Reafirmo que o respeito e ele sente isso.Vou mostrar-lhe a foto e falar com ele e depois lhe direi o resultado e se tiver que pedir desculpa,terei a dignidade de o fazer
    Aceite os meus cumprimentos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!