sábado, 12 de novembro de 2011

Montemor-o-Velho, terra de história e de lendas.

A. Santos Conceição, no seu histórico livro sobre as Terras de Montemor, deixou-nos preciosas leituras sobre a antiquíssima Vila do Baixo Mondego. É uma monografia valiosa para os que pretendem conhecer, sobretudo os montemorenses, o glorioso passado de Montemor e das suas freguesias, num livro de 377 páginas, em que a informação vai desde a fundação, o solo, demografia, riqueza económica,  um documento de elevado interesse.
A lenda do Abade João ocupa 8 páginas, no citado livro e não cabe neste espaço a totalidade da informação, mas reza a lenda que o guerreiro, sediado no Castelo, e prestes a ser dominado pelos mouros, preferiu mandar degolar todos os velhos , mulheres e crianças, para não caírem nas mãos dos mouros. A lenda que chegou aos nossos dias, diz-nos também que ressuscitaram e ficaram com os sinais das feridas no pescoço.
Se és Montemorense, ou não, solicita o livro Terras de Montemor, A.Santos Conceição, á CÂmara Municipal de Montemor-o-Velho, e confirma com a tua leitura, o conhecimento do passado histórico de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra.
Recordo mais uma vez Santiago Pinto. O texto e o desenho acima pertenciam ao Jornal de Montemor.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!