quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Parou a Associação Sempre Andar, na Cova Gala.

Revolvendo as gavetas e papéis já esquecidos no tempo, encontrei um programa associativo da jovem Associação, Sempre-Andar, datado de 2008, da Freguesia de S. Pedro.Recordei o entusiasmo dos jovens nessa altura, com os quais partilhei para o Jornal Fala Barato, alguns textos e patrocínios, porque os jovens mereciam apoios e palavras de estímulo no interessante projecto associativo na Cova Gala.. Ainda realizaram diversos eventos inundados por uma onda de fazer coisas na sua terra, com jovens em formação e acção , quer no desporto e outras actividades a justificar o melhor apoio da comunidade da Cova Gala.
O Prémio de Atletismo de S.Pedro foi um acontecimento invulgarmente participado, promovendo a freguesia e o desporto local, tão pouco esse prestigiado evento se aguentou na onda desfeita, a complexidade dos apoios que tardaram a mostrarem-se interessados numa competição de prestígio para a Cova Gala. Hoje ao ler este programa realizado por jovens que não tinham para si fins lucrativos, sinto o vazio dos ideais de quem devia estar de alma e coração com uma juventude  que me parece agora acomodada, valendo-me esta recordação de um movimento que não vingou e sei eu lá porque razões aconteceu.

Um comentário:

  1. Pois é, meu caro. Ainda bem que ao revolver as suas memórias descobriu algo que lhe mereceu especial atenção e acredito que pelo seu comentário, o amigo também me parece desiludido com o rumo que as coisas levam. A Associação SemprAndar merecia outra atenção e respeito. Lamentavelmente, os nossos poderes instituídos repelem tudo quanto possa assumir-se como uma porta aberta à promoção e desenvolvimento de cariz social, principalmente quando e desde que quaisquer desses projetos advenham de “famílias“ que não se reconheçam inseridas no clã dominante. A Jovem Associação SemprAndar foi um desses projetos, sendo, só por isso, simplesmente ignorada, ostracizada. O desenvolvimento do associativismo juvenil (para não falar de outros) na Cova-Gala não é tema que interesse a alguns dos nossos políticos. O conservadorismo é muito mais vantajoso e profícuo perante uma sociedade acomodada e ao sabor de outros interesses ditados pelo absolutismo político.
    A Jovem Associação SemprAndar é uma instituição legitimamente reconhecida e legalizada nos termos jurídicos em vigor, que apenas se encontra “desativada” muito pelas razões que se adivinham face ao exposto neste comentário.
    Aguardemos que os ventos mudem na Cova-Gala (freguesia de S. Pedro) e que outros interesses (tenhamos fé) pugnem para o que verdadeiramente interessa para o progresso e desenvolvimento social da nossa juventude e da nossa sociedade covagalense em geral.
    Um abraço SemprAndar.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!