quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Comparar, Salazar e Aristides Souza Mendes? Impossível!

Se o inferno está cheio de boas intenções, então estou salvo pela má qualidade das fotografias, porque o programa de hoje na televisão pública foi tão emocionante para mim, que justifico esse facto pela honra de poder comentar o verdadeiro serviço prestado pela T.V., e mostrar-vos a casa em Cabanas de Viriato e uma foto do notável português que salvou da morte e do horror do nazismo mais de 30 mil judeus.
No programa estiveram presentes netos e sobrinhos do imortal Aristides de Sousa Mendes , que Salazar condenou à miséria, face á sua odiosa perseguição ao homem bom que olhava os outros como para si fosse. Homem crente em Deus, e não falso cristão como foi Salazar, aproximava-se da gente humilde da sua terra e falava com eles, ajudava-os; dava-lhes comida e dinheiro para minorar a pobreza em que muitos viviam naquela época. Depois, foi ele, que sem o merecer se tornou pobre.
Victor Nobre, que no filme sobre a vida do Cônsul em Bordéus, interpreta o admirável Aristides de Sousa Mendes, disse no programa que este grande Homem quando faleceu, não tinha roupa para o vestirem, tal a pobreza que viveu, imposta pelo insensível ditador de Santa Comba. Por ordem deste, foi afastado da carreira diplomática, o seu trabalho, por ter praticado um dos mais belos gestos que alguém pode ter, foi um exemplo de bondade, mesmo sabendo os riscos que corria. 
 Aristides de Sousa Mendes, salvou mais de 30 mil vidas, a maioria Judeus, enquanto Salazar, cultivava a tortura e a morte nas prisões  do Tarrafal, e não só.


3 comentários:

  1. o senhor bem que podia aprender um pouco mais sobre tudo !

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá sr. sem nome!

    Obrigado pelo recado. De facto eu sei pouco, tenho a noção do facto.
    Mas já agora, o sr. podia ensinar-me... estou sempre pronto a aprender.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!