sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O invisual Tó Quim, terá regeitado a solidariedade dos Covagalenses?

Em todas as comunidades há sempre grupos de pessoas, sem eira nem beira, que vivem há margem das outras pessoas, ou porque a comunidade os estigma, ou ainda pelo facto de se refugiarem nos seus hábitos tornando-se independentes e insociaveis.
O drama do António Joaquim Santos, 51 anos de idade, cegou aos 19, o popular Tó Quim, pese embora não conhecer a sua vida familiar e privada, pareceu-me sempre ao longo destes últimos anos ,
um covense bastante acarinhado pela população da Cova Gala, aceitando e partinhando a brejeirice do irreverente e palrador Tó Quim.
E por minha expontanea opinião, o Tó Quim , venceu aquela barreira que separa os intocáveis cidadãos, que olham para estes problemas de soslaio,( como que não me toques, porque me sujas,) pois sou de outra condição social; Não acontecia esa separação , o Tó Quim, reunia a necessária comunicação com uma população que o fazia igual e que o acarinhava em alguns apoios, com pontuais amigos que o tratavam como pessoa que é.
Porem, o Tó Quim, salvo melhor opinião, não é pássaro de gaiola e por via dessa sua capacidade
de viajar pelo desconhecido, caiu numa rede de traficantes que o escravizaram, obrigando-o a cantar
e pedir esmola, na ordem dos 250 euros por dia!!
Um casal do Norte vai agora ser julgado por crimes de sequestro e escravidão, isto porque o TÓ Quim, reconheceu  quem o obrigou a uma mendicidade de 10 anos por terras de Espinho e do Porto.
onde terá sido agredido e queimado com pontas de cigarros.
Presentemente, o nosso Tó Quim,já não vive na Cova Gala, mas falta-me a informação se ao abandonar uma terra que o estimava  e o aceitava com a sua deficiência, não terá o Tó Quim, assumido a sua parte neste grave problema social, aproveitado por individuos sem sentimentos, cujo tribunal em Espinho, saberá fazer justiça .
Há dias junto ao mercado na Figueira da Foz, onde estende a mão ás esmolas, perguntei-lhe
como foi possivel ter estado tanto tempo sequestrado e amarrado a uma escravatura, mas o Tó Quim, o que diz hoje, amanhá já não é a mesma cena !



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!